A Universidade de Caxias do Sul realizou na última sexta-feira, 20 de outubro, a etapa regional da 16ª edição da Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul. A atividade reuniu 300 estudantes de 13 escolas de Ensino Fundamental e Médio da Serra Gaúcha e da região metropolitana. Nesta edição, o evento colaborativo e não competitivo levou ao pensamento em preparação para a vida individual e coletiva em sociedade, e às reflexões filosóficas sobre os diferentes aspectos da vida humana, especialmente os ligados às escolhas formativas e à expressão de modos de responder aos desafios apresentados.
Na abertura do evento, os estudantes foram recepcionados no Centro de Convivência por professores caracterizados de figuras históricas da filosofia antiga, moderna e contemporânea, como Sócrates, Hipátia de Alexandria, Immanuel Kant e Hannah Arendt. Após, no Bloco E, professores e estudantes do curso de Filosofia da UCS ministraram 14 oficinas. Entre as temáticas estavam adaptação à velocidade da informação, desconstrução da obviedade da vida, decisões políticas e democracia, educação para a paz, existencialismo e liberdade nas escolhas da vida e profissões na era da inteligência artificial. Pela parte da tarde, além da atividade de perguntas e respostas através do aplicativo Kahoot, também ocorreram atividades artístico-filosóficas como teatro, dança, música, poesia, desenhos e vídeos.
Alguns dos materiais resultantes das atividades artístico-filosóficas:
Pioneirismo
A Universidade de Caxias do Sul é uma das pioneiras do movimento da Olimpíada de Filosofia no Brasil. A primeira edição estadual foi realizada em 2008, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), em Porto Alegre. Desde 2010, a UCS passou a sediar o evento anualmente em seu Campus-Sede, sob a coordenação do curso de Filosofia da instituição. Diretor da Área do Conhecimento de Humanidades, o professor Vanderlei Carbonara ressalta que a Olimpíada é o principal vínculo do curso de Filosofia da Universidade com a filosofia presente nas escolas. O professor enaltece que a maioria dos professores que hoje trazem seus alunos às atividades são egressos da UCS.
Carbonara evoca o princípio humanístico da UCS e o compromisso na formação de pessoas autônomas, críticas e realizadas para que possam fazer a diferença na sociedade onde elas estão. Por fim, Carbonara destacou a relevância do ensino das Ciências Humanas nas escolas: “É preciso ter clareza que a filosofia, as humanidades em geral, assim como as artes, estão diretamente vinculadas com o projeto de formação de pessoas. Quem prioriza essa formação nas escolas é porque valoriza o ser humano”.
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