quarta-feira, 25 de outubro de 2023

XVI Olimpíada de Filosofia abordou os desafios nas escolhas da vida e reuniu 300 alunos de 13 escolas.

A Universidade de Caxias do Sul realizou na última sexta-feira, 20 de outubro, a etapa regional da 16ª edição da Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul. A atividade reuniu 300 estudantes de 13 escolas de Ensino Fundamental e Médio da Serra Gaúcha e da região metropolitana. Nesta edição, o evento colaborativo e não competitivo levou ao pensamento em preparação para a vida individual e coletiva em sociedade, e às reflexões filosóficas sobre os diferentes aspectos da vida humana, especialmente os ligados às escolhas formativas e à expressão de modos de responder aos desafios apresentados.


Na abertura do evento, os estudantes foram recepcionados no Centro de Convivência por professores caracterizados de figuras históricas da filosofia antiga, moderna e contemporânea, como Sócrates, Hipátia de Alexandria, Immanuel Kant e Hannah Arendt. Após, no Bloco E, professores e estudantes do curso de Filosofia da UCS ministraram 14 oficinas. Entre as temáticas estavam adaptação à velocidade da informação, desconstrução da obviedade da vida, decisões políticas e democracia, educação para a paz, existencialismo e liberdade nas escolhas da vida e profissões na era da inteligência artificial. Pela parte da tarde, além da atividade de perguntas e respostas através do aplicativo Kahoot, também ocorreram atividades artístico-filosóficas como teatro, dança, música, poesia, desenhos e vídeos.









Alguns dos materiais resultantes das atividades artístico-filosóficas:




Desenhos produzidos pelos alunos da escola EETCS


Desenho produzido pelo estudante Gustavo Daniel dos Santos  da escola Firmino Acauan de São Leopoldo


Poesia produzida pela estudante  Vitória Sá Zitto da Escola Cristo Rei de São Leopoldo que fez questão de deixar de presente para o curso de Filosofia da UCS






Pioneirismo

A Universidade de Caxias do Sul é uma das pioneiras do movimento da Olimpíada de Filosofia no Brasil. A primeira edição estadual foi realizada em 2008, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), em Porto Alegre. Desde 2010, a UCS passou a sediar o evento anualmente em seu Campus-Sede, sob a coordenação do curso de Filosofia da instituição. Diretor da Área do Conhecimento de Humanidades, o professor Vanderlei Carbonara ressalta que a Olimpíada é o principal vínculo do curso de Filosofia da Universidade com a filosofia presente nas escolas. O professor enaltece que a maioria dos professores que hoje trazem seus alunos às atividades são egressos da UCS.


Carbonara evoca o princípio humanístico da UCS e o compromisso na formação de pessoas autônomas, críticas e realizadas para que possam fazer a diferença na sociedade onde elas estão. Por fim, Carbonara destacou a relevância do ensino das Ciências Humanas nas escolas: “É preciso ter clareza que a filosofia, as humanidades em geral, assim como as artes, estão diretamente vinculadas com o projeto de formação de pessoas. Quem prioriza essa formação nas escolas é porque valoriza o ser humano”.








Nenhum comentário:

Postar um comentário