terça-feira, 4 de agosto de 2015

Projeto solidário da turma 104

Projeto acompanhado por Patric Peres

No dia da solidariedade na escola São Caetano (16/05), os alunos da turma 104 foram convidados a refletir sobre o que é a solidariedade e o que é caridade. Embasando o assunto em dois filósofos - Sartre e Nietzsche - os alunos trabalharam pela manhã em dilemas para aprofundar a reflexão. Dese modo iniciaram um projeto que persistirá durante todo o ano de 2015. Os alunos, quando questionados sobre qual ação solidária julgavam ser mais necessária e com a qual estivessem interessados em participar, logo lembraram do Centro de Convivência Capuchinhos, localizado no bairro São Caetano, que surgiu como uma forte proposta para uma intervenção solidária dos alunos.
O Centro de Convivência Capuchinhos é uma instituição com o “objetivo proporcionar apoio e ajudar a suprir as necessidades de idosos em situação de vulnerabilidade social ou abandono, contribuindo também para o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo do idoso e garantindo uma melhor qualidade de vida.” Com três modalidades de atendimento;  “1. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com encontros semanais. 2. Atendimento domiciliado para idosos 3. Centro Dia - Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas Idosas e suas Famílias” (informações retiradas do material divulgado pela prefeitura de Caxias do Sul intitulado de “Guia do Idoso”).

Como um primeiro passo do projeto com os idosos no dia 5 de Agosto alguns alunos, junto com o “padrinho” do projeto, farão uma primeira visita. Esta visita terá o intuito de conhecer a instituição desde a sua estrutura, até suas atividades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário