terça-feira, 9 de junho de 2015

Sábado Solidário na Escola São Caetano

No dia 16 de Maio de 2015, a escola São Caetano presenciou mais um evento do PIBID-FILOSOFIA/UCS. Dessa vez, a galera do PIBID trouxe um tema bastante divulgado socialmente, mas pouco discutido de forma crítica, A tal da solidariedade. Sabe-se que religiões, instituições e muitas comunidades valorizam muito o ato de doação de produtos ou dinheiro. Sabe-se também, que muitas pessoas não fazem doações, mas estão sempre disponíveis a ajudar alguém em alguma situação. Mas, afinal, quando agimos por Solidariedade? E quando agimos movidos por Caridade? Ou será que Caridade e Solidariedade são iguais? A partir dessas questões que o PIBID organizou as oficinas desse dia.

Sobre as Oficinas:
O projeto desse dia foi conduzido pelos oito bolsistas do PIBID/Filosofia, cada um responsável por uma das turmas e cada um partindo de referenciais teóricos da filosofia. Quatro bolsistas seguiram um projeto para as 4 turmas do 1°ano do Ensino Médio e outros quatro seguiram um outro projeto para turmas do 2° e 3° ano. Para propor a questão, cada pibidiano utilizou notícias, charges desenhos e dilemas que bem pudessem contextualizar o Tema à vida dos alunos. Os debates procuraram sempre trazer questões que são do cotidiano dos adolescentes. Assim, alguns grupos abordaram assuntos como: Terremoto no Nepal, Doação de dinheiro à projetos e mal-trato à animais...

No final da manhã, cada bolsista ficou responsável por dar continuidade ao projeto que iniciou nessa manhã. Ou seja, cada turma em conjunto com um bolsista do Pibid, terá que organizar uma atividade solidária para o decorrer do ano. Sendo que essa ação solidária, não deve ser para um projeto de apenas um dia, mas que seja promovida e pensada para ser contínua durante todo o ano. O desafio está lançado. Com o decorrer das atividades solidárias planejadas, as atualizações das ações será noticiada aqui no Blogo do PIBID Filosofia.



Objetivos da Manhã Solidária.
* Promover a reflexão em torno da ideia de solidariedade, a fim de que os alunos tenham subsídios para elaborar o seu plano de intervenção na escola / comunidade.
* Marcar as diferenças entre Solidariedade e Caridade. Cada Pibidiano abordará essas questões, a partir de uma perspectiva filosófica.
* Dar início a um projeto solidário na Escola São Caetano e que se estenda pelo ano inteiro.


Projetos do 1° Ano: Tiveram como propósito o tema Solidariedade e partiram da análise de dilemas morais.

Turma 101: Essa turma debateu junto com o pibidiano Andrew a Solidariedade e a Caridade a partir da perspectiva Aristotélica.

Turma 102: A turma trabalhou em conjunto com o pibidiano Everton a perspectiva Nietzschiana sobre o Tema em questão.

Turma 103: A turma trabalhou a questão temática com a pibidiana Eduarda e orientou-se a partir do pensamento de Sartre.

Turma 104: A turma trabalhou junto com o pibidiano Patrik, também a perspectiva Nietzschiana sobre o tema em questão.

Projeto dos 2°(s) e 3°(s) anos:  O que é ser solidário? Quando sou solidário e quando faço caridade? Qual a distinção entre solidariedade e caridade? Ações só são solidárias quando voluntárias? O que torna minha ação voluntária? Só há solidariedade quando há necessidades? Cuidar do outro é solidariedade?

Turma 201: A turma em conjunto com o pibidiano Rodrigo, debateu o conceito de Solidariedade a partir da perspectiva Epicurista.

Turma 202: Essa turma discutiu o tema a partir das ideias de Aristóteles com a pibidiana Viviana.

Turma 301: O pibidiano Lucas organizou a oficina para discutir o tema solidariedade tendo como referencial o pensamento de de Michel Foucault.

Turma 302: A turma debateu o conceito de solidariedade, pela perspectiva de Arthur Schopenhauer, com o pibidiano Matheus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário