quarta-feira, 10 de junho de 2015

Para haver solidariedade precisa haver Vontade - Turma 302

Para haver solidariedade precisa haver Vontade
Projeto acompanhado por Matheus Pinto Zaro*

 Acredito que todas as pessoas pensam que já foram solidárias um dia. Até porque a solidariedade faz parte do convívio humano. Quando se faz parte de um grupo, alguma vez ou outra se é necessário ser solidário, para que o bom convívio do grupo continue. A solidariedade ocorre então, muitas vezes sem nos darmos conta de que ela esta naquela atitude que tivemos. Além disso, não significa que o fato de eu ajudar alguém me faz solidário. Muitas vezes fazemos Caridade mas não Solidariedade. A Solidariedade está nas atitudes pensadas, não com a ideia de que o ser ajudado é inferior a mim, mas porque ele é próximo a mim por isso o ajudo. Já a Caridade está nas atitudes e pensamentos ligados à "pena pelo outro". Sinto e penso que o outro não é capaz de se virar sozinho por isso dou-lhe um prato de comida.
 A partir dessa premissa se iniciou o trabalho com a turma 302 da Escola São Caetano. Utilizamos também argumentos da filosofia do Pensador Arthur Schopenhauer para encontrar alguma base teórica que possa tratar do tema. Schopenhauer pensa que toda a verdade das pessoas e do mundo são guiados pelo conceito de Vontade. A ideia desse conceito é que tudo que as pessoas fazem e são, é devido à uma Vontade dentro delas de serem ou fazerem tal ação. E isso significa que, temos Vontade de alguma coisa antes de refletir ou de saber se o que sabemos e queremos esta certo. Ou seja, primeiramente somos egoístas por essência, desejamos sem pensar nas circunstâncias. E só depois de haver Vontade é que virá á reflexão se posso ou devo agir conforme a Vontade que senti.
Levando essa ideia para o contexto desse dia. A turma e o orientador do Pibid discutiram sobre a possibilidade de uma pessoa ser solidária. Visto que, o ser humano tem por essência o egoísmo (tudo para mim), e a Solidariedade tem um caráter de reconhecimento do ser do outro como próximo a mim, então, para um ser humano ser solidário precisaria haver uma maneira do ser humano negar seu egoísmo. Na conclusão do debate, descobrimos que em Schopenhauer há uma maneira de sermos solidários. Mas para isso, há a necessidade das pessoas negarem a si mesmas, ou seja, negar a vida vida para o outro. Melhor dizendo, Ser solidário é morrer um tempo, negar a minha Vontade, para que o outro viva e realize sua Vontade. Assim todo ato solidário deve ter por característica, ser uma atitude inteiramente para o outro e nada para mim.
No final da manhã, eu e a turma colocamos em início um projeto de Solidariedade para ser realizado durante o ano. A turma primeiramente está pensando em obter informações sobre casas de crianças órfãs ou casas de recuperação de pessoas com vícios. Conforme a possibilidade, pensamos em fazer uma visita à algum desses lugares de apoio. Ainda não decidimos as ações que serão feitas, mas vocês poderão conferir aqui no Blog, o andamento do projeto solidário.



* Bolsista do projeto PIBID/UCS - Filosofia em atuação e produção conjunta com estudantes voluntários da turma 302 da Escola São Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário