quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Um relato sobre a X Olimpíada de Filosofia (UCS)

Juliana Gazola é aluna da licenciatura em filosofia, neste ano em seu estágio no curso optou por ter sido uma das nossas voluntárias a participar do evento. Ela elaborou em Conjunto com a bolsista do PIBID Caroline Franchesca Lima a oficina "O excesso de consciência como uma doença?!" . A seguir o relato da participação pela Juliana.


"Passada a euforia de 'hoje é o dia da etapa regional da X Olimpíada de Filosofia!!!', posso agora com mais calma avaliar as emoções que fizeram parte deste dia 29/09/2017.
Apesar de inicialmente apresentada como "requisito obrigatório" para a realização do Estágio IV, no qual estou matriculada neste semestre, a Olimpíada foi muito mais do que isso.
Foram semanas de trabalho, seja na organização, na preparação das oficinas ou no planejamento. Dias de nervosismo e angústia, que só cessaram ao ver que tudo saiu conforme o esperado, ou até melhor do que o previsto.
Porque quando chega o dia e o evento realmente ganha forma, aos poucos tudo vai adquirindo um sentido. Aliás, o melhor sentido possível, pois aquele é o momento onde você percebe que todas as noites que perdeu o sono, seja pensando em como tornar  a oficina melhor, mais atrativa; ou nas vezes em que simplesmente não conseguia dormir por conta da  ansiedade de 'faltam x dias', ou 'é amanhã!!!'; tudo isso parece um detalhe insignificante perto da sensação recompensadora que é fechar a porta da sala, puxar cadeiras extras porque as que já estavam dispostas não foram suficientes, e ver a apreensão e a expectativa no rosto de cada um daqueles estudantes.
Jovens que não estão ali por mero acaso, mas que se dispuseram a estar, por motivos diversos talvez, mas que possuem em comum a chance de acompanhar a oficina escolhida; e na medida em que a vergonha vai passando e eles sentem-se mais a vontade, até debater com os outros que ali estão, mas principalmente, de saírem pessoas diferentes das que entraram.

Pelo menos foi o que houve comigo. E espero de coração que esta oportunidade tenha sido para eles tão gratificante quanto foi para mim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário