Plano de projeto da oficina: A ética e
os quadrinhos
(elaboração:
Rodrigo Souza da Silva e Viviana Furlan)
Disciplina: Filosofia
Nível de Ensino: Médio
Série: A atividade foi planejada
pensando-se em sua aplicação para ambas as turmas de 1º, 2° e 3° anos em
oficinas de sensibilização para um trabalho no âmbito da ética em execução para
o PIBID.
Problema filosófico: O que justifica nossas tomadas
de decisões frente a ações próprias ou de outros quando embargam consequências
para outras pessoas? Fins podem justificar meios? Valores morais podem ser
impostos por fatores externos a mim?
Tema da unidade: Ética: sensibilização frente
a juízos éticos e tomadas de decisão.
Período de execução do plano: 50 min. cada oficina,
totalizando 3h 20min. em seu circuito total.
Objetivos gerais:
- ü Sensibilizar a reflexão sobre tomadas de decisões de fundo ético diversos;
- ü Compreender a importância da relação entre a tomada de decisão pessoal com a reflexão interna sobre ela;
- ü Instigar ao questionamento e debate reflexivo frente ações ligadas à ética;
- ü construir referenciais éticos internos crítico reflexivos sobre o agir humano em diferentes situações;
- ü reconhecer o olhar crítico sobre seus próprios valores morais em confronto às situações criadas em debate
Conteúdos
constituidores da aprendizagem:
- ü Escolhas, decisões e ações;
- ü Juízos morais e juízos éticos;
- ü Ética e tomada de decisões;
- ü Postura crítica-reflexiva.
Metodologia:
As oficinas serão conduzidas na
perspectiva de se chegar, ao final do ciclo, a um nível de sensibilização
filosófica inicial para orientar futuros encontros e abordagens de conteúdos e
seus valores éticos.
Para isso foi decidido pelo grupo
inicialmente trabalhar num programa de circuito rotativo que provoque
diferentes momentos de sensibilização, problematização e tomadas de decisões que
instiguem aos alunos interagir em reflexão aos posicionamentos e situações
apresentadas.
Serão quatro momentos distintos
de provocações lúdicas diferenciadas para aguçar a reflexão e a postura crítica
filosófica em debates entre os alunos.
Cada oficina pretende envolver os
estudantes em torno da temática ética e estimulá-los a emitirem seus juízos de
valor próprio sobre os fatos narrados para futura construção de bases sólidas
de apoio.
Esse primeiro contato servirá
para conhecer, trocar experiências mais livremente para tocar, desinibir e
prender a atenção dos alunos às futuras propostas de campo ético e suas problemáticas.
Uma vez conseguido esse primeiro nível de envolvimento com a temática proposta,
buscaremos trabalhar em próximos encontros a associação valores éticos a um
nível mais elaborado de reflexão e crítica construtiva, no qual questões
norteadoras (marcadas por conceitos centrais) exigirão que os juízos morais
inicialmente manifestados sejam confrontados e reproduzidos em assimilação
criativa, com postura filosófica seguida da análise interna sobre o agir humano
em si e em coletividade. Futuros temas serão constituídos conforme progresso e
necessidade do colégio, professora e alunos.
Para este primeiro momento, nesta
oficina em questão organizada por nós dentre as quatro, utilizaremos da figura
de heróis e dos quadrinhos para sensibilizar tomada de decisão e projeção de
valores morais, além de enfatizar a problematização sobre até que ponto os fins
podem justificar os meios.
Circuito com foco na sensibilização e na
problematização
Circuito
específico: A Ética nos quadrinhos, os heróis e seus valores morais:
A
justiça deve ser feita com nossas mãos quando temos o poder de fazê-la?
Material a ser utilizado nesta
oficina:
-04 fotocópias para cada aluno, sendo duas delas
coloridas e outras duas em preto e branco como descritas a seguir: -02 cópias
coloridas referentes a duas páginas do HQ;
-02
cópias em preto e branco, sendo uma do resumo com destaque personagens e a
outra com a questão para o registro final dos alunos.
Pedaços de giz e quadro negro
Objetivo específico:
- Perceber-se como sujeito constituído de “poder” em escolhas éticas;
- Aprender a justificar suas tomadas de decisões;
- Criar relação de consequências advindas das escolhas;
- Estimular consciência crítica sobre valores éticos;
- Reconhecer valores morais em situação de tomadas de decisão;
- Respeitar a individualidade em diferentes visões da sua em relação à do outro;
Condução das atividades em aula:
(Apresentação
pessoal com entrega da folha arquivada junto ao e-mail intitulada de: Resumo da
HQ e descrição personagens)
(tempo previsto
pra introdução abaixo e apresentação do resumo: + ou – 15min.)
Inicialmente levantando
superficialmente a questão da ética como tema central de nossos encontros, da
extensão e abrangência dela tão próxima a nós, até mesmo nos quadrinhos onde
podemos encontrar nos heróis, exemplos de qualidades éticas.
Aqui entraremos numa breve
apresentação de qualidades de heróis descritas em conjunto com alunos e com
orientação das imagens do Batman e da Mulher-Maravilha. Dividiremos o quadro em
duas partes, uma para cada personagem. As principais características a serem
levantadas serão escritas no quadro para logo após traçarmos um perfil dos
heróis.
Algumas perguntas norteadoras:
Ambos os heróis apresentam características
semelhantes? Mas será que todos os heróis carregam os mesmos valores do que é o
bom e do que é o bem? Mesmo com traços de heroísmo semelhante, eles agirão
sempre de igual maneira? Será que existem somente heróis sempre bonzinhos e
certinhos durante o tempo todo, como o Batman? E, nós? Somos todos iguais? Agimos
sempre igual? Então os heróis, será que eles podem ser como a gente que,
conforme o problema ou a pessoa em questão, acabamos agindo de forma diferente?
Vocês acham que o ambiente de criação (e a cultura) influencia na personalidade
do herói? (ex: Batman engomadinho, pais mortos a sua frente e Mulher-Maravilha educada
com as leis rígidas de seu povo, as amazonas e que cresceu em meio a batalhas).
A personalidade do herói é necessariamente cheia de características heroicas?
Bem agora veremos uma história onde
temos dois tipos de heróis. Os heróis e outros conhecidos como anti-heróis,
personagens heroicos que carregam mesmos traços de heróis (como os registrados
no quadro), mas agem um pouco diferente deles.
A partir desta breve introdução
contaremos em resumo a história de “O Reino do Amanhã” em seus traços que
cruzam com a temática da sensibilização em questão e na qual eles poderão
acompanhar na folha de registro que foi entregue inicialmente:
(a folha arquivada
junto ao e-mail intitulada de: Registro da Oficina - A ética e os quadrinhos)
O mundo em “O Reino do Amanhã”
Num futuro, os heróis que
conhecemos hoje vivem um momento de tensão criado por seus sucessores. Durante
uma batalha, um novo herói mata um vilão e a população o absolve pelo fato de
ele ter feito um bem para todos na cidade. Superman acredita que este ato não é
o correto e sente-se envergonhado perante as pessoas e os heróis. Empolgados,
estes novos herois cada vez mais abusam de seus poderes sem pensar muito nas
consequências causadas por suas batalhas em nome da paz.
Já cansados, diante deste
cenário construído pelos jovens que assumiram a defesa da Terra e, ao verem a
animação das pessoas que já estavam fartas de ser alvo de violência da
criminalidade, alguns antigos heróis se afastam.
Com a maior parte dos herois
contrariados aposentados, é permitido aos novos que ajam a sua maneira,
“limpando” a Terra. O problema surge quando essa limpeza heroica passa a
atingir não só os criminosos e vilões, mas o ambiente e as pessoas próximas
envolvidas durante o combate à criminalidade.
A tensão acontece até entre eles mesmos, pois com diferentes
personalidades e motivações, formam-se discussões e brigas para impor-se sobre
o outro. A individualidade das opiniões separa o grupo sem uma abertura ao
diálogo e reflexão sobre suas escolhas e possíveis consequências.
Dessa forma, sem diálogo e
consciência sobre seus atos (toda ação tem uma reação), Superman cria uma
espécie de ‘internato’ onde os heróis da nova geração seriam mantidos e
reeducados à necessidade de refletir e planejar suas ações, além de resgatar o
valor da vida como a preciosidade maior sobre qualquer escolha. Com o
temperamento violento de um agir sem pensar, os novos heróis contrariados com a
situação que acham ser um abuso de poder sobre eles, e uma perda de tempo, já
que vilões estão à solta e não merecem compaixão alguma, iniciam uma rebelião.
Ao fugirem inicia-se uma luta para conter estes enérgicos jovens de visão
contrária.
Neste momento, em meio à
batalha formada, surge a discussão entre alguns herois como em uma cena que
iremos dedicar nossa atenção, onde a A Mulher Maravilha, disposta a se redimir
de erros passados, enfrenta um vilão e o mata. Batman defendendo o valor da
vida inicia um diálogo com ela para o resgate dos valores e da necessidade de
refletir nossos atos e vontades próprias. E, é aqui que se inicia nossa
atividade de reflexão junto a eles...
(entrega das páginas do
HQ “O Reino do Amanhã”)
(início
de um debate orientado)
Heróis com posições diferentes para
alcançar a paz. Vocês concordam que a paz é algo bom? Podemos aceitar que a paz
seja uma boa motivação para querermos ter pra gente? E para o mundo? Pra gente
conseguir o que quer podemos fazer qualquer coisa? E se o que queremos for tudo
de bom e não irá fazer mal a ninguém, mas sim um grande bem? Mesmo assim vale
tudo? As nossas escolhas são justas sempre quando achamos que somos justos?
Mas, vocês acham fácil de reconhecer quando estão sendo justos?
Vamos ver um exemplo com nossos
heróis... leitura interpretada por diálogo nosso ou dos alunos caso haja 2
voluntários para o mesmo.
Neste momento será refletida a
fotocópia da passagem de confronto ético da mulher maravilha com seus próprios
princípios e valores morais das amazonas representando o pensamento dos novos
heróis em sacrifícios para um bem maior e, de outro lado Batman tentando
resgatar o valor da vida e do bem em toda ação, como força motriz do agir
humano durante e até seu fim.
Alunos serão relembrados da
descrição dada no início da oficina sobre a origem, características e o dilema
no qual veem a Mulher-Maravilha inserida:
Ela é filha da rainha das amazonas. Quando adulta, foi enviada
para o "mundo dos homens" para espalhar uma missão de paz. Após
fracassar em sua missão, seu povo a retirou do cargo de princesa da Ilha das
Amazonas e desde então ela tenta seu retorno. Procura alcançar a paz nem que
seja por meios violentos, para que algum dia possa ser aceita novamente entre
seu povo.
Revista à posição dela na
história, será constituído em conjunto com os alunos um debate orientado frente
à problemática que ela vive de, ou ser como os heróis antigos, boa ao extremo
(valorizando todas as vidas, más ou não) para conseguir o bem maior, mesmo que,
consiga apenas reprimir, diminuir, mas não eliminar o problema e, sendo assim,
nunca garantindo sua posição de volta entre sua família, as amazonas por
exemplo. Ou se deve agir eliminando o mal e a desordem de qualquer forma, para
conseguir o bem mais duradouro, inibindo vilões e criminosos ao sentirem medo e
pensar duas vezes ao agir, além ainda de garantir assim sua reputação em seu
mundo.
Questões norteadoras:
Pessoas de
atitudes perversas como os vilões, ladrões, assassinos merecem morrer? Eles
podem vir a regenerar-se? A violência extrema deve ser usada para conter e
assustar o mal? O fim justifica os meios? A vida de todos é valiosa? Qual
interesse mais pesa numa decisão normalmente, o próprio, ou o coletivo? É
possível atender a ambos? Em que situações cada um deles pode se sobrepor ao
outro? Como nessa apresentada? De um modo geral, vocês acham que as pessoas
agem pensando no bem comum como o Superman e o Batman, ou no interesse pessoal
como a Mulher Maravilha? Por que? Quando eu analiso a ação de uma pessoa como a
dela, considerando-a justa ou injusta eu o faço pensando no que é justo para
mim ou para a coletividade? Você acredita que usar nosso poder
determina a paz, ou a paz determina como usar o nosso poder? Como herói, já que posso, devo fazer o
que eu quero para alcançar a minha justiça?
(+ ou – 20 min,)
Em seguida cada aluno irá responder a questão
da folha de registro final com pontos marcantes a eles do debate que
representem sua postura e tomada de decisão frente à vivência da situação
problematizada colocando-se como personagem da história em argumentação com a
própria Mulher-Maravilha em seu dilema defendendo seu posicionamento de forma
convincente.
Registro nas perguntas: (+ ou – 10
min.)
Pergunta:
1.
A justiça deve ser feita com nossas mãos quando temos o
poder de fazê-la?
Para
refletir....
1- Imagine-se como se você fosse
um dos personagens heróicos de “O Reino do Amanhã”, em qual lado você iria
lutar? Como os heróis que fazem qualquer coisa para garantir o bem maior (a paz
na Terra) eliminando o mal a todo custo inibindo a ação e fazendo com que os
vilões pensem duas vezes antes de agir, como a Mulher Maravilha. Ou você
prefere ser como alguns dos antigos heróis, como o Batman, que ainda tentam ser
“bom ao extremo”. Querendo conseguir alcançar a paz, mesmo que isso demore
muito mais tempo e ainda tenham de rever muitos dos seus vilões à solta
novamente pelas ruas na esperança que um dia eles se conscientizem da maldade
que fazem ao agir contra as leis humanas?
2-
E agora, estando diante da cena apresentada por nós e, sendo um dos
super-heróis presente naquele momento, de que maneira você interviria na
escolha da Mulher-Maravilha? Em outras palavras, como você imagina que ela deva
continuar a agir nesta “batalha” para trazer a paz e a ordem novamente à Terra?
Deveria ela continuar com sua postura de amazona e até mesmo recuperar seu
lugar entre elas, ou não? Para isso, levante argumentos de forma convincente a
ponto de influenciá-la em defesa da sua própria posição escolhida acima, seja
apoiando a postura de Batman ou dos outros heróis na luta contra os que violam
as leis e cometem crimes.
5 minutos ficam reservados para possíveis imprevistos, rss espero que
eles dêem conta de qualquer que seja ^>-<^’’
Nenhum comentário:
Postar um comentário