sexta-feira, 2 de junho de 2017

Bem sabíamos que seria diferente

Hoje pela manhã foi realizada a oficina sobre Fiódor M. Dostoiévski, dessa vez com a turma 302. E se foi diferente da atividade de segunda-feira? Sim, ela foi. Mesmo com as mesmas propostas, sabíamos que seria diferente. Professores do ensino médio poderiam opinar, é difícil quando uma atividade sai completamente como planejada. E não há defeito nisso. Só há necessidade de adequação do ministrante, como foi o caso do nosso grupo hoje. Se o debate está ótimo e os estudantes estão participando ativamente com perguntas, estão interessados, por que não seguir dessa maneira?
A atividade em si mesma já foi comentada no post anterior. E o que a difere da segunda-feira com a 301, não é só o horário. Pois os momentos são diferentes antes e após o recreio. Queiramos ou não. É também o andamento do plano em geral. Hoje, começamos às 7:30 com a atividade. Os alunos nos ouviram e falaram no momento certo. Foram educados e participativos.
Os participantes não foram questionados sobre a possibilidade de fazer filosofia a partir da obra literária. Sabemos que os escritos de Dostoiévski, Kafka, Machado de Assis e tantos outros possibilitam o filosofar. A pergunta foi se há possibilidade de associação da obra com o contexto sociocultural atual; e se eles conseguiram relacionar o problema em questão de “Memórias do Subsolo” com alguns dilemas apresentados na série “Os 13 Porquês”. Com vistas assim, a notar e refletir sobre a contribuição do autor ao nosso presente e o à humanidade.
A obra literária possibilita interpretações diferentes. Isso é contribuição na certa para a discussão, já que cada um terá uma visão sobre a história e seus acontecimentos. Em textos mais sistemáticos de filosofia, não há tanta brecha assim, o assunto é mais focado e talvez acabe sendo direcionado. É diferente discutirmos uma situação e discutirmos uma posição. Ainda bem que a filosofia abarca ambas.

Logo, postaremos no blog as fotos das atividades com os terceiros. Na semana que vem tem mais da filosofia com literatura e é a vez de Goethe e a obra-prima alemã Fausto. Além disso, novos projetos estão por vir. Como é o caso do famoso RPG da Grécia antiga, que está sendo reeditado. Um bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário