segunda-feira, 20 de outubro de 2014


EQUIRESPONSA!

Qual o caminho para a reconstrução de nós mesmos? Seria a responsabilidade um fator essencial para nos reconstruirmos? Somos responsáveis pela vida no planeta? Somos responsáveis pelo nosso próximo? Essas foram algumas questões que foram debatidas pela equipe durante as atividades.
Para o debate, a equipe trabalhou com a filosofia do século XX, principalmente em torno do filósofo Emmanuel Levinas.
Emmanuel Levinas posiciona o homem no mundo como um ser distinto de outros homens. Nenhum homem pode compreender e/ou entender o que um outro homem é. Melhor explicando, todo homem é inteiramente distinto de outro homem.  Para Levinas, se o homem quer viver bem, ele precisará abrir-se  para que outros homens comuniquem-se com ele. Surgindo aí, a sociedade.
As discussões no grupo entrelaçaram, responsabilidade com comunicação. Se fossemos responsáveis para que cada pessoa tivesse voz , poderíamos reconstruir uma sociedade boa moralmente. E é a partir desse ponto que a equiresponsa concluiu. A reconstrução de nós mesmos só irá acontecer, se permitirmos que as pessoas se comuniquem. ISTO É "O DIÁLOGO FACE A FACE" E A RESPONSABILIDADE PARA QUE ELE OCORRA DEVEM SER OS MÉTODOS PARA A RECONSTRUÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário