Olimpíada de Filosofia do RS - Regional Caxias do Sul


XV Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul

Regional Caxias do Sul

Edição 2022


É possível ser livre em uma sociedade em conflito?”



Dia 21 de outubro de 2022



Olimpíada de Filosofia do RS consiste na realização de atividades didáticas de caráter filosófico, a partir de um tema geral, definido a cada ano, e destina-se a professores e estudantes do Ensino Médio e do Fundamental II, preferencialmente. A Olimpíada de Filosofia é cooperativa e colaborativa, não competitiva.

Tais atividades didáticas, inicialmente desenvolvidas nas escolas durante o ano letivo, são coordenadas, livre e criativamente, a partir do tema e dos subtemas da Olimpíada, pelos educadores inscritos, seja em turmas regulares, seja na modalidade de projetos ou, ainda, de forma interdisciplinar.

Tais ações pedagógicas nas escolas, denominadas atividades pré-olímpicas, são preparatórias para a realização da Olimpíada de Filosofia, a qual consiste em um evento único no qual os participantes poderão interagir e aprender juntos a partir de atividades de cooperação investigativa.

O Curso de Filosofia da UCS e a Olimpíada de Filosofia

Ao lado de outras instituições de ensino superior, a UCS foi pioneira do movimento Olimpíada de Filosofia no Brasil. A primeira edição foi promovida em 2008 e sediada na PUC-RS, em Porto Alegre. A partir de 2010 passou-se a oferecer anualmente uma edição local da Olimpíada de Filosofia em Caxias do Sul, sempre sediada na UCS e coordenada pelo Curso de Filosofia, com a finalidade de atender escolas da região da serra gaúcha.

Em 2020 e 2021, em razão da necessidade de se evitar aglomerações de pessoas, a Olimpíada de Filosofia aconteceu de modo online. Agora, em 2022, estamos retomando o evento de modo presencial. A organização está sob incumbência dos estudantes do Curso de Licenciatura em Filosofia, com a coordenação dos professores Idalgo Sangalli e Vanderlei Carbonara.

É possível ser livre em uma sociedade em conflito?”

A edição 2022 da Olimpíada de Filosofia propõe a reflexão sobre diferentes expressões de conflitos violentos locais e mundiais que afetam as expressões da liberdade. Em espectro mais amplo, a guerra efetiva e suas ameaças de extensão e agravamento, exercem coerção sobre aqueles que são diretamente atingidos, mas também com alcances sobre quem está distante dos combates. Os conflitos violentos também estão presentes no interior da sociedade brasileira, tanto na forma de disputadas armadas entre grupos, como também em manifestações de ódio, preconceito e intolerância que relegam grupos sociais à marginalidade da cidadania. A redes sociais digitais, nos últimos tempos, também foram ocupadas por grupos da sociedade que disseminam preconceitos e manifestações de intolerância, gerando coerção sobre as manifestações livres de ideias ao debate e restringindo o exercício da cidadania.

Os participantes da Olimpíada serão convidados, sob diferentes abordagens, a refletirem sobre o momento atual que vivemos e expressarem modos de responderem aos desafios que nos são apresentados. Com o modo próprio da investigação filosófica almeja-se esclarecer aspectos sobre esse contexto social e construir condições mais favoráveis ao exercício da liberdade e da cidadania.



Programação do evento online do dia 21/10

8h30min – Acolhimento às escolas participantes.

9h – Atividades olímpicas.

11h30 – Encerramento.




Coordenação

    • Prof. Dr. Idalgo José Sangalli

    • Prof. Dr. Vanderlei Carbonara



Contato para esclarecimentos e inscriçõesucsolimpfil@gmail.com

Portal de divulgação da Olimpíada de Filosofia: filescola.blogspot.com



Orientações para inscrições de escolas participantes:

  • As inscrições são gratuitas.

  • A participação de estudantes na Olimpíada de Filosofia será sempre mediante inscrição institucional de escola de Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.

  • Poderão participar da Olimpíada da Filosofia estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (7º a 9º ano) e estudantes do Ensino Médio.

  • Recomenda-se que sejam inscritos até 20 estudantes por escola. O critério de seleção de estudantes poderá ser definido por cada escola.

  • Solicita-se que o responsável pedagógico (membro da equipe diretiva ou professor de filosofia) designado pela escola faça a inscrição de seus estudantes informando, pelo e-mail ucsolimpfil@gmail.com a previsão de número de alunos e, posteriormente, lista nominal de participantes. A coordenação da Olimpíada combinará com cada escola o fluxo que será utilizado: ou lista organizada pela própria escola, ou preenchimento de formulário pelos estudantes.

  • Prazos: solicita-se que as escolas interessadas manifestem seu desejo de inscrever estudantes até o dia 10/10, com contato inicial por e-mail. A lista nominal de alunos será gerada posteriormente.

  • Também poderão ser agendas oficinas preparatórias (em modalidade online) a serem ministradas pela equipe organizadora da Olimpíada de Filosofia, conforme disponibilidade. Também para essas oficinas preparatórias, o contato deverá ser feito pelo mesmo e-mail.




Um comentário:

  1. Parabéns pelo alto nível de pesquisa e capacidade de reflexão. Certamente, vamos aprender muito e ganhar em novas formas de ensinar...

    ResponderExcluir