Mostrando postagens com marcador Ética e ação social. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ética e ação social. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

UCS Comunidade: participação de estagiários e bolsistas do PIBID do Curso de Filosofia


A agradável manhã de sábado (28/09) serviu como pano de fundo para o evento da Universidade de Caxias do Sul que tem por objetivo reforçar a presença da instituição junto à comunidade. Através de ações educativas, de cidadania e prestação de serviços, ocorreu a segunda edição do UCS Comunidade, junto a Escola Municipal Luiz Antunes, no bairro Jardim América, e o PIBID Filosofia UCS esteve presente. No esforço de integração entre os cursos da universidade e a sociedade caxiense, o Curso de Filosofia, chegando aos 60 anos de história, se propôs a levar seu sentimento de amizade ao saber para a ação social que reuniu os moradores da região e a comunidade escolar. Contando com a participação de quatro acadêmicos de licenciatura em filosofia e o apoio da coordenação do Curso, o objetivo foi refletir sobre a felicidade, tema da próxima Olimpíada de Filosofia, a se realizar no próximo dia 24 de outubro, além de divulgar um dos cursos pioneiros de nossa Universidade. O espaço filosófico foi um dos mais movimentados na ocasião, visitado principalmente por crianças que foram convidadas a refletir sobre a felicidade em um ambiente lúdico e criativo.







segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Projeto Solidário com os animais: da ideologia a práticas no cuidado com este outro

Dignidade, amparo e indiferença com os animais: da ideologia à prática, um ambiente onde poucos se arriscam, mas muito se poderia fazer.

Elaborado por Viviana Furlan* 

As ideias ganham forma, mas infelizmente não estamos imunes a contratempos e nem todas tornam-se viáveis tão rapidamente, muito menos espontaneamente. Porém, mesmo frente às adversidades, os atos solidários não parecem ceder ou cessar. Ao contrário, renascem em novas propostas pelas mãos e mentes engajadas dos que se dispõem voluntariamente a desenvolver o projeto solidário nascido do encontro da turma 202 em reflexão à própria caracterização da solidariedade.
O desafio é transformar conceitos em práticas significativas condizentes a voz do grupo naquele dia e sobre o olhar atento ao cuidado com o outro. Para isso, seguiu-se um momento de introspecção do grupo à causa selecionada entre tantas outras: o cuidado com os animais.  Refletindo sobre o compromisso por eles assumidos junto a este outro ser que se torna tão frágil perante a irreflexão do homem na correria do seu dia-a-dia, perdido entre vontades, desejos e responsabilidades, notou-se que muitas vezes nos fechamos em torno de nós mesmos e de nossos problemas, anulando a existência deste outro quando longe de nosso alcance, interesse ou círculo de relações. Diante desta problemática surgiu a pergunta, por que não intervir nesta indiferença, promovendo uma ponte entre as necessidades e este olhar desatento?
Convidar a ação através da divulgação interna a escola no intuito de, através de seus colegas, espalhar-se pelas famílias e quem sabe mais adiante ainda foi uma das respostas possíveis. Timidamente então o projeto começou a tomar forma. Iniciou-se um estudo de campo para elencar às principais necessidades deste outro ser que passou a ser representado pela turma em parceria com a SOAMA, alimentando a intenção que os movimenta como entidade assistencial ao abandono e crueldade com os animais aqui em Caxias. Maio e junho foi dedicado para entrar em contato e estabelecer meios de se tornar produtiva tal parceria dentro do alcance das limitações de cada estudante voluntário.
Deste encontro de interesses eis que a primeira intervenção concreta foi construída, amparando a ideia de provocar a atenção à existência deste problema primeiramente entre os muros da escola através de um convite turma a turma, tanto no turno da manhã, quanto no seu inverso, a tarde. Nenhum aluno foi deixado de fora a pensar sobre a possibilidade de cooperação ao seu alcance devido a aproximação dos mesmos num contato direto com o trabalho da SOAMA durante o evento da festa junina escolar. Organizado por responsáveis ao projeto solidário junto a experiência e material da entidade houve espaço capaz de comportar uma pequena estrutura de grande impacto, um ponto de venda e divulgação dos produtos com a finalidade de arrecadar fundos, não apenas envolvendo dinheiro, mas com uma troca agradável de informações e utilidades ao dia-a-dia dos visitantes à causa. Pais e alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o local do abrigo destes animais, sua condição e extensão do projeto no dia 20 de junho durante a confraternização junina, além de poder levar consigo camisetas, pantufas, canecas, calendários, entre outras coisas que foram ofertadas à venda da qual, futuramente, converter-se-ão em fundos à manutenção do ambiente concedendo maior dignidade daqueles animais que antes desamparados, agora encontram um lar provisório, mas que acabam na maioria das vezes por fixarem-se na falta de adoção ou preconceitos.
Houve também a iniciativa de promover contínua arrecadação na escola de materiais de maior carência e uso interno da SOAMA, porém, devido a atividades paralelas à escola que promoviam tarefas de arrecadação de alimentos nas olimpíadas de matemática, em consenso, nossos estudantes optaram por segurar sua ideia para um segundo momento após as férias escolares, permitindo assim minimizar alguma possível sobrecarga de impacto negativo à ação.  Assim, ambas as ações não seriam prejudicadas inibindo a potenciais vontades de quem quisesse estar presentes às duas causas sem pesar sobre si tal atitude.
Aguardamos ansiosos por mais notícias que virão após o merecido descanso de férias escolares a esses “heróis” que, dotados de voluntariedade, arriscaram-se à responsabilidade de propor para si mesmos um desafio: sair do âmbito ideológico de seus pensamentos críticos para encarar uma intervenção à realidade. Uma construção que se inicia com pequenos gestos, mas que permanece nas suas histórias como exemplos aqueles que, muitas vezes, por medo, desatenção ou cansaço desistem de fazer a diferença em suas vidas e com elas. Parabéns a esse corajoso e audaz corpo voluntário formado de jovens estudantes que não querem apenas existir ou opinar, mas ser e aprender!!!

*Bolsista do PIBID-UCS/Filosofia em parceria com voluntários da turma 202 da Escola São Caetano em construção do projeto de solidariedade assumidos por eles.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Projeto solidário da turma 104

Projeto acompanhado por Patric Peres

No dia da solidariedade na escola São Caetano (16/05), os alunos da turma 104 foram convidados a refletir sobre o que é a solidariedade e o que é caridade. Embasando o assunto em dois filósofos - Sartre e Nietzsche - os alunos trabalharam pela manhã em dilemas para aprofundar a reflexão. Dese modo iniciaram um projeto que persistirá durante todo o ano de 2015. Os alunos, quando questionados sobre qual ação solidária julgavam ser mais necessária e com a qual estivessem interessados em participar, logo lembraram do Centro de Convivência Capuchinhos, localizado no bairro São Caetano, que surgiu como uma forte proposta para uma intervenção solidária dos alunos.
O Centro de Convivência Capuchinhos é uma instituição com o “objetivo proporcionar apoio e ajudar a suprir as necessidades de idosos em situação de vulnerabilidade social ou abandono, contribuindo também para o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo do idoso e garantindo uma melhor qualidade de vida.” Com três modalidades de atendimento;  “1. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com encontros semanais. 2. Atendimento domiciliado para idosos 3. Centro Dia - Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas Idosas e suas Famílias” (informações retiradas do material divulgado pela prefeitura de Caxias do Sul intitulado de “Guia do Idoso”).

Como um primeiro passo do projeto com os idosos no dia 5 de Agosto alguns alunos, junto com o “padrinho” do projeto, farão uma primeira visita. Esta visita terá o intuito de conhecer a instituição desde a sua estrutura, até suas atividades. 

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Projeto de ação solidária em desenvolvimento - Turma 102

Projeto de ação solidária

Projeto acompanhado por Éverton Luiz*

Ao longo de duas semanas após o dia da solidariedade, nosso grupo conseguiu entrar em contato com a instituição Proteção Animal Caxias, que foi pensada pelos alunos como lugar que necessitava de intervenção solidária. Nossa proposta foi bem-vinda à ONG, e um de seus representantes visitou a Escola São Caetano. Assim, conseguimos conhecer melhor as ações que são desenvolvidas por eles em prol dos animais, e a partir daí, pensamos onde poderíamos ajudar.
Com a visita do representante, nossos jovens ficaram sabendo da organização de um jantar feito pela P.A.C., cujo objetivo era arrecadação de lucro para quitar algumas despesas com animais. Havia um sorteio de brindes para quem comprasse o ingresso da janta, e diante dessa notícia, nossa turma responsabilizou-se em ir em busca de doações que pudessem ser uteis, e com sucesso entregamos o que foi arrecadado à instituição.
Para além disso, surgiram dúvidas na turma sobre o tipo de alimentação do jantar realizado, que foi pensado com bases em vegetarianismo e veganismo. Nosso grupo planeja buscar informações sobre essa culinária alternativa, e com isso, criar ideias visando uma possível mudança no hábito alimentar.

Um vínculo foi criado entre a Escola São Caetano e a Proteção Animal Caxias, o que fortalece o alcance das atividades realizadas até a comunidade. A sociedade precisa da colaboração de todos para melhorar a convivência entre homens e animais, e a turma 102 está fazendo o possível através de ações solidárias.

* Bolsista do projeto PIBID/UCS - Filosofia em atuação e produção conjunta com estudantes voluntários da turma 102 da Escola Estadual São Caetano

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Colocando a solidariedade em prática - Turma 101


Colocando a solidariedade em prática
Projeto acompanhado por Andrew Moura*

Nós do PIBID de Filosofia tínhamos vários objetivos para a nossa manhã do dia 16 de maio junto aos alunos da Escola São Caetano. Propusemo-nos a construir com eles a compreensão sobre as diferenças entre os conceitos de caridade e solidariedade e, a partir daí, eles poderiam chegar a suas próprias conclusões sobre se alguma ação especifica é solidária ou não. Para compreender o que é  a solidariedade propôs-se recorrer a alguns referenciais conceituais da filosofia. Para nos valemos de um breve texto que tinha como função aproximar a filosofia e os jovens e, assim, dar um apoio para às discussões que seguiriam. Os pensadores Jean-Paul Sartre e Friedrich Nietzsche nos emprestaram algumas de suas ideias e assim para o referencial conceitual, apesar das particularidades entre esses dois autores. O primeiro baseava sua filosofia na ideia de liberdade, responsabilidade e coletivismo (três conceitos ligados diretamente com nossa questão). Assim, dizia que cada um é responsável por toda humanidade, já que cada ação que fazemos ou que deixamos de fazer é responsabilidade nossa e de mais ninguém. Já em Nietzsche evidencia-se mais a ideia de indivíduo e sua vontade de potência e, com o autor, pensa-se a a superação de si mesmo como objetivo final. Ao mesmo tempo que deveria haver foco no indivíduo e este deveria criar suas próprias normas e leis, é preciso reconhecer o outro também como indivíduo e, assim, não impor-lhe valores como se fossem universais.
                A partir introdução conceitual que propusemos foram criados grupos e distribuídos dilemas éticos para cada um e os desafiamos a elaborarem soluções solidárias para esses dilemas. Muitas discussões começaram nos grupos sobre diversos assuntos, desde aspectos do referencial conceitual (Sartre e Nietzsche),passando ao debate sobre o que é solidariedade até o atendimento da proposta de avaliar possíveis soluções que eles encontravam e identificá-las como solidárias ou caridosas. Enquanto isso nós circulávamos entre os grupos e propondo-lhes novas questões para “botar lenha na fogueira”. Os grupos foram gradativamente chegando as suas próprias conclusões, cada uma diferente das outras. Quando tinham as soluções solidárias e caridosas definidas, pedimos que passassem para a elaboração de cartazes, juntamente com o título do dilema e um desenho do mesmo. As produções da Turma 101 ficaram muito criativas e demonstraram a diferença que estávamos propondo para eles.
                Para finalizar, a Turma 101 (na qual fiquei como “Padrinho”) precisava pensar em um Projeto Solidário, ou seja, iniciativas da turma em conjunto com PIBID para colocar em prática aquilo que foi aprendido e discutido durante a manhã toda. A Turma 101 escolheu trabalhar com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), pois acreditam que será uma experiência válida para os alunos da associação e também para a turma. Essa foi uma escolha espontânea da turma e terá a supervisão do PIBID ao longo do Projeto.
                Como não queremos que esse projeto comece e termine apenas em um sábado de manhã e acreditamos na ideia que solidariedade necessita de continuidade, já fizemos contato com a APAE e nossa primeira atividade do Projeto Solidário está encaminhada. No dia 07/08 haverá um intervalo especial na APAE em comemoração aos alunos aniversariantes e, é claro, a Turma 101 e o PIBID estarão lá para participar desse dia e fazer uma confraternização com todos envolvidos. Será o primeiro passo em direção a uma relação solidária entre a APAE, o PIBID de Filosofia e a Turma 101 do colégio São Caetano. Todas as notícias relacionadas ao Projeto Solidário poderão ser conferidas aqui mesmo no Blog nos próximos meses.


* Bolsista do projeto PIBID/UCS - Filosofia em atuação e produção conjunta com estudantes voluntários da turma 101 da Escola São Caetano

terça-feira, 16 de junho de 2015

Projeto Solidário Turma 201 - Escola São Caetano

Ação solidária visando a felicidade com a atuação em hospitais

Projeto acompanhado por Rodrigo Souza da Silva

            O dia da solidariedade é o dia para arregaçar as mangas e iniciar projetos que vislumbrem um modo de nos sentirmos mais humanos e úteis à sociedade e às pessoas a nossa volta. Em uma manhã de sábado, jovens da escola São Caetano iniciaram uma caminhada rumo a realização de um projeto escolhido entre tantos.
            Trabalhando referenciais teóricos acerca de Epicuro e sua busca por felicidade, os jovens prontamente entenderam que a felicidade não é algo sentido sozinho, mas compartilhado com outros, ilustrando inúmeras situações que visam a nossa própria felicidade e bem-estar quando o outro, também se sente bem. Diante deste panorama a turma 201 elaborou em parceria com o PIBID-Filosofia da UCS um projeto filosófico solidário assimilando conteúdos e conceitos epicuristas e procurando a felicidade, fazendo outros felizes. Na elaboração deste projeto solidário, a turma 201 procurou uma forma de diferenciar a caridade da solidariedade, visando esta última como um meio efetivo de alcançar os resultados efetivos deste projeto que ocorrerá ao longo do ano de 2015.
            O projeto em si, surgiu diante da necessidade encontrada na própria comunidade que seria o descaso e o abandono a que muitos idosos são acometidos, visualizando-se assim a importância de visitar um lar para pessoas idosas levando um pouco de alegria e felicidade para aqueles que tão carentes sentem-se abandonados pelos seus. Vislumbrando esta possibilidade, outras turmas propuseram o mesmo tema para trabalhar e a turma 201, durante a semana, voltou a refletir: “se outros trabalharão com idosos, que tal se nós fizéssemos a mesma ação, só que com pessoas com câncer? ”
            A decisão demarcou a intenção da turma em ajudar as pessoas e de forma solidária acrescentar um maior bem-estar e conforto às pessoas que sofrem com o câncer. O projeto foi esquematizado e iniciou-se trocas de informações a fim de viabilizar a ida de grupos de alunos a hospitais. Alguns dos alunos já estão em fase de tratativas com algumas instituições (Hospital Geral, AAPECAN, Hospital Pompéia) como meio de adiantar a suas idas para essa ação solidária. Esses contatos estão em fase de negociação já que é um processo que prioriza o paciente, estamos aguardando respostas que nos possibilitem de colocar tal projeto em efetivação.
            Alguns dos estudantes, não possuem disponibilidade de frequentar estas instituições em turno diferenciado, e pensando neles, a turma elaborou a possibilidade de criar uma campanha antitabagismo, já que este é responsável por um grande número de pessoas com câncer. O tabagismo causa dependência física, comportamental e psicológica e mata milhares de pessoas em todo o mundo, já que o fumo está associado a 95% dos casos de câncer de pulmão e 30% de todos os outros tipos de cânceres. Vale a conscientização dos males causados pelo fumo e sobre esta premissa convém problematizar: “Como posso ser feliz vendo pessoas à minha volta, doentes? ” ou ainda, “como posso ser feliz se, ao fumar, eu posso acabar com minha vitalidade e saúde?”


            Buscando alcançar resultados, a turma mostrou interesse, tomou a iniciativa e nos apresentou a autonomia forte da juventude, permitindo a visualização de seres humanos mais humanos e de uma força aparentemente frágil ou até mesmo desconhecida por algumas pessoas que tanto buscam a felicidade em bens e esquecem de que a verdadeira felicidade está no mais simples viver e na capacidade humana do bem.

sábado, 13 de junho de 2015

Projeto de ação solidária - Turma 102

                                              Projeto de ação solidária
                                                                                              Projeto acompanhado por Éverton Luiz*

              O dia da solidariedade muitas vezes fica marcado por boas ações em Caxias do Sul. Desta vez, na Escola Estadual São Caetano, a missão de desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de mudança social, ficou por conta dos integrantes do PIBID Filosofia, da UCS. Um projeto para cada ano do ensino médio foi pensado e discutido com calma para esse dia, e foi levado para trabalho em sala de aula.
              Alguns pontos discutidos servem como “esboço” para uma das possíveis apresentações do projeto desenvolvido com o primeiro ano. Vejamos algumas questões que ajudaram a conduzir a reflexão. E se a ação solidária não fosse praticada apenas nesse dia? E se os alunos, por iniciativa própria, começassem a pensar no conceito de solidariedade baseado na relação interpessoal?Como seria se nossas propostas solidárias de intervenção alcançassem apoio da comunidade?As ideias postas em prática podem fazer diferença na sociedade, numa melhor relação entre os indivíduos que dela fazem parte.
              Partindo desse breve contexto, explicarei como foram as atividades realizadas com a turma 102, turma para a qual fui designado como “padrinho".No começo da manhã de nosso sábado solidário os jovens dividiram-se em grupos, e cada grupo recebeu um dilema para análise. Diante disso posicionaram-se com propostas tanto solidárias (ênfase na responsabildiade)quanto caridosas (ênfase em ações mais imediatas) para resolução dos dilemas. Uma vez iniciado o debate a partir daí, nossa proposta era de que os estudantes conseguissem diferenciar solidariedade de caridade. Não é difícil encontrarmos pessoas que pensem que é a mesma coisa, apesar das características específicas envolidas. Entende-se que ao praticarmos a solidariedade estamos, de fato, assumindo responsabilidade pelos atos. O que acontece com a pessoa com quem você se solidariza realmente possui importância para você. No caso da caridade, a ação praticada está ligada até mesmo a um tipo de egoísmo, ao pensamento de que, “vou fazer porque assim serei bem visto pelos outros” ou "quero me sentir bem ajudando alguém". Essa visão da caridade soa quase como uma obrigação em determinados contextos. Explicadas algumas diferenças, foi aberto um novo debate, agora sobre algumas idéias dos filósofos Jean-Paul Sartre e Friedrich Nietzsche, tentando trazer deles alguns argumentos que pudessem ser relacionados a uma concepção de solidariedade orientada pela responsabilidade.Logo após os grupos retrataram em cartazes as soluções solidárias para os dilemas.
              Na atividade seguinte os alunos precisaram identificar na própria comunidade alguma situação em que uma ação solidária se mostrasse necessária para que, em conjunto,elaborassem um projeto de intervenção e passassem a colocar mãos a obra. A turma decidiu organizar um projeto de ajuda a animais, uma vez que estavam sensibilizados porque os relatos de abusos com animais no bairro é grande. Coube a mim e alguns representantes da turma acharmos uma instituição para desenvolver o projeto em parceria. Pensou-se, então, na Proteção Animal Caxias, e assim foi dado o primeiro passo da caminhada que será ação colocada em prática.As turmas de ensino médio reuniram-se e os representantes de cada turma explanaram seus planos de ações solidárias, e não faltaram boas propostas.
* Bolsista do projeto PIBID/UCS - Filosofia em atuação e produção conjunta com estudantes voluntários da turma 102 da Escola Estadual São Caetano


Comunição: um Espaço para a Solidariedade - Projeto da Turma 301

Projeto acompanhado por Lucas Adriano dos Santos*


No dia 16 de Maio de 2015, estivemos presentes na Escola São Caetano para trabalhar o dia da solidariedade, instituído pela lei estadual 11.693/2001, e desenvolver, em conjunto com todos os estudantes do ensino médio, ações solidárias que tenham continuidade durante o ano letivo

Antes de partir para o planejamento das ações pensamos que seria muito importante refletir melhor sobre o conceito de solidariedade. Afinal, nem tudo o que se vê por aí pode ser chamado de solidariedade, algumas vezes, caridade. Para esclarecer melhor essa ideia nós organizamos um momento de discussão inicial, sendo que a turma 301 trabalhou com uma abordagem filosófica amparada em teorias de Michel Foucault. Você pode visualizar mais detalhadamente como foi a condução dessa parte das atividades na página onde registramos os nossos planejamentos, ou clicando aqui neste link.

Em Foucault nós percebemos que o comportamento das pessoas pode ser modificado à medida em que elas se sentem observadas. Dessa forma, certas ocasiões criam nas pessoas o medo e a sensação de dever comportar-se de um modo específico, mesmo que isso não seja o que elas realmente desejam. Por isso, pensamos que um dos requisitos para considerar uma atitude como solidária é que ela não seja proveniente de uma pressão externa. A justificativa de uma ação solidária precisa ser a espontaneidade e não uma obrigação. A pessoa precisa querer fazer, do contrário não é solidariedade.

E qual projeto solidário a turma 301 sentiu vontade de organizar? Um jornal. Diante da tempestade de ideias que ocorreu na sala de aula o plano escolhido foi o de montar um jornal para a escola. Mas por quê? Ora, a comunicação é uma das necessidades da comunidade escolar, e nada melhor do que um jornal organizado e produzido pelos estudantes para ser um espaço de diálogo democrático. A partir dessa escolha decidimos iniciar o jornal em um blog, com intenção de que, em breve, ele seja transferido para um domínio próprio na Internet.

Nosso planejamento está em fase inicial, pois ainda precisamos oficializar qual será o nome do jornal e cadastrar o blog para começo de conversa. Dentro dos próximos dias retornamos aqui no Filescola com mais novidades sobre o andamento dessa ótima iniciativa da Turma 301.


* Bolsista do projeto PIBID/UCS - Filosofia: em atuação e produção conjunta com estudantes voluntários da turma 301 da Escola São Caetano

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Para haver solidariedade precisa haver Vontade - Turma 302

Para haver solidariedade precisa haver Vontade
Projeto acompanhado por Matheus Pinto Zaro*

 Acredito que todas as pessoas pensam que já foram solidárias um dia. Até porque a solidariedade faz parte do convívio humano. Quando se faz parte de um grupo, alguma vez ou outra se é necessário ser solidário, para que o bom convívio do grupo continue. A solidariedade ocorre então, muitas vezes sem nos darmos conta de que ela esta naquela atitude que tivemos. Além disso, não significa que o fato de eu ajudar alguém me faz solidário. Muitas vezes fazemos Caridade mas não Solidariedade. A Solidariedade está nas atitudes pensadas, não com a ideia de que o ser ajudado é inferior a mim, mas porque ele é próximo a mim por isso o ajudo. Já a Caridade está nas atitudes e pensamentos ligados à "pena pelo outro". Sinto e penso que o outro não é capaz de se virar sozinho por isso dou-lhe um prato de comida.
 A partir dessa premissa se iniciou o trabalho com a turma 302 da Escola São Caetano. Utilizamos também argumentos da filosofia do Pensador Arthur Schopenhauer para encontrar alguma base teórica que possa tratar do tema. Schopenhauer pensa que toda a verdade das pessoas e do mundo são guiados pelo conceito de Vontade. A ideia desse conceito é que tudo que as pessoas fazem e são, é devido à uma Vontade dentro delas de serem ou fazerem tal ação. E isso significa que, temos Vontade de alguma coisa antes de refletir ou de saber se o que sabemos e queremos esta certo. Ou seja, primeiramente somos egoístas por essência, desejamos sem pensar nas circunstâncias. E só depois de haver Vontade é que virá á reflexão se posso ou devo agir conforme a Vontade que senti.
Levando essa ideia para o contexto desse dia. A turma e o orientador do Pibid discutiram sobre a possibilidade de uma pessoa ser solidária. Visto que, o ser humano tem por essência o egoísmo (tudo para mim), e a Solidariedade tem um caráter de reconhecimento do ser do outro como próximo a mim, então, para um ser humano ser solidário precisaria haver uma maneira do ser humano negar seu egoísmo. Na conclusão do debate, descobrimos que em Schopenhauer há uma maneira de sermos solidários. Mas para isso, há a necessidade das pessoas negarem a si mesmas, ou seja, negar a vida vida para o outro. Melhor dizendo, Ser solidário é morrer um tempo, negar a minha Vontade, para que o outro viva e realize sua Vontade. Assim todo ato solidário deve ter por característica, ser uma atitude inteiramente para o outro e nada para mim.
No final da manhã, eu e a turma colocamos em início um projeto de Solidariedade para ser realizado durante o ano. A turma primeiramente está pensando em obter informações sobre casas de crianças órfãs ou casas de recuperação de pessoas com vícios. Conforme a possibilidade, pensamos em fazer uma visita à algum desses lugares de apoio. Ainda não decidimos as ações que serão feitas, mas vocês poderão conferir aqui no Blog, o andamento do projeto solidário.



* Bolsista do projeto PIBID/UCS - Filosofia em atuação e produção conjunta com estudantes voluntários da turma 302 da Escola São Caetano

terça-feira, 9 de junho de 2015

Sábado Solidário na Escola São Caetano

No dia 16 de Maio de 2015, a escola São Caetano presenciou mais um evento do PIBID-FILOSOFIA/UCS. Dessa vez, a galera do PIBID trouxe um tema bastante divulgado socialmente, mas pouco discutido de forma crítica, A tal da solidariedade. Sabe-se que religiões, instituições e muitas comunidades valorizam muito o ato de doação de produtos ou dinheiro. Sabe-se também, que muitas pessoas não fazem doações, mas estão sempre disponíveis a ajudar alguém em alguma situação. Mas, afinal, quando agimos por Solidariedade? E quando agimos movidos por Caridade? Ou será que Caridade e Solidariedade são iguais? A partir dessas questões que o PIBID organizou as oficinas desse dia.

Sobre as Oficinas:
O projeto desse dia foi conduzido pelos oito bolsistas do PIBID/Filosofia, cada um responsável por uma das turmas e cada um partindo de referenciais teóricos da filosofia. Quatro bolsistas seguiram um projeto para as 4 turmas do 1°ano do Ensino Médio e outros quatro seguiram um outro projeto para turmas do 2° e 3° ano. Para propor a questão, cada pibidiano utilizou notícias, charges desenhos e dilemas que bem pudessem contextualizar o Tema à vida dos alunos. Os debates procuraram sempre trazer questões que são do cotidiano dos adolescentes. Assim, alguns grupos abordaram assuntos como: Terremoto no Nepal, Doação de dinheiro à projetos e mal-trato à animais...

No final da manhã, cada bolsista ficou responsável por dar continuidade ao projeto que iniciou nessa manhã. Ou seja, cada turma em conjunto com um bolsista do Pibid, terá que organizar uma atividade solidária para o decorrer do ano. Sendo que essa ação solidária, não deve ser para um projeto de apenas um dia, mas que seja promovida e pensada para ser contínua durante todo o ano. O desafio está lançado. Com o decorrer das atividades solidárias planejadas, as atualizações das ações será noticiada aqui no Blogo do PIBID Filosofia.



Objetivos da Manhã Solidária.
* Promover a reflexão em torno da ideia de solidariedade, a fim de que os alunos tenham subsídios para elaborar o seu plano de intervenção na escola / comunidade.
* Marcar as diferenças entre Solidariedade e Caridade. Cada Pibidiano abordará essas questões, a partir de uma perspectiva filosófica.
* Dar início a um projeto solidário na Escola São Caetano e que se estenda pelo ano inteiro.


Projetos do 1° Ano: Tiveram como propósito o tema Solidariedade e partiram da análise de dilemas morais.

Turma 101: Essa turma debateu junto com o pibidiano Andrew a Solidariedade e a Caridade a partir da perspectiva Aristotélica.

Turma 102: A turma trabalhou em conjunto com o pibidiano Everton a perspectiva Nietzschiana sobre o Tema em questão.

Turma 103: A turma trabalhou a questão temática com a pibidiana Eduarda e orientou-se a partir do pensamento de Sartre.

Turma 104: A turma trabalhou junto com o pibidiano Patrik, também a perspectiva Nietzschiana sobre o tema em questão.

Projeto dos 2°(s) e 3°(s) anos:  O que é ser solidário? Quando sou solidário e quando faço caridade? Qual a distinção entre solidariedade e caridade? Ações só são solidárias quando voluntárias? O que torna minha ação voluntária? Só há solidariedade quando há necessidades? Cuidar do outro é solidariedade?

Turma 201: A turma em conjunto com o pibidiano Rodrigo, debateu o conceito de Solidariedade a partir da perspectiva Epicurista.

Turma 202: Essa turma discutiu o tema a partir das ideias de Aristóteles com a pibidiana Viviana.

Turma 301: O pibidiano Lucas organizou a oficina para discutir o tema solidariedade tendo como referencial o pensamento de de Michel Foucault.

Turma 302: A turma debateu o conceito de solidariedade, pela perspectiva de Arthur Schopenhauer, com o pibidiano Matheus.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Projeto Solidário Turma 202 - Escola São Caetano

Um olhar sobre a dignidade na relação da ética e o abuso do homem sobre os animais 
Projeto acompanhado por Viviana Furlan*

O dia da solidariedade já é “figura carimbada” nas escolas, então por que não aproveitar esse espaço de tamanho potencial para promover essas tão esperadas ideias solidárias para além? Que tal quando estas podem vir a ser de total espontaneidade criacionista às mentes e vontades de nossos estudantes? Pois ao deixar de lado atividades de ações pré-programadas, o PIBID/Filosofia-UCS neste projeto filosófico-solidário permitiu além dos embasamentos teóricos, um momento de aplicação prática voluntária dos conceitos vivenciados nos grandes grupos e compartilhados após nas oito turmas de ensino médio pelo diálogo e projeção autônoma e democrática de seus integrantes.
Aqui veremos como foi o acompanhamento da construção dessa prática solidária fiel e representativa a turma 202 da Escola São Caetano. Como madrinha eleita para participar e orientar as produções deste grupo, relembramos nossos referenciais formulados em conjunto na distinção de solidariedade e caridade, iniciando após um debate elencando pontos necessários de atenção em sua própria comunidade. Nesta conversa aberta e analítica de problemas comuns a todos surgiram mais ideias do que se esperava inicialmente, desde arranjos para melhorias na escola, passando por visitas a entidades para animar doentes, idosos, órfãos, crianças carentes, etc...  Mas a eliminação seja por dificuldades, afinidades, acessibilidade ou custos (que diminuiriam o alcance da intervenção), deixou-nos com apenas duas opções restantes de força maior: dignidade aos animais ou doação de sangue.
A escolha foi difícil, mas unanime no final a questão de como promover o bem estar aos animais. A partir desta iniciativa, os que estavam presente no sábado ficaram encarregados de levar tal esboço de projeto a toda sua turma, começando a preenchê-lo com possibilidades de ações frente às demandas numeradas por eles mesmos. Entre elas, nossos jovens apontaram muitos caminhos, entre eles a importância de demarcar e tentar diminuir os maus tratos e abandonos na sua comunidade com denúncias e orientações, além de buscar amparo à instituição SOAMA para uma ação conjunta ao longo do ano e assim também reforçar positivamente o ambiente de acolhimento destes animais referidos.
Os primeiros passos já foram dados, a turma já estabeleceu laços comunicativos com a SOAMA procurando analisar em quais necessidades podem vir a intervir. Deste contato foi agendada uma intervenção na Festa Junina da escola com a assunção da responsabilidade sobre a montagem de um ponto de venda de materiais da instituição coordenada a fim de arrecadar fundos para melhorias e sustento do local. Também já estão movidos ainda neste primeiro semestre à arrecadação de cobertores e tecidos para aquecer o inverno do maior número possível de animais abandonados que conseguirem doando diretamente a essa mesma instituição que será sede de suas ações futuras.
Para o segundo semestre já está agendada arrecadações de alimentos e outros produtos que sejam listados pela SOAMA, além da criação de alguma forma de orientação frente ao processo de castrações gratuitas para divulgação e possível forma de prevenção ao controle ou aumento de animais abandonados nas ruas do seu bairro.
Também está sendo estudada uma futura possibilidade de abertura ao compartilhamento de informações e temas que levaram a fundamentação do projeto, como por exemplo, a criação de alguma página no Facebook para que eles alimentem com informações sobre a ética e os animais, a preocupação com maus tratos não somente em animais domésticos, mas selvagens ou de abate, além de ter um espaço para divulgar oportunidades desses auxílios à comunidade geral para impulsionar doações e prevenções em conjunto com a SOAMA.
O importante é observar, além da iniciativa, a autonomia em que o grupo em cooperação e diálogo foi projetando elementos à construção deste esboço para a prática, assumindo nestas ações voluntariedade total, pois apesar de aberta a uma participação isenta de qualquer obrigatoriedade, toda a turma está engajada e em compromisso com a causa, livre de coações avaliativas que eles mesmos renegaram junto a exposições sensacionalistas.


* Bolsista do projeto PIBID/UCS - Filosofia em atuação e produção conjunta com estudantes voluntários da turma 202 da Escola São Caetano