segunda-feira, 25 de maio de 2015

Livro de acesso online: A invenção do filósofo ilustrado


Segue divulgação de livro que discute a formação do professor de filosofia.

Invenção do filósofo ilustrado
Notas arqueogenealógicas sobre o ensino da filosofia no Brasil

Aleluia, José Roberto Sanabria de

Sinopse

A principal proposta deste trabalho é discutir o tipo de filósofo que formam as universidades brasileiras, e o porquê dessa linha de formação. Para isto, o autor se debruça sobre o período que se estende do fim do século 19 até meados de 1936 e analisa em que condições emergiram os objetos do conhecimento no ensino de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), a mais importante do país.
A pesquisa utiliza como referencial teórico-metodológico a arqueogenealogia do pensador francês Michel Foucault (1926-1984), na qual o sujeito é, fundamentalmente, uma produção das práticas discursivas e de relações de saber-poder que o atravessam e o delimitam. Por meio desta metodologia, o autor logra apresentar os detalhes do percurso e fornece visibilidade não só às grandes linhas de continuidade discursiva, mas também das descontinuidades, dos vestígios e dos arquivos submersos da história oficial.
Dessa forma, com uma reconstrução histórica das ideias e com o encadeamento dos fatos históricos que as geraram e que delas foram gerados, o livro faz emergir os discursos que deram origem ao cenário atual da formação acadêmica em Filosofia, sendo enfim, um poderoso olhar sobre o presente.

ISBN: 9788579835827
Assunto: Educação
Formato: 14 x 21
Páginas: 133
Edição: 
Ano: 2014

Download gratuito - formato PDF

Um comentário: