domingo, 22 de janeiro de 2017

O trabalho e as reflexões filosóficas

Certamente você já deve ter ouvido alguns chavões populares que se referem à ideia de que “o trabalho dignifica o homem”, ou mesmo que “Deus ajuda quem cedo madruga”. Ditados populares em muitos casos são válidos e importantes para entender o mundo, a sociedade, porém a questão é que eles só são válidos se entendidos em suas especificidades de acordo com o contexto em que estão sendo aplicados, outrossim, são feitos de forma desvairada só para demonstrar uma pseudo sabedoria. 
 “O trabalho dignifica o homem” se está sendo feito de forma ética e moral, e com isso queremos dizer que não basta, por exemplo, ir a uma missa de domingo na igreja da sua cidade para seus amigos verem você, comungar, ajoelhar, rezar e fazer uma promessa, sendo considerado um sujeito bacaninha. Não, para ser digno de sucesso profissional não basta isso, infelizmente. Certamente não existe apenas uma receita para se ter estabilidade profissional em justaposição com o bem, a excelência na sua atividade, não obstante com atitudes frágeis como essa certamente não será, visto que envolve muito mais, como gosto pelo que se faz, certa dose de aptidão e sorte, ou como alguns chamam de acaso, o qual só aparece para os dedicados. 
 Será possível a felicidade no trabalho? Será a felicidade um trabalho constante, ou somente nos fins de semana/aposentadoria? Quando você começa a exercer alguma função na sociedade e conversa com seus chefes, eles demonstram empenho e dedicação, alguns até tem a chamada boa vontade, entretanto, pecam na compreensão da vida, de forma que vem sua jornada diária como uma sinecura até o fim de semana, ou mesmo entravando sua aposentadoria. Tal como se chegando ali tudo será perfeito e a felicidade reinará, assim de pronto passará a ter uma vida boa e bem vivida, se olvidando que os fardos da idade impedem certas atividades, bem como descobrisse que uma vida bem vivida não se restringe a momentos de uma aposentadoria ao passo que essa vida poderia ser usufruída em seu percurso. Sábios são os que aproveitam cada instante da vida de acordo com as possibilidades que lhe são ofertadas naquele momento, logo viver bem é viver de acordo com que se pode em tal estação e época.                                                                                                    
Trabalhe e ganhe dinheiro, faça algo da sua vida, não seja um abestado, são frases comuns de se ouvir por aí, e são válidas no que tange aos sujeitos terem de direcionar sua vida, mas que não deve ser somente na adolescência visando uma faculdade. Viver é viver uma vida inteira. Se alguém disser a você apenas faça e não questione, cuidado com essa pessoa, assim como os sujeitos de um livro só, pois, com efeito, estes é que provavelmente são os alienados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário