Projeto de ação solidária
Projeto acompanhado por Éverton Luiz*
O dia da solidariedade muitas
vezes fica marcado por boas ações em Caxias do Sul. Desta vez, na Escola
Estadual São Caetano, a missão de desenvolver a cultura da solidariedade como
instrumento de mudança social, ficou por conta dos integrantes do PIBID Filosofia,
da UCS. Um projeto para cada ano do ensino médio foi pensado e discutido com
calma para esse dia, e foi levado para trabalho em sala de aula.
Alguns pontos discutidos servem
como “esboço” para uma das possíveis apresentações do projeto desenvolvido com
o primeiro ano. Vejamos algumas questões que ajudaram a conduzir a reflexão. E
se a ação solidária não fosse praticada apenas nesse dia? E se os alunos, por
iniciativa própria, começassem a pensar no conceito de solidariedade baseado na
relação interpessoal?Como seria se nossas propostas solidárias de intervenção
alcançassem apoio da comunidade?As ideias postas em prática podem fazer
diferença na sociedade, numa melhor relação entre os indivíduos que dela fazem
parte.
Partindo desse breve contexto,
explicarei como foram as atividades realizadas com a turma 102, turma para a
qual fui designado como “padrinho".No começo da manhã de nosso sábado
solidário os jovens dividiram-se em grupos, e cada grupo recebeu um dilema para
análise. Diante disso posicionaram-se com propostas tanto solidárias (ênfase na
responsabildiade)quanto caridosas (ênfase em ações mais imediatas) para
resolução dos dilemas. Uma vez iniciado o debate a partir daí, nossa proposta
era de que os estudantes conseguissem diferenciar solidariedade de caridade.
Não é difícil encontrarmos pessoas que pensem que é a mesma coisa, apesar das
características específicas envolidas. Entende-se que ao praticarmos a
solidariedade estamos, de fato, assumindo responsabilidade pelos atos. O que acontece com a pessoa com quem
você se solidariza realmente possui importância para você. No caso da caridade,
a ação praticada está ligada até mesmo a um tipo de egoísmo, ao pensamento de
que, “vou fazer porque assim serei bem visto pelos outros” ou "quero me
sentir bem ajudando alguém". Essa visão da caridade soa quase como uma
obrigação em determinados contextos. Explicadas algumas diferenças, foi aberto
um novo debate, agora sobre algumas idéias dos filósofos Jean-Paul Sartre e
Friedrich Nietzsche, tentando trazer deles alguns argumentos que pudessem ser
relacionados a uma concepção de solidariedade orientada pela responsabilidade.Logo após os grupos retrataram em
cartazes as soluções solidárias para os dilemas.
Na atividade seguinte os alunos precisaram identificar na própria
comunidade alguma situação em que uma ação solidária se mostrasse necessária
para que, em conjunto,elaborassem um projeto de intervenção e passassem a
colocar mãos a obra. A turma decidiu organizar um projeto de ajuda a animais,
uma vez que estavam sensibilizados porque os relatos de abusos com animais no
bairro é grande. Coube a mim e alguns representantes da turma acharmos uma
instituição para desenvolver o projeto em parceria. Pensou-se, então, na
Proteção Animal Caxias, e assim foi dado o primeiro passo da caminhada que será
ação colocada em prática.As turmas de ensino médio reuniram-se e os
representantes de cada turma explanaram seus planos de ações solidárias, e não
faltaram boas propostas.
* Bolsista do projeto PIBID/UCS -
Filosofia em atuação e produção conjunta com estudantes voluntários da turma
102 da Escola Estadual São Caetano
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