terça-feira, 7 de abril de 2015

Desafios para pensar a formação ética: pode-se ensinar ética? aprende-se ética em consequência ao seu ensino?



Nesta semana, entre os dias 08 e 11 de abril de 2015, acontecerá o 1º Seminário Institucional do PIBID-UCS. Como parte integrante da programação do evento, e equipe do PIBID/UCS Filosofia ministrará um minicurso sobre Ética e Formação. Para preparar o espírito para esta atividade que acontecerá no sábado, dia 11, vamos a algumas reflexões.

Platão, em seu Protágoras nos dá elementos muito importantes para pensar aspectos da formação ética. Frente ao sábio Protágoras, que se propõe a ensinar a arete política (virtude - em sua dimensão cívica), Sócrates rebate dizendo "que isso é algo que jamais supus que pudesse ser ensinado". Ora, ter clareza sobre a possibilidade ou impossibilidade do ensino da virtude (arete) é imprescindível para que se possa pensar a formação ética. 

Aristóteles, em sua Ética a Nicômaco, especialmente no Livro VI, destaca três tipos de conhecimento e os trata distintamente em relação ao seu possível ensino: a episteme (ciência) é um conhecimento que quem o domina pode ensiná-lo a quem não o tem; a techne (arte e técnica) igualmente é um conhecimento que pode ser ensinado por um especialista a quem queira iniciar-se numa arte específica; já, por sua vez, a phronesis (sabedoria prática ou discernimento) é um tal tipo de conhecimento que quem é reconhecido como dotado de bom discernimento frente a diferentes situações da vida privada ou pública, não terá meios para ensinar um discípulo a ser tomar suas decisões com igual discernimento. E está aí uma das questões mais relevantes à formação ética: saber discernir quando é preciso fazer escolhas e agir em conformidade com as decisões tomadas. Com Aristóteles a reflexão sobre a formação ética ganha ainda mais complexidade.

Então, ética é algo que quem sabe pode ensinar a quem não sabe? Ou a ética não é passível de relações de ensino? Qual o papel da formação ética? Essas questões irão orientar o debate de nosso minicurso.

Para avaliar possibilidade em torno da formação ética iremos analisar atividades desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID/UCS Filosofia na Escola São Caetano. Todas as atividades foram planejadas a partir da temática que orienta o Projeto do Curso de Filosofia junto ao PIBID: A formação filosófica e a constituição ética do sujeito.



Seguem as informações aos participantes do 1º Seminário Institucional do PIBID-UCS:

1º Seminário Institucional do PIBID-UCS que acontecerá no período de 08 a 11 de abril.
O evento reunirá bolsistas atuantes no PIBID-UCS, estudantes e professores dos cursos de licenciatura e professores das escolas de educação básica da região de abrangência da UCS, além palestrantes e participantes de diferentes instituições brasileiras.
A programação do evento prevê palestras, apresentações de trabalhos, debates e atividades culturais voltadas à temática do evento: "O papel das instituições na formação docente: universidade, mantenedora e comunidade". Clique aqui e veja a programação completa do evento.

O PIBID Filosofia UCS estará participando ativamente ao longo da programação, com apresentação de trabalhos dos bolsistas (nos dias 09 e 10/04) e com a coordenação do minicurso "Ética e Formação" (dia 11/04, no turno da manhã).

2 comentários:

  1. Amigos...venho estudando Ética e sua aplicabilidade, há mais de 30 anos...Minha tese "Stricto-sensu". Ética ou dialética na formação do Homem brasileiro?....tenho a concluir: Aristóteles em Phronesis considera a questão Ar-eth, sob aspectos apenas racionais e quantificáveis. Isso deixa um paradoxo, quando Ética vem de etiologia sobrenatural (Zoroastrismo Meso-caldeu). Entre os gregos da ciência aristotélica jamais encontraremos alguma recomendação pedagógica, senão apenas conceitual, quando seus escritos à Nicômaco não passam de 'prolegomenos da cultrua de "Ar-eth' A recomendação didática para o ensino da Ética deve ser buscada na fonte, nas propostas dos escritos sânscritos e, na cultura Aramaica dos Caldeus....foi de lá que Aristóteles (enquanrto preceptos de Alexandre) trouxe o sentido sobrenatural da Ética (propondo substituir velhas "Nômos")....Aristóteles é um pensador sensitivo (racional)...contrário de seu mestre Platão (metafísico - urânico) que defendia a Sineidesys com visão mais próxima da pedagógica e, da necessidade pelo ensino da Ética, quando kalokagathia para manter a paz na sociedade e, isso deve se dar pela relação de axiomas que incluem Leis, regulamentos e disposição cultural, além dos axiomas sobrenaturais que emanam do Uno, do sagrado... (Vide: ensinaretica.blogspot.com.br.....

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  2. Amigos...venho estudando Ética e sua aplicabilidade, há mais de 30 anos...Minha tese "Stricto-sensu". Ética ou dialética na formação do Homem brasileiro?....tenho a concluir: Aristóteles em Phronesis considera a questão Ar-eth, sob aspectos apenas racionais e quantificáveis. Isso deixa um paradoxo, quando Ética vem de etiologia sobrenatural (Zoroastrismo Meso-caldeu). Entre os gregos da ciência aristotélica jamais encontraremos alguma recomendação pedagógica, senão apenas conceitual, quando seus escritos à Nicômaco não passam de 'prolegomenos da cultrua de "Ar-eth' A recomendação didática para o ensino da Ética deve ser buscada na fonte, nas propostas dos escritos sânscritos e, na cultura Aramaica dos Caldeus....foi de lá que Aristóteles (enquanrto preceptos de Alexandre) trouxe o sentido sobrenatural da Ética (propondo substituir velhas "Nômos")....Aristóteles é um pensador sensitivo (racional)...contrário de seu mestre Platão (metafísico - urânico) que defendia a Sineidesys com visão mais próxima da pedagógica e, da necessidade pelo ensino da Ética, quando kalokagathia para manter a paz na sociedade e, isso deve se dar pela relação de axiomas que incluem Leis, regulamentos e disposição cultural, além dos axiomas sobrenaturais que emanam do Uno, do sagrado... (Vide: ensinaretica.blogspot.com.br.....

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