Nesta semana, entre os dias 08 e 11 de abril de 2015, acontecerá o 1º Seminário Institucional do PIBID-UCS. Como parte integrante da programação do evento, e equipe do PIBID/UCS Filosofia ministrará um minicurso sobre Ética e Formação. Para preparar o espírito para esta atividade que acontecerá no sábado, dia 11, vamos a algumas reflexões.
Platão, em seu Protágoras nos dá elementos muito importantes para pensar aspectos da formação ética. Frente ao sábio Protágoras, que se propõe a ensinar a arete política (virtude - em sua dimensão cívica), Sócrates rebate dizendo "que isso é algo que jamais supus que pudesse ser ensinado". Ora, ter clareza sobre a possibilidade ou impossibilidade do ensino da virtude (arete) é imprescindível para que se possa pensar a formação ética.
Seguem as informações aos participantes do 1º Seminário Institucional do PIBID-UCS:
O evento
reunirá bolsistas atuantes no PIBID-UCS, estudantes e professores dos
cursos de licenciatura e professores das escolas de educação básica da
região de abrangência da UCS, além palestrantes e participantes de
diferentes instituições brasileiras.
A programação
do evento prevê palestras, apresentações de trabalhos, debates e
atividades culturais voltadas à temática do evento: "O papel das
instituições na formação docente: universidade, mantenedora e
comunidade". Clique aqui e veja a programação completa do evento.
O PIBID
Filosofia UCS estará participando ativamente ao longo da programação,
com apresentação de trabalhos dos bolsistas (nos dias 09 e 10/04) e com a coordenação do
minicurso "Ética e Formação" (dia 11/04, no turno da manhã).
Amigos...venho estudando Ética e sua aplicabilidade, há mais de 30 anos...Minha tese "Stricto-sensu". Ética ou dialética na formação do Homem brasileiro?....tenho a concluir: Aristóteles em Phronesis considera a questão Ar-eth, sob aspectos apenas racionais e quantificáveis. Isso deixa um paradoxo, quando Ética vem de etiologia sobrenatural (Zoroastrismo Meso-caldeu). Entre os gregos da ciência aristotélica jamais encontraremos alguma recomendação pedagógica, senão apenas conceitual, quando seus escritos à Nicômaco não passam de 'prolegomenos da cultrua de "Ar-eth' A recomendação didática para o ensino da Ética deve ser buscada na fonte, nas propostas dos escritos sânscritos e, na cultura Aramaica dos Caldeus....foi de lá que Aristóteles (enquanrto preceptos de Alexandre) trouxe o sentido sobrenatural da Ética (propondo substituir velhas "Nômos")....Aristóteles é um pensador sensitivo (racional)...contrário de seu mestre Platão (metafísico - urânico) que defendia a Sineidesys com visão mais próxima da pedagógica e, da necessidade pelo ensino da Ética, quando kalokagathia para manter a paz na sociedade e, isso deve se dar pela relação de axiomas que incluem Leis, regulamentos e disposição cultural, além dos axiomas sobrenaturais que emanam do Uno, do sagrado... (Vide: ensinaretica.blogspot.com.br.....
ResponderExcluirAmigos...venho estudando Ética e sua aplicabilidade, há mais de 30 anos...Minha tese "Stricto-sensu". Ética ou dialética na formação do Homem brasileiro?....tenho a concluir: Aristóteles em Phronesis considera a questão Ar-eth, sob aspectos apenas racionais e quantificáveis. Isso deixa um paradoxo, quando Ética vem de etiologia sobrenatural (Zoroastrismo Meso-caldeu). Entre os gregos da ciência aristotélica jamais encontraremos alguma recomendação pedagógica, senão apenas conceitual, quando seus escritos à Nicômaco não passam de 'prolegomenos da cultrua de "Ar-eth' A recomendação didática para o ensino da Ética deve ser buscada na fonte, nas propostas dos escritos sânscritos e, na cultura Aramaica dos Caldeus....foi de lá que Aristóteles (enquanrto preceptos de Alexandre) trouxe o sentido sobrenatural da Ética (propondo substituir velhas "Nômos")....Aristóteles é um pensador sensitivo (racional)...contrário de seu mestre Platão (metafísico - urânico) que defendia a Sineidesys com visão mais próxima da pedagógica e, da necessidade pelo ensino da Ética, quando kalokagathia para manter a paz na sociedade e, isso deve se dar pela relação de axiomas que incluem Leis, regulamentos e disposição cultural, além dos axiomas sobrenaturais que emanam do Uno, do sagrado... (Vide: ensinaretica.blogspot.com.br.....
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