REFLEXÃO ÉTICA NA VIDA COTIDIANA
O PIBID Filosofia da UCS está fechando as atividades escolares de 2014.
Para finalizar o ano letivo no São Caetano, os alunos foram convidados a retomarem as discussões sobre alguns temas éticos em dois dias de muita reflexão, descontração e aprendizagem.
A oficina realizada no primeiro dia (11/12/2014) foi coordenada pela Viviana e pelo Rodrigo, com a participação direta do Lucas, da Cecília, do Patric, do Matheus. Os professores Tenisa e Vanderlei também acompanharam a atividade.
O trabalhou começou com a organização dos estudantes do Ensino Médio em quatro grupos. Cada grupo foi acompanhado por um dos membros do PIBID, que os ajudara a montar uma peça teatral breve sobre o tema sorteado. Vale lembrar que a Oficina teve o tema "Reflexão ética na vida cotidiana" e visava retomar as atividades e os temas trabalhados ao longo da ano. Por isso os temas sorteados entre os grupos eram: o consumo excessivo, o cuidado de si, a justiça com as próprias mãos e a alienação no trabalho. Não é difícil imaginaram que boas discussões aconteceram ao longo da oficina.
O trabalhou começou com a organização dos estudantes do Ensino Médio em quatro grupos. Cada grupo foi acompanhado por um dos membros do PIBID, que os ajudara a montar uma peça teatral breve sobre o tema sorteado. Vale lembrar que a Oficina teve o tema "Reflexão ética na vida cotidiana" e visava retomar as atividades e os temas trabalhados ao longo da ano. Por isso os temas sorteados entre os grupos eram: o consumo excessivo, o cuidado de si, a justiça com as próprias mãos e a alienação no trabalho. Não é difícil imaginaram que boas discussões aconteceram ao longo da oficina.
Assim que foram
divididos os temas, as "cabeças filosofantes" pensavam em como resolver o desafio proposto: montar uma esquete teatral sobre o tema para depois ser interpretada pelos colegas espectadores. Como representar uma peça curta, usando todos os
membros dos grupos e tratando de forma clara com o tema sorteado? Com ideias
simples e boas atuações! Todos participaram. É claro que alguns estudantes participaram de forma mais tímida e outros
com mais descontração.
Notava-se que os integrantes conheciam e sabiam argumentar bem. Aliás, esse foi um depoimento posterior de alguns estudantes: perceber a própria argumentação evoluindo. Ao mesmo tempo em que o ambiente de convivência propiciava um clima descontraído, era mantida a atenção na atividade por parte dos alunos.
Notava-se que os integrantes conheciam e sabiam argumentar bem. Aliás, esse foi um depoimento posterior de alguns estudantes: perceber a própria argumentação evoluindo. Ao mesmo tempo em que o ambiente de convivência propiciava um clima descontraído, era mantida a atenção na atividade por parte dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário