terça-feira, 16 de junho de 2015

Projeto Solidário Turma 201 - Escola São Caetano

Ação solidária visando a felicidade com a atuação em hospitais

Projeto acompanhado por Rodrigo Souza da Silva

            O dia da solidariedade é o dia para arregaçar as mangas e iniciar projetos que vislumbrem um modo de nos sentirmos mais humanos e úteis à sociedade e às pessoas a nossa volta. Em uma manhã de sábado, jovens da escola São Caetano iniciaram uma caminhada rumo a realização de um projeto escolhido entre tantos.
            Trabalhando referenciais teóricos acerca de Epicuro e sua busca por felicidade, os jovens prontamente entenderam que a felicidade não é algo sentido sozinho, mas compartilhado com outros, ilustrando inúmeras situações que visam a nossa própria felicidade e bem-estar quando o outro, também se sente bem. Diante deste panorama a turma 201 elaborou em parceria com o PIBID-Filosofia da UCS um projeto filosófico solidário assimilando conteúdos e conceitos epicuristas e procurando a felicidade, fazendo outros felizes. Na elaboração deste projeto solidário, a turma 201 procurou uma forma de diferenciar a caridade da solidariedade, visando esta última como um meio efetivo de alcançar os resultados efetivos deste projeto que ocorrerá ao longo do ano de 2015.
            O projeto em si, surgiu diante da necessidade encontrada na própria comunidade que seria o descaso e o abandono a que muitos idosos são acometidos, visualizando-se assim a importância de visitar um lar para pessoas idosas levando um pouco de alegria e felicidade para aqueles que tão carentes sentem-se abandonados pelos seus. Vislumbrando esta possibilidade, outras turmas propuseram o mesmo tema para trabalhar e a turma 201, durante a semana, voltou a refletir: “se outros trabalharão com idosos, que tal se nós fizéssemos a mesma ação, só que com pessoas com câncer? ”
            A decisão demarcou a intenção da turma em ajudar as pessoas e de forma solidária acrescentar um maior bem-estar e conforto às pessoas que sofrem com o câncer. O projeto foi esquematizado e iniciou-se trocas de informações a fim de viabilizar a ida de grupos de alunos a hospitais. Alguns dos alunos já estão em fase de tratativas com algumas instituições (Hospital Geral, AAPECAN, Hospital Pompéia) como meio de adiantar a suas idas para essa ação solidária. Esses contatos estão em fase de negociação já que é um processo que prioriza o paciente, estamos aguardando respostas que nos possibilitem de colocar tal projeto em efetivação.
            Alguns dos estudantes, não possuem disponibilidade de frequentar estas instituições em turno diferenciado, e pensando neles, a turma elaborou a possibilidade de criar uma campanha antitabagismo, já que este é responsável por um grande número de pessoas com câncer. O tabagismo causa dependência física, comportamental e psicológica e mata milhares de pessoas em todo o mundo, já que o fumo está associado a 95% dos casos de câncer de pulmão e 30% de todos os outros tipos de cânceres. Vale a conscientização dos males causados pelo fumo e sobre esta premissa convém problematizar: “Como posso ser feliz vendo pessoas à minha volta, doentes? ” ou ainda, “como posso ser feliz se, ao fumar, eu posso acabar com minha vitalidade e saúde?”


            Buscando alcançar resultados, a turma mostrou interesse, tomou a iniciativa e nos apresentou a autonomia forte da juventude, permitindo a visualização de seres humanos mais humanos e de uma força aparentemente frágil ou até mesmo desconhecida por algumas pessoas que tanto buscam a felicidade em bens e esquecem de que a verdadeira felicidade está no mais simples viver e na capacidade humana do bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário