Plano da Oficina:
Cinco Maneiras de Dizer a Verdade... Ou Não
Disciplina: Filosofia
Monitores Pibidianos1: Lucas Adriano
dos Santos; Ricardo Endrizzi
Nível de Ensino: Médio
Série: A atividade pode ser aplicada em todas as séries do ensino médio, pois
ela trata pontualmente de questões que, embora fundamentadas na teoria de
Michel Foucault, possibilitam um debate construtivo acerca da ética de maneira acessível.
Problema: Como a comunicação pode ser uma forma de cuidado com o outro? E
que tipo de cuidado é esse?
Tema da unidade: Pharresia e ética
Período de execução do plano: uma hora e meia
contemplando uma esquete de até dez minutos, ou cinqüenta minutos sem a
atividade de elaboração da peça
Objetivo geral: Debater acerca do dilema ético da Pharresia e
fazer uma leitura do conceito de comunicação como uma forma de cuidado com o
outro
Conteúdos constituidores da aprendizagem:
Comunicação;
Ética;
Criticidade;
Construção da Subjetividade;
Cuidado de si/cuidado com o outro;
Metodologia: Esta atividade será aberta por uma
dinâmica que é uma variação de um jogo conhecido como telefone sem fio. Nossa intenção
é experimentar por meio do exercício como a comunicação pode ser um meio de
cuidado com o outro e como uma informação pode ser interpretada de maneiras
diferentes. Os alunos deverão ouvir atentamente a descrição que um colega faz
de uma figura qualquer {no nosso exercício utilizamos esta, mas ela pode ser
alterada} e devem reproduzir em uma folha, através dessas informações, como é a
figura que será descrita...
Condução da atividade:
Utilizando uma folha com um conjunto de formas geométricas diversas (ver
exemplo abaixo)
escolheremos aleatoriamente um dos alunos da sala e pediremos para que
ele descreva essa figura para os demais da forma mais fiel possível, sem
utilizar muitos gestos, apenas com descrição verbal, para que os demais
reproduzam essa figura em uma folha em branco. Pode ser interessante comunicar
a todos que este é um exercício eliminatório, e apenas aqueles que se
aproximarem mais fielmente da figura original continuarão nas atividades
seguintes, incluindo o aluno escolhido, que deve descrever claramente a figura
aos demais. Logicamente que os outros alunos não podem ver esse desenho até que
se finalize toda essa etapa e que a ideia de eliminação será utilizada como um
recurso para que considerem o assunto de extrema importância.
O aluno deve descrever a figura pausadamente acompanhando o progresso de
reprodução dos desenhos pela turma. Caso o aluno escolhido para verbalizar a
figura precise de auxílio, os monitores da sala podem contribuir para que o
exercício se cumpra dentro do tempo. Após terminada a descrição todos devem
formar um círculo e colocar suas folhas com a figura desenhada para cima.
Então, o círculo deve se mover até fechar uma volta completa para que todos
vejam o resultado das produções. Em seguida todos voltam aos seus lugares e
partimos para o próximo momento.
Agora utilizaremos um vídeo retratando a repercussão das manifestações
de Junho de 2013.{ link do vídeo} Em seguida, abrimos um pequeno debate com as
seguintes questões: Como a comunicação pode ser um meio de cuidado com o outro?
Que tipo de reflexão precisamos fazer ao receber uma informação como essa da
dinâmica? Que tipo de cuidado é esse de que estamos falando? (Podemos falar
brevemente sobre cuidado no sentido de cautela/alerta e cuidado no sentido de
zelo/acolhimento). Quando vamos escrever ou falar algo em público, qual é o
tipo de cuidado que temos com o outro? De que forma esse cuidado nos modifica
enquanto pessoas? Somos sinceros ao ter certo tipo de cuidado com o outro?
Somos éticos quando falamos abertamente sem medir palavras? Somos éticos quando
calculamos palavras antes de falar?
{nota: inserir slides com comentários na condução das atividades}
Materiais necessários:
*uma folha A4 para cada aluno
*lápis ou canetas
*1 cópia da figura geométrica impressa em folha A4
Nenhum comentário:
Postar um comentário