quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Cmaps Tools! Uma ferramenta para dentro ou fora da sala.

E se a atividade for alguns conceitos soltos colocados no quadro.... E os alunos, coitados.... Vão ter de montar um mapa conceitual.... Mas calma esta estória de terror não é tão terror assim e pode vir a ser muito divertida para os alunos e para o professor. 
Pense um pouco, se forem colocados diversos conceitos, como por exemplo, as grandes áreas da filosofia. Os alunos ao terem que fazer as ligações de um conceito com o outro precisaram explicar qual a relação que há entre esta ligação... Não há aí talvez um processo de filosofar? Qual a ligação de epistemologia com a ética? Existe? Será que na história da filosofia alguém já não pensou nisso?
É claro que o papel e caneta dão vazão a esta atividade sem a menor perda. Entretanto uma boa estratégia é usar a tecnologia para fazer da aula algo diferente. Uma ferramenta para dar uma baita de uma ajuda neste tipo de atividade é a "Cmaps Tools". Com um pouco de prática nela pode vir a facilitar a vida de todos na hora de montar materiais seja aluno ou professor. No caso abaixo, fora montado um esboço na hora de estudar o livro VI da "Ética a Nicômaco" de Aristóteles.

O seu uso é relativamente fácil e de grande versatilidade. Outra proposta possível para uso em sala de aula é para montar material de revisão para provas.
A diferença entre o simples uso de fazer uma lista e um mapa conceitual nos ajuda a pensar do porquê de um mapa para qualquer fim.
Um mapa conceitual (ou mental) não nos possibilita apenas destacar conceitos, mas também a entender as relações entre um e outro. Outra vantagem que o material oferece é uma leitura dinâmica e rápida. Não preciso reler o texto, pois no uso do mapa mental as principais informações já estão inclusas com suas  relações entre si.
Fazendo uma sugestão eu diria que os mapas podem ser uma ferramenta onde o aluno poderia fazer uso após leituras e depois complementaria com os colegas em sala de aula. A vantagem é que ao fazer o uso deste esquema (se eu realmente fizesse um esquema) é que ao aluno ter de complementar um mapa conceitual ele vai estar discutindo o texto.
Supomos que o professor já tenha dado a tarefa para os alunos montarem em casa o mapa. Na outra aula ele coloca no quadro a palavra central do texto (no caso da filosofia o conceito) e os alunos (que forem sorteados) vão colocando seus mapas no quadro e vendo as observações e mapas dos colegas em apenas um lugar. Ver as diferentes ligações encontradas, outras visões e outro mapa a partir do que ele montou pode o ajudar a ter uma visão mais complexa ou mesmo mais aprofundada de algum tema. Cabendo ao professor orientar este novo mapa que se forma no quadro diante da turma a medida que vai sendo complementado.


O exemplo a seguir pode ajudar a visualizar melhor.
O aluno A construiu este mapa logo abaixo:
O aluno B construiu este outro logo abaixo:

 O professor ao colocar-los comparando seus mapas pode ajudar-los a perceberem aquilo que não haviam notado e ainda podem complementar e criar novas ligações. Como no mapa abaixo.

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