domingo, 17 de setembro de 2017

Programação da X Olimpíada da Filosofia do RS – Etapa Caxias do Sul



8h – Recepção e credenciamento
Hall de entrada Bloco E

8h30min – Abertura do Evento
Auditório do Bloco E – Sala 305

8h45 – 10h – Oficinas
Salas: 201, 203, 205, 207 e 209
Oficinas: cada estudante poderá escolher entre as cinco oficinas descritas abaixo, conforme seu interesse e de acordo com a quantidade de pessoas na sala, observando o bom senso.

10h – 10h15min – Intervalo

10h15 Assembleia Geral com apresentações dos debates das Oficinas
Auditório do Bloco E – Sala 305

11h15 – Encerramento das atividades e entrega dos certificados

Programação sujeita a alterações

Maiores informações: tenisa.boeira@gmail.com – (54) 999778605 – filescola.blogspot.com

Oficinas


Título da oficina: E conhecemos o passado?
Autores: Patric de Oliveira Peres e Mayara de Oliveira;
Ementa: A filosofia nos ajuda a duvidar de tudo? E dela mesma? Como conhecemos o nosso passado? Será que tudo o que aprendemos sobre ela é verdadeiro? Nesta oficina vamos colocar em cheque algumas ideias com mais de 2500 anos para repensarmos como e o quê, de fato, podemos compreender sobre os gregos. Para isto Platão e Aristóteles são convocados para ajudar no debate!

Título da oficina: Como podemos ser?
Autores: Danimar Bonai e Suzy Menegat;
Ementa:  Você busca entender a nossa humanidade? Será a mitologia produtiva para compreender o ser humano e sua história? Quando elaboramos uma narrativa sobre algo, aquilo carrega algum fundo de verdade? Desde que o ser humano surgiu e se reconheceu como tal, passou a buscar explicações para sua existência. Indagações sobre o que ele é e porque é assim, bem como o fato de existirem certas coisas ao invés do simples nada ocuparam sua mente. Nesse contexto a mitologia e as tragédias gregas, tratadas nesta oficina, irão nos auxiliar a pensar tais questões intrigantes.

Título da oficina: Metamorfose das punições: perspectivas da coerção disciplinar dos corpos
Autores: Éverton Luiz da Silva Lião e Maria Zilda de Oliveira Valim
Ementa: Os métodos punitivos assumiram diversas identidades ao longo da história, das terríveis violências físicas ao método moderno de controle da mente. Será que a punição é tão-somente uma maneira de castigar os delinquentes? Seria ela um meio, que sempre pretende se adequar, para o controle social e o adestramento dos seres humanos? Diante dessas provocações, deixamos o convite para investigar acerca dos estudos de Michel Foucault e o que nesse contexto irá se relacionar ao Brasil.

Título da oficina: O passado nos pertence? E o futuro vai acontecer?
Autores: Éverton Luís Ferri e Mateus Maciel
Ementa: Pensamos igual aos nossos antepassados? Como se origina nosso pensamento? Parece existir uma mudança de conteúdo, mas não de estrutura. Nesta oficina voltaremos ao período do Iluminismo para buscar respostas com David Hume, que nos deixou estudos sobre a natureza do entendimento humano. Quem for interessado por História e Ciência ficará surpreendido com o sentido que Hume dá a essas duas grandes bases do conhecimento humano.

Título da oficina: O excesso de consciência como uma doença?!
Autores: Caroline F. S. de Lima e Juliana Gazola
Ementa: “O homem é um animal político por natureza”, será? Pelo menos de acordo com Aristóteles, sim. Espontaneidade ou necessidade? Será que o homem é tão sociável e amável? Trabalhando em torno do contexto literário de “Memórias do Subsolo” de Dostoiévski, a oficina irá analisar sob ótica contratualista de Hobbes, o conflito gerado pela consciência do personagem principal. Questionando-se a respeito de sua existência e a inércia ao qual os homens se encontram, o personagem irá intitular-se como um “homem doente” (sick man).

Nenhum comentário:

Postar um comentário