sábado, 13 de junho de 2015

Projeto de ação solidária - Turma 102

                                              Projeto de ação solidária
                                                                                              Projeto acompanhado por Éverton Luiz*

              O dia da solidariedade muitas vezes fica marcado por boas ações em Caxias do Sul. Desta vez, na Escola Estadual São Caetano, a missão de desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de mudança social, ficou por conta dos integrantes do PIBID Filosofia, da UCS. Um projeto para cada ano do ensino médio foi pensado e discutido com calma para esse dia, e foi levado para trabalho em sala de aula.
              Alguns pontos discutidos servem como “esboço” para uma das possíveis apresentações do projeto desenvolvido com o primeiro ano. Vejamos algumas questões que ajudaram a conduzir a reflexão. E se a ação solidária não fosse praticada apenas nesse dia? E se os alunos, por iniciativa própria, começassem a pensar no conceito de solidariedade baseado na relação interpessoal?Como seria se nossas propostas solidárias de intervenção alcançassem apoio da comunidade?As ideias postas em prática podem fazer diferença na sociedade, numa melhor relação entre os indivíduos que dela fazem parte.
              Partindo desse breve contexto, explicarei como foram as atividades realizadas com a turma 102, turma para a qual fui designado como “padrinho".No começo da manhã de nosso sábado solidário os jovens dividiram-se em grupos, e cada grupo recebeu um dilema para análise. Diante disso posicionaram-se com propostas tanto solidárias (ênfase na responsabildiade)quanto caridosas (ênfase em ações mais imediatas) para resolução dos dilemas. Uma vez iniciado o debate a partir daí, nossa proposta era de que os estudantes conseguissem diferenciar solidariedade de caridade. Não é difícil encontrarmos pessoas que pensem que é a mesma coisa, apesar das características específicas envolidas. Entende-se que ao praticarmos a solidariedade estamos, de fato, assumindo responsabilidade pelos atos. O que acontece com a pessoa com quem você se solidariza realmente possui importância para você. No caso da caridade, a ação praticada está ligada até mesmo a um tipo de egoísmo, ao pensamento de que, “vou fazer porque assim serei bem visto pelos outros” ou "quero me sentir bem ajudando alguém". Essa visão da caridade soa quase como uma obrigação em determinados contextos. Explicadas algumas diferenças, foi aberto um novo debate, agora sobre algumas idéias dos filósofos Jean-Paul Sartre e Friedrich Nietzsche, tentando trazer deles alguns argumentos que pudessem ser relacionados a uma concepção de solidariedade orientada pela responsabilidade.Logo após os grupos retrataram em cartazes as soluções solidárias para os dilemas.
              Na atividade seguinte os alunos precisaram identificar na própria comunidade alguma situação em que uma ação solidária se mostrasse necessária para que, em conjunto,elaborassem um projeto de intervenção e passassem a colocar mãos a obra. A turma decidiu organizar um projeto de ajuda a animais, uma vez que estavam sensibilizados porque os relatos de abusos com animais no bairro é grande. Coube a mim e alguns representantes da turma acharmos uma instituição para desenvolver o projeto em parceria. Pensou-se, então, na Proteção Animal Caxias, e assim foi dado o primeiro passo da caminhada que será ação colocada em prática.As turmas de ensino médio reuniram-se e os representantes de cada turma explanaram seus planos de ações solidárias, e não faltaram boas propostas.
* Bolsista do projeto PIBID/UCS - Filosofia em atuação e produção conjunta com estudantes voluntários da turma 102 da Escola Estadual São Caetano


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