domingo, 7 de maio de 2017

Do Boy Magia à Profissão Bem Sucedida

Meu relato sobre mais um recreio onde brinco de Sócrates começa com alguns detalhes que devem ser ressaltados. Pois nesta segunda vez o recreio foi atrapalhado bem menos… Foi selecionado um grupo de alunas… Que aqui não cabe ser citado, nem mesmo a camiseta do rapaz que estava na quadra. Este que era o alvo daquele grupo que o calorosamente estava analisando…
E quando chego, mudo o objeto de análise. Se na semana passada era a rebeldia, neste tratei de forma um pouco ampla das questões que surgem. Que questões? Sim, eu leio mentes. Que carreira seguir após a escola? Qual é o seu medo sobre o futuro? Você sabe o que realmente gosta de fazer? E os namoradinhos?
A juventude é uma fase de indecisões (o que se agrava se a pessoa for libriana, não podia perder a piada), mas mostra como são diversos os caminhos que podem ser seguidos. Ver como um grupo de jovens se posiciona sobre si e sobre o seu futuro é diferente. Diferente em relação a mim que perdi esse tipo de encarar o mundo. Mas há no olhar delas um algo que às escapa.
Eu as perguntei, dentre de muitas coisas, “quando se viram como adultas, devido a alguma responsabilidade que as impressionou?” (Posso ter usado outra linguagem… não lembro, mas esta ficou mais bonita.) As suas respostas foram muito próximas… Nunca se sentiram assim. Não vou mentir, fiquei abismado e intrigado.
Sei que na adolescência existe muitas pressões de diversos lados. Pois a cada passo que se dá a responsabilidade pelo próximo passo começa a cada vez mais ser de cada um. Isso no começo parece uma pressão imensurável na cabeça de cada um… Mas na verdade pode ser exatamente onde há uma leveza na responsabilidade. Pois por mais que tropece ainda tem de ser dado o próximo passo.
Nesta fase, como eu disse, surgem muitas dúvidas. As garotas refletiram sobre si e sobre seus futuros (e sobre um rapaz também… ). Mas o que é essa responsabilidade afinal? Isto verei no próximo recreio em que colocarei umas cabeças para pensar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário