sexta-feira, 28 de outubro de 2016

OFICINA SARTREANA

E nessa última segunda-feira, dia 24 de outubro de 2016 as turmas da 201, 202 e 203 da Escola São Caetano receberam os Pibidianos Suzy Menegat & Mateus Maciel e a oficina existencialista com direito a poema do pibidiano Patric Peres.

Ir para a sala de aula é sempre um grande desafio,  podemos  dizer que passamos a compreender a angústia sartreana. Apresentar as ideias de um dos maiores pensadores de nossa história implica em uma incalculável responsabilidade. 

Mas ser recebidos por uma galera pronta para questionar e contribuir, sempre devolve a leveza e o prazer em cumprir a missão!

No final de cada oficina sugerimos a criação de uma poesia, um freestyle ou qualquer intervenção artística que pudesse trazer a tona o que havia se compreendido das ideias apresentadas. 

Aproveitamos também para realizar um sorteio da obra o Existencialismo é um Humanismo e a ganhadora foi a Fran da 202 (que aliás é uma grande desenhista).



A vontade é de logo voltar para a sala de aula e poder viver esses momentos todos os dias, procurar apresentar novas ideias, novas visões e de aprender com essa galera que tem muito para ensinar! 

Durante os dias da divulgação da nova MP do ensino médio, lemos e ouvimos diversas opiniões. E para aqueles que duvidam da capacidade da arte e da filosofia, tanto quanto desconhecem a capacidade e o pensamento crítico dessa galera ai vai um poema da aluna Ellen da turma 202 ao término da nossa oficina:

Se somos condenados a liberdade
Estamos presos em nossa própria existência
Buscando, então, a essência
Do que somos ou procuramos ser
Sentenciados fomos a construir a nós mesmos
Até que venha a morte
E com ela o nada
O nada que quer ser
Pois não é essência 
É vazio que, na verdade
Procura estar atrás das grades
Preso junto ao que é

E não solto com o que poderia ser

E para aqueles que se encantaram com a biografia de Sartre e Beauvoir, estamos preparando uma oficina sobre a  Violett Leduc! 

Até a próxima Galera!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário