quarta-feira, 12 de julho de 2023

Edição 2023 “Desafios nas escolhas da vida: que formação queremos?” INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

    Conforme anunciado anteriormente, a XVI edição da Olimpíada de Filosofia será realizada  durante todo o dia 20 de Outubro de 2023 na UCS, e terá como tema geral “Desafios nas escolhas da vida: que formação queremos?”. 

    Seguindo com a organização do evento, informamos que está previsto para o período da manhã o  momento das tradicionais oficinas com vários subtemas a serem ministrados pelos estudantes do Curso de Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) e do PPGFIL (Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UCS – mestrado e doutorado). Na presente edição, nós estamos estendendo as atividades também para a parte da tarde, porém com a proposta de atividades de caráter artístico filosóficas, com ênfase em temáticas que estimulem à reflexão filosófica, apresentadas por cada  escola participante (a participação nessas atividades da tarde não é obrigatória, ficando a critério  de cada escola participar de todas ou somente de algumas ou somente de uma das modalidades). 

    Abaixo, detalhamos a distribuição e regramento das atividades a serem realizadas em cada  modalidade. Lembramos que as atividades ocorrerão na UCS, nas salas do Bloco E, na sala de Cinema e no Centro de Convivência. 

Programação do evento (presencial) do dia 20/10/2023 

Período da manhã: 

  • 8h30 – Acolhimento às escolas participantes e abertura pelas autoridades acadêmicas 
  • 9h Atividades Olímpicas I: Oficinas filosóficas com temas/questões de reflexão filosófica (ministrantes: estudantes do Curso de Filosofia e do PPGFIL) 
  • 12h – Almoço no Restaurante Universitário (RU) (buffet a quilo no valor de estudante/UCS) ou nas  lancheiras da praça de alimentação/UCS 

Período da tarde: 

  • 13h15 – Apresentação de músicas pelo DAFIL (Diretório Acadêmico de Filosofia) 
  • 13h30 Atividade Olímpica II: competição no aplicativo Kahoot sobre a História da Filosofia (cada escola participante utilizará somente um aparelho celular para poder 
  • participar da atividade – cadastro a ser realizado no período da manhã pelo professor da  escola) 
  • 14h Atividade Olímpica III: modalidades de atividades artístico-filosóficas 

a) Apresentação de peça teatral (duração máxima de 15 minutos) Obs. No palco haverá somente um sofá, uma mesa com cadeiras e dois aramado. 

b) Apresentação de música (tocada e cantada ou somente cantada – individual ou em grupo) duração máxima de 5 minutos 

c) Apresentação de dança (individual ou grupo) – duração máxima de 5 minutos
d) Apresentação de poesia (individual ou grupo) – duração máxima de 5 minutos.

    Observação importante: Independentemente da modalidade, as apresentações deverão abordar temas que promovam a reflexão filosófica. Pode ser produção/apresentação também de autoria própria. Não será permitida a participação da mesma escola com mais de uma apresentação por modalidade. Haverá em cada modalidade uma comissão de jurados que vão avaliar e atribuir uma nota para efeito de classificação. 

    A participação será por adesão de cada escola, com inscrição prévia a ser realizada até a data de  30 de setembro, informando em quais modalidades competirá. Não haverá custos de inscrição. 

16h – Entrega dos prêmios/brindes aos vencedores e participantes 

16h30 – Encerramento. 

Coordenação 

Prof. Dr. Idalgo José Sangalli 

Prof. Dr. Lucas Dalsotto 

Prof. Dr. Vanderlei Carbonara 

Contato para esclarecimentos e inscrições: ucsolimpfil@gmail.com 

Portal de divulgação da Olimpíada de Filosofia: filescola.blogspot.com  


Nenhum comentário:

Postar um comentário