quinta-feira, 4 de junho de 2015

Projeto Solidário Turma 202 - Escola São Caetano

Um olhar sobre a dignidade na relação da ética e o abuso do homem sobre os animais 
Projeto acompanhado por Viviana Furlan*

O dia da solidariedade já é “figura carimbada” nas escolas, então por que não aproveitar esse espaço de tamanho potencial para promover essas tão esperadas ideias solidárias para além? Que tal quando estas podem vir a ser de total espontaneidade criacionista às mentes e vontades de nossos estudantes? Pois ao deixar de lado atividades de ações pré-programadas, o PIBID/Filosofia-UCS neste projeto filosófico-solidário permitiu além dos embasamentos teóricos, um momento de aplicação prática voluntária dos conceitos vivenciados nos grandes grupos e compartilhados após nas oito turmas de ensino médio pelo diálogo e projeção autônoma e democrática de seus integrantes.
Aqui veremos como foi o acompanhamento da construção dessa prática solidária fiel e representativa a turma 202 da Escola São Caetano. Como madrinha eleita para participar e orientar as produções deste grupo, relembramos nossos referenciais formulados em conjunto na distinção de solidariedade e caridade, iniciando após um debate elencando pontos necessários de atenção em sua própria comunidade. Nesta conversa aberta e analítica de problemas comuns a todos surgiram mais ideias do que se esperava inicialmente, desde arranjos para melhorias na escola, passando por visitas a entidades para animar doentes, idosos, órfãos, crianças carentes, etc...  Mas a eliminação seja por dificuldades, afinidades, acessibilidade ou custos (que diminuiriam o alcance da intervenção), deixou-nos com apenas duas opções restantes de força maior: dignidade aos animais ou doação de sangue.
A escolha foi difícil, mas unanime no final a questão de como promover o bem estar aos animais. A partir desta iniciativa, os que estavam presente no sábado ficaram encarregados de levar tal esboço de projeto a toda sua turma, começando a preenchê-lo com possibilidades de ações frente às demandas numeradas por eles mesmos. Entre elas, nossos jovens apontaram muitos caminhos, entre eles a importância de demarcar e tentar diminuir os maus tratos e abandonos na sua comunidade com denúncias e orientações, além de buscar amparo à instituição SOAMA para uma ação conjunta ao longo do ano e assim também reforçar positivamente o ambiente de acolhimento destes animais referidos.
Os primeiros passos já foram dados, a turma já estabeleceu laços comunicativos com a SOAMA procurando analisar em quais necessidades podem vir a intervir. Deste contato foi agendada uma intervenção na Festa Junina da escola com a assunção da responsabilidade sobre a montagem de um ponto de venda de materiais da instituição coordenada a fim de arrecadar fundos para melhorias e sustento do local. Também já estão movidos ainda neste primeiro semestre à arrecadação de cobertores e tecidos para aquecer o inverno do maior número possível de animais abandonados que conseguirem doando diretamente a essa mesma instituição que será sede de suas ações futuras.
Para o segundo semestre já está agendada arrecadações de alimentos e outros produtos que sejam listados pela SOAMA, além da criação de alguma forma de orientação frente ao processo de castrações gratuitas para divulgação e possível forma de prevenção ao controle ou aumento de animais abandonados nas ruas do seu bairro.
Também está sendo estudada uma futura possibilidade de abertura ao compartilhamento de informações e temas que levaram a fundamentação do projeto, como por exemplo, a criação de alguma página no Facebook para que eles alimentem com informações sobre a ética e os animais, a preocupação com maus tratos não somente em animais domésticos, mas selvagens ou de abate, além de ter um espaço para divulgar oportunidades desses auxílios à comunidade geral para impulsionar doações e prevenções em conjunto com a SOAMA.
O importante é observar, além da iniciativa, a autonomia em que o grupo em cooperação e diálogo foi projetando elementos à construção deste esboço para a prática, assumindo nestas ações voluntariedade total, pois apesar de aberta a uma participação isenta de qualquer obrigatoriedade, toda a turma está engajada e em compromisso com a causa, livre de coações avaliativas que eles mesmos renegaram junto a exposições sensacionalistas.


* Bolsista do projeto PIBID/UCS - Filosofia em atuação e produção conjunta com estudantes voluntários da turma 202 da Escola São Caetano


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