quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Olimpíada de Filosofia: uma oportunidade para a boa filosofia feita por jovens!


Olá a todos que acompanham o nosso Filescola! Aliás, tenho acompanhado os acessos ao Blog e percebo a cada dia que ele está sendo bastante visitado. Já temos vários parceiros divulgando-o.
Quero aproveitar para falar um pouco da experiência que vivemos na UCS no último sábado, dia 25/09: a etapa regional da III Olimpíada de Filosofia do RS.
Contamos com a presença de quase 60 jovens estudantes de Ensino Médio, com seus professores, e o apoio de 11 estudantes de Filosofia da UCS (em curso e já formados também). Mas na verdade a atividade de sábado foi só um capítulo de uma história maior. E quero falar da história mais completa para depois chegar no "sábado".
Nas escolas participantes os professores apresentaram aos estudantes o tema do Olimpíada: É preciso saber viver? O que precisamos saber para cuidar da vida? A partir dessa temática aconteceram debates, estudos mais aprofundados e com isso os estudantes foram desafiados a produzirem seus trabalhos e assim responderem à questão central.
Eis a questão: o professor não ensinou qual é a resposta certa para o questionamento. O professor possibilitou aos estudantes construírem respostas a partir de referenciais. Os estudantes é que foram os "pensadores" e assim fizeram da aula de filosofia uma experiência de pensamento filosófico.
Eis o grande mérito: criar condições para filosofar!
Esse é o foco das aulas de filosofia no Ensino Médio: aprender a filosofar.
Mas isso não é fazer qualquer trabalho e já sair apresentando. É buscar subsídios para construir trabalhos que possam ser justificados e sustentados num debate mais aprofundado. Filosofar é pensar, mas não é pensar de qualquer jeito (afinal, para pensar de qualquer jeito não é preciso ter aulas de filosofia, nem de sociologia, nem de matemática, nem....). Filosofar é aprender a pensar surfando por conceitos, agarrado na crítica e numa estrutura lógica. Aí sim é pensar, e pensar filosoficamente.
E os alunos que participaram da etapa regional da Olimpíada de Filosofia viveram esse processo nas escolas.
Agora sim vou falar do "sábado"!
O dia 25/09 - o "sábado" - foi festivo. Foi momento de mostrar a cara e apresentar os trabalhos (alguns de cunho mais teórico e outros de cunho mais artístico, com direito a projeções de argumentos até apresentação ao vivo de banda). E a alegria com que esses estudantes apresentavam suas produções mostra uma coisa fantástica: como é prazeroso filosofar! E essa experiência demonstra que é possível tornar realidade o que um amigo meu utilizou como título de um livro didático de Filosofia: Filosofia com Jovens (o autor chama-se Sérgio Mayer). Realmente, nossas aulas não precisam ser apenas filosofia para jovens, mas podem e devem ser filosofia com jovens.
Prezados professores de Filosofia: está aí um modo muito bom de desenvolvermos nossas aulas de Filosofia no Ensino Médio.
E a Olimpíada? Ela continua. Dia 16/10 teremos a etapa estadual. E em novembro uma atividade internacional... E ano que vem tudo recomeça. Conheça a Olimpíada de Filosofia: http://olimpiadadefilosofia.blogspot.com

Deixo meus votos de boas aulas de Filosofia.
Vanderlei Carbonara

Nenhum comentário:

Postar um comentário