sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Oficina ética e quadrinhos: os heróis e seus valores morais

O desabrochar do poder filosófico constituindo aos novos e necessários heróis da sociedade.
elaboração: Rodrigo Souza da Silva e Viviana Furlan [i]


Viemos noticiar com empolgação e surpresa o primeiro encontro realizado entre os nossos jovens estudantes do São Caetano. Convocados a experienciar e descobrir a força de seu verdadeiro poder diante da presença norteadora de grandes personalidades heroicas dos quadrinhos que desembarcaram junto à Escola São Caetano no dia 30 e 31 de maio de 2014.
 Foram 122 guerreiros provocados a vivenciar filosoficamente quatro momentos distintos, num rodízio para derrubar qualquer possível ‘comodismo’ de pensamento. Com a difícil tarefa de fazer da ética uma arte a desabrochar espontaneamente pelos punhos da justiça destes nossos caros colegas de vida social e estudantil intensa, nesta oficina parte integrante do circuito filosófico, convidamos a todos a entrarem em um mundo de fantasia surreal, mas claro, com seus pés bem firmes ao chão.

Os cinquenta minutos se mostraram pequenos para compartilhar da grandeza constituinte do momento projetada com os relatos de algumas vivências pessoais de três memoráveis ícones dos quadrinhos: Batman, com seu amor incondicional a vida; Superman, com senso de justiça e coração humano e, fechando a tríade; a Mulher-Maravilha com toda sua índole de Amazona.
Dentro daquela humilde e acolhedora sala, naquelas duas manhãs destinadas a tão sublime reunião, os mitos heroicos ganharam vida pelo conjunto de vozes clamando à tentativa de constituição reflexiva de uma justiça, quando em alcance de nossas mãos. Num jogo de direitos e responsabilidades levantados timidamente com auxílio dos heróis apresentados, fez-se um debate aberto frente ao uso e consciência de nosso poder enquanto cidadãos. Participantes da formação dinâmica da realidade e do que é o justo entre indivíduos, vemo-nos colocados numa sala como no mundo, repletos de convicções diversas, mas com uma ânsia comum em encontrar respostas e novas perguntas a sua própria postura e a do outro, além de visar o impacto do “meu eu” entre um grupo maior.
Estamos orgulhosos do posicionamento de defesa e críticas às posturas de nossa tríade heroica e esperamos que a cada novo encontro, estes jovens talentos tanto da escola quanto de nossa sociedade caxiense se dispam de sua timidez e de suas máscaras para mostrar do que são feitos e qual alcance de sua força interior diante das decisões da vida. Até a próxima convocação, pessoal!!!




[i]  Relato da oficina desenvolvida e aplicada às turmas de 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio da Escola Estadual São Caetano respectivamente nos dias: 30 e 31 de maio de 2014 pelos bolsistas integrantes do projeto PIBID – UCS/FILOSOFIA com subprojeto no âmbito da formação ética citados acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário