terça-feira, 4 de outubro de 2016

Relatos dos alunos da escola São Caetano sobre a IX etapa regional da olimpíada de filosofia na UCS

 No dia 16/09/2016 foi realizada a IX etapa regional da olimpíada de filosofia na UCS. O tema trabalhado foi: ”Que ações transformam o mundo: Como nos relacionamos com ele e com nós mesmos?”.

 O título da minha oficina foi: “Sobre a felicidade”. Procurei estabelecer uma relação entre o conceito de Eudaimonia, apresentado por Aristóteles na obra “Ética a Nicômaco”, e o tema proposto.
 Em uma tentativa de conscientizar os alunos de que as ações que transformam o mundo são as boas ações, as virtuosas, que são dignas e aprazíveis em si mesmas por serem boas.
 Devo destacar de uma maneira bastante limitada esta experiência, talvez por ter sido uma das minhas primeiras produções em sala de aula, fui dominado por algo profundamente novo, e é a isto que me refiro como limite. Tentar transpor esta experiência é limita-la em palavras que jamais expressarão os sentimentos daquele momento.
Trabalhar na sala de aula com algo desse nível foi uma escolha minha, conhecer formas diferentes de observar o mundo e discutir a respeito do que é melhor para ele. Escolhi fazê-lo, dedico meu tempo e minha vida a esta escolha, e não há nada comparável a certeza da opção escolhida, sendo concretizada e confirmada em um só momento.
 Desenvolver esta oficina custou-me tempo e disposição, jamais terei esse tempo novamente, mas em compensação recebi algo incomparável. Ver os alunos participarem, e a cada minuto ficarem mais e mais interessados, fez com que eu percebesse o porquê estou aqui, por que escolhi essa profissão. Sem dúvida alguma posso afirmar, não há arrependimentos.
 A impressão que tive da recepção dos alunos foi boa, eles se interessaram em participar e entender o que foi deixado por Aristóteles, fizeram críticas, destacaram semelhanças e diferenças com o que já conheciam. E por fim compreenderam a minha proposta de relação entre o tema da olimpíada e o conceito de Eudaimonia de Aristóteles.

 Na fala de Ellen Caroline de Lima, estudante do colégio São Caetano que participou da oficina: “Sobre a felicidade” encontramos pontos positivos destacados por ela:

 - Esta experiência me permitiu conhecer novos colegas, novos professores e ver novos pontos de vista aonde trabalhamos em grupo de maneira produtiva. Pude me posicionar e falar o que eu penso a respeito daquele conteúdo, e percebi a importância de manter a mente aberta, o que gerou, como consequência, certa expansão do meu conhecimento.

 Daniele Buffon do São Caetano participou da oficina: “Eu mudo o mundo” e também destacou detalhes positivos a respeito das olimpíadas:

 - A experiência foi fantástica, diferente das aulas que temos na escola, construímos algo e aprendemos a pensar em iniciativas para mudar o mundo junto com colegas diferentes de outras escolas.

Natália Fabricio Dallegrave do colégio São Caetano participou da oficina: “Eu mudo o mundo” e nos conta como foi sua experiência:

- A respeito das olimpíadas devo destacar a parte que nos levou a questionar o que já conhecemos, o que temos definido como certo. Percebemos a necessidade de questionar o nosso pensamento e ver novos pontos de vista.

 Paloma Nascimento do São Caetano que participou da oficina: “A experiência absurda de existir” também deixa sua fala:

- A oportunidade de questionar o que já se conhecia me fez perceber como temos uma série de coisas que nos são impostas e que não necessariamente deveriam ser dessa maneira. No debate sobre ter ou não filhos, vi como nos sentimos obrigados a tê-los, pela maneira cíclica e monótona que vivemos às vezes agimos automaticamente sem pensarmos se é isso realmente o que queremos.

 Fátima Tonello Primo do Colégio São Caetano participou da oficina: “Eu mudo o mundo” e nos deixa o seguinte comentário:
- A pré- olimpíada nos permitiu produzir algo construtivo, os colegas mostraram bastante interesse e também vimos novos métodos de expor nossas ideias.  Pude mudar minha maneira de pensar ao ver esses novos meios de ver o mundo.

 E muitos outros comentários como o de Gabriel Bremstropp, Henrique de Oliveira e Fernando Becklin do colégio São Caetano se resumem nas seguintes palavras:

- Refletir melhor com pessoas diferentes;

- Discutir e explanar perguntas e duvidas;
- É necessário que tenhamos essas oportunidades para não ficarmos fechados ao mundo;

 Todos os alunos fizeram a mesma crítica sobre o tempo das olimpíadas, e pediram para que nas próximas olimpíadas esse tempo fosse aumentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário