terça-feira, 22 de agosto de 2017

Próximas atividades para os dias 04 e 05 de Setembro

 Eaí galera que acompanha o nosso blog, estão curiosos para saber o que o grupo PIBID de filosofia está organizando? 
 Então aqui vão algumas informações: Em primeiro lugar é importante destacar o trabalho já realizado no ano passado, que foi o RPG filosófico. Este ano decidimos reutilizar o jogo por ter sido muito eficaz nas suas propostas e muito bem recebido pelos alunos. Foram feitas algumas modificações de melhora no jogo, mas a ideia principal continua a mesma. Caso estejam interessados em dar uma olhada nele, segue o link da oficina do jogo:
 http://filescola.blogspot.com.br/p/disciplina-filosofia-geografia-historia.html
 Em segundo lugar ficou definido que iriamos trabalhar com oficinas políticas, desenvolver debates e apresentar algumas noções de pensamentos que antecederam os debates políticos atuais.
 Diante das propostas de oficinas cujo tema é política, está sendo preparada uma atividade que tem como referencial a obra do escritor norte-americano Lon Luvois Fuller, intitulada “O Caso dos Exploradores de Cavernas”. Tal obra, teve grande impacto no mundo todo e foi traduzida para diversas línguas. O Brasil não ficou de fora das discussões geradas pelo livro, que inserido no idioma português, tornou-se viral principalmente nas introduções ao curso de Direito. Mas a que se deve tamanha fama? Ora, a análise do texto há de mostrar por si mesma. Tendo conhecimento da história, deverão os participantes dessa oficina tomar posse de alguma posição. Temos os que estão em julgamento, serão eles condenados ou absolvidos? Aí, só com o aprofundamento das discussões para chegarmos em alguma consideração filosófica. Em breve, estaremos enviando mais detalhes e materiais preparativos sobre essa oficina aos alunos da Escola São Caetano.
Outra oficina que está em desenvolvimento tem como referencial teórico a obra O príncipe de Maquiavel, nesta oficina pretende-se compreender as posições tomadas por Maquiavel como conselheiro dos principados de sua época, e se possível explorar algumas ideias dele na atualidade. O propósito principal da oficina será em analisar o pensamente de Maquiavel em sua época, em comparação com as ideias que os alunos forem desenvolver sobre a nossa atual situação política brasileira.
A terceira oficina está sendo elaborada a partir da obra a revolução dos bichos de George Orwell. A proposta dessa oficina é fazer uma discussão acerca das criticas do autor em relação ao totalitarismo.
 A quarta oficina trabalha com o filme O Senhor das Armas. Nesta oficina serão trabalhadas algumas teorias políticas regadas a fortes debates. Serão trabalhadas as teorias de Hobbes, Locke e Rawls. 
 Nos dias 4 e 5 estaremos prontos para aplicar o RPG aos primeiros anos e aos segundos e terceiros, as oficinas sobre política. Preparem os argumentos e até breve!

Local: Colégio Estadual de Ensino Médio São Caetano.
Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário