quinta-feira, 30 de abril de 2015

Formação dos Professores: O desafio está lançado...

Formação dos Professores

O desafio está lançado, embarque nessa aventura em prol ao aprimoramento e renovação do âmbito educacional.

Elaborado por: Viviana Furlan*


Venha apreciar conosco alguns momentos de mais um dia em que os bolsistas do PIBID deram um show de criatividade, fazendo acontecer. Foram duas datas especiais, 09 e 10 de abril de 2015, dedicadas à revelação expositiva aberta de suas experiências, contendo uma rica síntese das vivências vinculadas ao longo desse primeiro ano do projeto e nas mais diversas áreas.
Exposição esta, amplamente construtiva, tanto individual, quanto coletiva, pois buscou mesclar aos diferentes elementos, recheados não somente de teorias, mas de muita prática, ao proporcionar um encontro dialógico entre as mais variadas licenciaturas e suas atividades.
Aqui você está convidado a conhecer detalhes que marcaram este primeiro ano de eventos e co-criações do PIBID/UCS no âmbito educacional e formativo. Faça esta viagem acompanhado pelo olhar dos bolsistas de Filosofia que constituíram ao nascer e desenrolar deste promissor projeto. Foram assim, imersas em questionamentos e trocas de experiências, estas duas manhãs e tardes de muita cooperação e diálogo entre as partes que compuseram este cenário dedicado à formação de professores e à pesquisa de potenciais ferramentas para um ensino significativo.
Rompendo moldes ou tradições padronizadas com muito envolvimento e estudo, desvalorizando a ideia de estagnação ou dependência do saber a outrem no processo de aprendizagem ininterrupta. Isso tudo foi possível ao promover à práxis e ao movimento interrelacional com aberturas, tanto de postura docente, quanto discente. 
Assim, somos todos convidados a reconhecer junto a todas as responsabilidades envolvidas nesta vivência de troca de papéis, a necessidade da assunção de compromissos frente à manutenção da ideia de necessidade de uma contínua formação, visto que esta não se desabrocha sozinha, mas precisa ser semeada...
Então, seja bem-vindo a este grupo e sinta-se livre a participar, interagir e contribuir com estas nossas sementes iniciais.... 

*Bolsista integrante do projeto PIBID/UCS - Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário