Olá professores de filosofia (em exercício e em formação). Na mesma linha do post da semana passada, segue mais uma sugestão de leitura bastante atualizada sobre o ensino de filosofia nas escolas.
Territórios da Prática Filosófica
Elisete Tomazetti e Simone Gallina
Esta obra se propõe a contribuir com o processo de legitimação curricular da Filosofia usando duas vertentes: textos sobre a configuração da disciplina, sua importância e seus pressupostos e textos sobre os seus modos de elaboração como exercício concreto de pensamento em sala de aula.
A Filosofia foi incluída como disciplina obrigatória do Ensino Médio. Depois de vinte anos em que professores, departamentos e entidades filosóficas lutaram por isso, intensifica-se o processo que visa à legitimação pedagógica da disciplina para além dos discursos sobre sua importância na educação dos jovens. Esta obra se propõe a contribuir com esse processo usando duas vertentes - textos sobre a configuração da disciplina, sua importância e seus pressupostos e textos sobre os seus modos de elaboração como exercício concreto de pensamento em sala de aula. 'Territórios da Prática Filosófica' foca-se na determinação do lugar da disciplina no currículo, na própria adequação deste à demanda brasileira e na questão das linguagens que se interceptam na produção e no ensino da filosofia - questão, esta, estratégica na organização do material didático. Para tanto, seus textos se compõem em uma bibliografia de ensaios, coletâneas e artigos de revistas que tratam das concepções de filosofia, dos supostos e pressupostos de seu ensino e da inserção cultural da disciplina almejando sua efetivação curricular.
Ano de lançamento 2009 /Páginas 192Veja o link do livro no site da Editora UFSM
Nenhum comentário:
Postar um comentário