sábado, 13 de junho de 2015

Comunição: um Espaço para a Solidariedade - Projeto da Turma 301

Projeto acompanhado por Lucas Adriano dos Santos*


No dia 16 de Maio de 2015, estivemos presentes na Escola São Caetano para trabalhar o dia da solidariedade, instituído pela lei estadual 11.693/2001, e desenvolver, em conjunto com todos os estudantes do ensino médio, ações solidárias que tenham continuidade durante o ano letivo

Antes de partir para o planejamento das ações pensamos que seria muito importante refletir melhor sobre o conceito de solidariedade. Afinal, nem tudo o que se vê por aí pode ser chamado de solidariedade, algumas vezes, caridade. Para esclarecer melhor essa ideia nós organizamos um momento de discussão inicial, sendo que a turma 301 trabalhou com uma abordagem filosófica amparada em teorias de Michel Foucault. Você pode visualizar mais detalhadamente como foi a condução dessa parte das atividades na página onde registramos os nossos planejamentos, ou clicando aqui neste link.

Em Foucault nós percebemos que o comportamento das pessoas pode ser modificado à medida em que elas se sentem observadas. Dessa forma, certas ocasiões criam nas pessoas o medo e a sensação de dever comportar-se de um modo específico, mesmo que isso não seja o que elas realmente desejam. Por isso, pensamos que um dos requisitos para considerar uma atitude como solidária é que ela não seja proveniente de uma pressão externa. A justificativa de uma ação solidária precisa ser a espontaneidade e não uma obrigação. A pessoa precisa querer fazer, do contrário não é solidariedade.

E qual projeto solidário a turma 301 sentiu vontade de organizar? Um jornal. Diante da tempestade de ideias que ocorreu na sala de aula o plano escolhido foi o de montar um jornal para a escola. Mas por quê? Ora, a comunicação é uma das necessidades da comunidade escolar, e nada melhor do que um jornal organizado e produzido pelos estudantes para ser um espaço de diálogo democrático. A partir dessa escolha decidimos iniciar o jornal em um blog, com intenção de que, em breve, ele seja transferido para um domínio próprio na Internet.

Nosso planejamento está em fase inicial, pois ainda precisamos oficializar qual será o nome do jornal e cadastrar o blog para começo de conversa. Dentro dos próximos dias retornamos aqui no Filescola com mais novidades sobre o andamento dessa ótima iniciativa da Turma 301.


* Bolsista do projeto PIBID/UCS - Filosofia: em atuação e produção conjunta com estudantes voluntários da turma 301 da Escola São Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário