O
único bem é o bem moral, logo, aquilo que deriva de uma deliberação humana pela
via racional, através da sabedoria e/ou da virtude. Para o estoicismo a razão é
uma faculdade superior em detrimento das paixões, dos prazeres efêmeros/corporais.
Se abster de certas volúpias é dar mostras de superioridade, de elevação, uma
vez que o supérfluo está ao nosso alcance facilmente.
A virtude, por sua vez, requer
esforço e esmero. Não é algo que obtém a
priori. Sendo a filosofia uma amiga da sabedoria esta pode auxiliar em tal
tarefa. Nesse sentido, a virtude, a razão, a sabedoria, a filosofia são atividades
fundamentais da formação humana. Cada qual a seu modo e tempo. A técnica é
outra ferramenta que está ligada a esta formação, não obstante, é de caráter diferente
das anteriores, pois, se efetiva num nível mais prático, tendo uma finalidade
mais imediata e utilitária. Desse modo, está ligada a resolução de problemas repentinos
de tal modo que não necessita de grandes reflexões éticas e morais. Construir uma ferramenta
para um trabalho especifico pode ser exemplo disso.
Não
obstante, quanto aos demais aspectos a questão se complexifica. Em virtude de
estarmos tratando de preceitos morais da formação humana. Tudo quanto envolve
uma ação coletiva tende a gerar discussão. Sêneca irá efetuar certas distinções
quanto à gradação sobre a posição da virtude em detrimento da sabedoria, por
exemplo. Se estas seriam equivalentes ou não, de forma a especificar suas
diferenças. Não temos esta pretensão, em que pese nossa linha de investigação possui
um caráter mais geral. Desse modo, buscando os principais aspectos que corroboram
para a formação humana. Contudo, um trabalho a longo prazo exige maior
especificidade, tendo em vista firmeza não posição teórica adotada por meio da
completude do tema.
A
razão é uma espécie de fundamento geral; a virtude é a faculdade da constância;
a sabedoria é o deliberar com perfeição; cabe ressaltar que uma função não omite
a outra, posto que elas se harmonizam. Nesse âmbito uma decisão jamais é unívoca,
por envolver, se não todas, a maioria dessas atividades humanas, a saber, a
virtude, a razão, a sabedoria, a técnica, a filosofia. O que ocorre sim é a
sobreposição de algum preceito em relação a outro.
Nesse sentido posso ser exímio numa técnica agrícola,
como o plantio de trigo e sua produção, de forma a controlar as pragas, colocar
a quantidade certa de adubo, regular o número de sementes por espaço, e por ai
segue. No entanto, quanto e elementos sábios e virtuosos têm a chance de ser um
depravado. Isso mostra que as funções humanas mesmo que contíguas, também se
afastam caso não haja boa deliberação pelo sujeito. Tentar utilizar de todas as
faculdades e habilidades humanas é de antemão uma possibilidade de sucesso.
O que a fortuna tem de interferência
nisso? O acaso promove a possibilidade de escolha por vários caminhos, ao passo
que a escolha primeira é de caráter individual, o que não necessariamente ocorre
com a cadeia de causas emergentes a partir daí, visto que envolve outros
sujeitos e fatores contingentes. Como e de que forma agir dando-se conta disso não
é tarefa simples em virtude de envolver deliberação e assunção por vezes simultâneas.
Ser artista de si implica em se constituir nesse caos ordenado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário