sábado, 19 de dezembro de 2015

E mais um ano de Pibid se encerra na Escola São caetano!



Pois é pessoal, o fim do ano está perto. Alunos que estão concluindo o Ensino Médio já começaram a se preparar para o vestibular. Outros alunos ainda estão preocupados em recuperar suas notas. Mas a maioria já esta em clima de descanso e celebração.

Já nesse meio clima de festa e encerramento escolar, no dia 16 de Dezembro, o grupo Pibid-Filosofia-UCS pensou em organizar um encontro com os estudantes de Ensino Médio da Escola São Caetano, para que os alunos da turma 101 e o Pibidiano Andrew Moura pudessem descrever suas experiências no projeto Colocando a Solidariedade em Prática. Além disso, o grupo do Pibid aproveitou esse encontro para discutir e ouvir os alunos sobre como foram as atividades desse ano com o Pibid e o que o grupo poderia melhorar para o ano que vem. Assim, esse encontro pode servir como uma grande síntese de todo os trabalhos do ano e um bom momento para interpelar os estudantes no que deu certo e no que não deu certo.


Falando sobre o ano e a atividade da turma 101!

Para os leitores mais desinformados. O Pibid Filosofia UCS deu início esse ano em oficinas que trabalhassem a diferenciação entre solidariedade e caridade. E por isso, pensou-se esse ano, em organizar encontros com os alunos da escola à instituições onde se pudesse fazer um trabalho solidário. Aliás, encontros esses, que promovessem os alunos a serem mais ativos em suas construções de conhecimento social. Não foi possível ter acontecido todos os encontros que se premeditou, no entanto, A turma 101 e o pibidiano Andrew Moura conseguiram realizar suas atividades satisfatoriamente. Essa galera fez a primeira visita na instituição da Associação de pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, ainda no mês de Agosto. E posteriormente, voltaram à instituição para realizar uma atividade divertida com os alunos e realizadores do lugar.



Sobre as atividades da turma 101 na APAE!


Pelos relatos dos alunos da 101, da professora Tenisa e do pibidiano, Andrew, as atividades na APAE foram um sucesso. Houve muita diversão, festa com fantasia, música e dança. Em algum momento da manhã, a professora Tenisa chegou a comentar que os trabalhadores dessa instituição não gostam de receber alunos de escola, pois temem que os alunos sejam desrespeitosos com os alunos excepcionais. No entanto, pelos relatos dos alunos e da própria professora, o que se percebeu é que essa atividade fez muito bem tanto aos envolvidos da APAE, quanto aos alunos da escola São Caetano. Cabe destacar também, que os alunos da turma 101, participaram desse projeto porque realmente sentiram vontade de conhecer e ser solidários com a instituição. A programação se realizou no contra-turno escolar, e por isso quem participou, participou de boa vontade.


Pois é, pelo visto os shows foram regados á musicas famosas, tendo, inclusive, os alunos da APAE como primeiros cantores. Pode se entender pelos relatos dos alunos, que Diversão e Emoção talvez foram as palavras que melhor possam classificar esse projeto.
Parabéns mais uma vez á turma 101, ao Andrew e a professora Tenisa pelo belo trabalho.

Sobre o Fechamento do ano na Escola São Caetano!

Mais um ano que se fecha, mas a equipe do Pibid não podia encerrar o ano sem saber o que os alunos do São Caetano acharam sobre as atividades do Pibid desse ano de 2015. O primeiro aspecto que os alunos elencaram, é que a turma Pibid é uma "Turma Legal" e que eles gostariam que pudesse haver mais visitas do grupo à escola. Pelo visto, muitos alunos conseguiram formar bons vínculos com os bolsistas e gostariam de poder ter o grupo mais próximo á eles por mais dias no ano. Sabe-se que muitas das atividades programadas para o ano, como os projetos solidários com todas as turmas de Ensino Médio, não puderam se realizar não só devido á redução monetária do projeto Pibid, mas também ao acúmulo de atividades que o programa exerceu frente ás Olimpíadas de Filosofia de 2015.
Aos alunos da Escola São Caetano. Seus apelos com certeza foram ouvidos por nós. Ficamos muito gratos, pela boa recepção e valorização que voces, alunos, têm e tiveram conosco. Caso o projeto ainda esteja de pé ano que vem, procuraremos estar mais presente com voces.

Valeu gurizada!
Equipe Pibid-Filosofia-UCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário