terça-feira, 16 de junho de 2015

VIII OLIFRS - OLIMPÍADA DE FILOSOFIA DO RIO GRANDE DO SUL


VIII OLIFRS - OLIMPÍADA DE FILOSOFIA DO RIO GRANDE DO SUL


O cuidado com o outro: que diferença isso faz para nossas existências?

A Olimpíada de Filosofia do RS consiste na realização de atividades didáticas de caráter filosófico, a partir de um tema geral, definido a cada ano, e destina-se a professores e estudantes do Ensino Médio e do Fundamental II, preferencialmente. A Olimpíada de Filosofia é cooperativa e colaborativa, não competitiva.
Tais atividades didáticas, inicialmente desenvolvidas nas escolas durante o ano letivo, são coordenadas, livre e criativamente, a partir do tema e dos subtemas da Olimpíada, pelos educadores inscritos, seja em turmas regulares, seja na modalidade de projetos ou, ainda, de forma interdisciplinar.
Tais ações pedagógicas nas escolas, denominadas atividades pré-olímpicas, são preparatórias para a realização da Olimpíada de Filosofia, a qual consiste em um evento único no qual os participantes poderão interagir e aprender juntos a partir de atividades de cooperação investigativa.
Além das instituições organizadoras de cada edição, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através de sua Faculdade de Educação), a UCS (Universidade de Caxias do Sul, através de seu departamento de Filosofia), a A.L.F. (Associação de Licenciados em Filosofia) oferecem apoio pedagógico aos professores e escolas participantes, bem como certificação aos estudantes e professores que participarem do evento. As inscrições são gratuitas. Solicita-se aos professores que acompanhem os seus estudantes durante todo o período das atividades da Olimpíada de Filosofia.

As atividades da Olimpíada de Filosofia consistem em:

a)     Atividades de integração entre os estudantes e professores;
b)     Reflexão sobre o tema e subtemas em oficinas e palestras;
c)  Diálogo em grupos, em forma de Comunidade de Investigação, relacionado ao tema e subtemas da Olimpíada, com base nos trabalhos apresentados e nas atividades desenvolvidas durante o ano letivo nas escolas;
d)   Apresentação dos trabalhos selecionados nas escolas;
e)  Participação dos professores das escolas participantes nas atividades, de forma a potencializar a formação pedagógica;
f) Produção de textos e/ou de outros meios de expressão pelos estudantes.

TEMA DA OLIMPÍADA DE FILOSOFIA DO RIO GRANDE DO SUL PARA 2015
O cuidado com o outro: que diferença isso faz para nossas existências?

SUBTEMAS
Amizade, Amor, Solidariedade, Alteridade, Sentido, Convivência, Cidadania, Justiça, Sociedade, Paz, Autonomia, Liberdade, Fraternidade, Direitos Humanos, Racionalidade, Linguagem, Aprendizagem, Cuidado e demais subtemas a serem acrescentados pelos participantes.

CRONOGRAMA 2015
27 de junho:
Atividades Pré-Olimpíadas, IFRS Bento Gonçalves/RS (Organização: Prof. Onorato Fagherazzi)

18 de setembro:
Atividades Pré-Olímpicas, UCS, Caxias do Sul, das 8h às 12h (Organização: Prof. Vanderlei Carbonara)

29 de agosto:
Atividades Pré-Olimpíadas, PUCRS, Porto Alegre (Organização: G.A.F. – Grupo Autônomo de Filosofia)

02 e 03 de outubro:
VII Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul
Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS

OBJETIVOS
a)      Subsidiar uma efetiva contribuição da filosofia à formação dos professores e dos estudantes de escolas públicas e particulares;
b)      Promover a integração e o intercâmbio entre as escolas, os estudantes e os professores participantes, bem como entre a escola, a universidade e entidades apoiadoras. Promover a integração e o intercâmbio entre as escolas participantes;
c)      Fomentar o espírito crítico e dialógico entre os estudantes e professores;
d)      Desenvolver nos jovens cidadãos o aprimoramento das habilidades de ler e escrever textos filosóficos, bem como de realizar diálogo filosófico em solidariedade investigativa;
e)      Interpretar reflexivamente textos e atividades de distintas expressões e modalidades;
f)       Vivenciar o questionamento, a investigação de conceitos e a criação de novas possibilidades de pensar através da prática coletiva de fazer filosofia;
g)      Construir um espaço favorável para o desenvolvimento de uma postura filosofante, individual e coletivamente;
h)      Promover relações educativas entre a filosofia e outras áreas do conhecimento;

CARÁTER
As Olimpíadas de Filosofia nasceram da convicção de que as questões filosóficas aparecem na vida de todas as pessoas e em todas as idades. Assim, elas precisam de um cuidado e um estímulo especial para não serem erradicadas violentamente do nosso cotidiano ou tratadas superficialmente. Com um espírito de acolhimento das diferenças, as Olimpíadas pretendem convocar alunos para um exercício de investigação solidária, num clima que pretende ser não de competição, mas de cooperação e de estímulo para o pensamento. A ideia é de que a partir da proposta, processos filosóficos criativos sejam construídos através da interlocução, interação e participação autônoma dos participantes.

METODOLOGIA

De forma concisa, se pode dizer que o projeto Olimpíada de Filosofia convida estudantes e professores para um exercício de investigação solidária e de estímulo ao pensamento crítico e alternativo, em um contexto de incentivo à colaboração investigativa, com base nos trabalhos de problematização, conceitualização e argumentação.
Assim, as atividades a serem realizadas nas escolas poderão se orientar por princípios e procedimentos metodológicos diversos, respeitando a filosofia educacional de cada instituição de ensino.
Porém, como contribuição metodológica para a realização das atividades, sugere-se:
a)   A construção de processos pedagógicos reflexivos, interdisciplinares e criativos, compartilhados através da interlocução e interação dos participantes;
b)             O estímulo ao protagonismo dos estudantes;
c)    A construção da problematização, superando a mera exposição de conteúdos e propiciando estímulo ao pensar livre e criativo;
d)             O incentivo a aprender a aprender, e a aprender a partir da diferença;
e)             A conexão entre o aprender consigo mesmo e o aprender com o coletivo;
f)    O diálogo, fundado na escuta atenciosa do outro, no respeito às posições apresentadas, no oferecer e dar razões às ideias em debate, assim como no incentivo à horizontalidade do aprender, no qual os estudantes são convidados a também aprender com os outros estudantes. Nesse sentido, sugere-se, ainda, a realização de atividades em forma de Comunidade de Investigação (Lipman), dentre outras modalidades de investigação dialógica;
g)             O incentivo à criação linguística,
h)   O apoio às iniciativas interdisciplinares para o tratamento dos problemas filosóficos relacionados com o tema da Olimpíada;
i)               A criação de atividades vivenciais;
j)               O incentivo à formas diversas de expressão;
k)              A criação e a liberdade docente.

OBJETIVOS EDUCACIONAIS

a)      Promoção da autonomia, responsabilidade e solidariedade;
b)      Incentivo ao desenvolvimento de espírito crítico e dialógico entre os estudantes;
c)      Reconhecimento das diferenças que nos tornam efetivamente humanos;
d)      Contribuição à construção de sentido às vidas dos participantes;
e)      Vivência da investigação de ideias;
f)       Criação de novas possibilidades de pensar através da prática coletiva do filosofar;
g)      Conectar a filosofia a outros saberes e áreas do conhecimento;
h)      Promoção da integração entre estudantes, professores e instituições de ensino.
i)       Formação docente em ensino-aprendizagem de filosofia.


INFORMAÇÕES:

Comitê Acadêmico

Prof. Sérgio Sardi – PUCRS
Prof. Vanderlei Carbonara - UCS
Prof. André Pares – A.L.F. – Associação dos Licenciados em Filosofia
Prof. Osmar Schneider – Col. Rosário
Prof. Pricila Toscan – Escola Estadual Divino Mestre
Prof. Andréia Meinerz – IFRS, Osório/RS

Comitê Organizador

Prof. Altermir Schwarz, Coordenador – Col. Sagrado Coração de Jesus
Prof. Onorato Fagherazzi – IFRS, Bento Gonçalves/RS
Prof. Sérgio Sardi – PUCRS
Prof. Vanderlei Carbonara – UCS
Prof. André Pares – A.L.F. – Associação dos Licenciados em Filosofia
Prof. Valentinne Serpa – G.A.F. – Grupo Autônomo de Filosofia 



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