segunda-feira, 7 de março de 2016

PIBID: "Tem que continuar"

Com o retorno das aulas no colégio São Caetano, fomos questionar os estudantes para saber se eles estavam a par da situação do PIBID. Nos últimos dias houve instabilidade de informações do próprio MEC em relação ao PIBID, inclusive com o comunicado de um ofício que resultaria na impossibilidade de continuidade do PIBID/Filosofia/UCS. E isso pegou tanto os bolsistas quanto os alunos do colégio de surpresa.
“Deveria continuar.” Foi uma frase dita por vários alunos do segundo ano do Ensino Médio. Quando questionados por que seria importante manter o programa, as respostas foram variadas. Todas as respostas reforçaram aspectos positivos do trabalho que vem sendo desenvolvido desde março de 2014. “O PIBID faz a ligação entre a teoria e a prática. O PIBID mostra a realidade em sala de aula”, disse William, do segundo ano. O estudante também definiu o grupo de atuação como carismático e isso foi um dos fatores que ajuda o sucesso do projeto na escola.
“Tem que continuar.” É a opinião de João, do terceiro ano, que julga o trabalho realizado junto aos alunos como “construtivo”.
O que se percebe passando um tempo com os alunos, durante um intervalo, é como eles têm curiosidade em saber qual será a próxima atividade do PIBID na sala de aula. Fica nítido quando os alunos vêm até os bolsistas e perguntam sobre a possibilidade de determinada atividade.

O programa é para eles um momento no qual tudo aquilo que veem em sala de aula não fica lá ou no caderno. Eles possuem uma vontade de participar de algo diferente. E o programa atende esta demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário