segunda-feira, 6 de maio de 2013

VI Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul


Prezados professores e estudantes de Filosofia, prezados gestores educacionais, prezados simpatizantes e colaboradores da formação filosófica, neste ano de 2013 teremos a 6ª edição da Olimpíada de Filosofia do RS.
Após cinco edições com a etapa final sediada em Porto Alegre (PUC-RS por três anos, Colégio Rosário e Colégio Americano), a comissão organizadora optou por diversificar a cidade sede. Considerando o alto nível de envolvimento do Colégio Divino Mestre nos últimos anos, optou-se pela cidade de Paraí para sediar esta edição de 2013. Outro aspecto que merece destaque é que pela primeira vez a Olimpíada será organizada por uma instituição pública de ensino. Isso tornou-se possível mediante o grande envolvimento da comunidade escolar.
Considerando que esta edição da Olimpíada de Filosofia acontecerá na região da Serra Gaúcha, penso que seja um  momento importante para ampliar a participação das escolas da região.
Convido a todos os professores de filosofia - e demais professores interessados na formação filosófica - a lerem com atenção as orientações disponíveis no site da Olimpíada. Em cada escola é importante analisar as melhores formas de envolvimento com o tema da Olimpíada de Filosofia.
Para este ano o tema escolhido é: "Que conhecimento é possível na era das incertezas?"
Como nas edições anteriores, o tema é amplo e permite diversas abordagens. Estudos sobre a ciência e sua validação, as questões pós-moderas e as incertezas morais geradas pela laicização da sociedade atual são algumas das abordagens possíveis. Somente nessa descrição pode-se perceber temáticas de Teoria do Conhecimento, Metafísica e Ética que podem suscitar excelentes reflexões nas aulas e produções dos estudantes.
Nos próximos dias voltarei a escrever com mais orientações.
Por ora peço atenção especial ao site da Olimpíada e os encaminhamentos para viabilizar a participação de estudantes em Paraí. Tenho certeza que o Colégio Divino Mestre receberá a todos com grande alegria.
Endereço eletrônico de chamada da VI Olimpíada de Filosofia do RShttp://www.olimpiadadefilosofia.org/6ofrs2013/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário