sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DEVIR-CRIANÇA DA FILOSOFIA: INFÂNCIA DA EDUCAÇÃO

Abaixo seguem informações sobre importante evento para todos os interessados pelo ensino da filosofia. As informações que constam foram recebidas da organização do evento. Para contatar a organização utilize o e-mail indicado: infancia@filoeduc.org

Att.
Prof. Vanderlei Carbonara

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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – EDU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PROPED
NÚCLEO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS DA INFÂNCIA – NEFI

V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

DEVIR-CRIANÇA DA FILOSOFIA: INFÂNCIA DA EDUCAÇÃO

08, 09 E 10 DE SETEMBRO DE 2010 RIO DE JANEIRO, BRASIL

SENTIDO:
Os Colóquios Bianuais Franco-Brasileiros já têm uma rica história: Em junho de 2002, teve lugar na UERJ o I Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, «O valor do mestre – igualdade e alteridade na educação», com a presença, dentre outros convidados, de Jacques Rancière e o lançamento de seu livro O mestre ignorante. A segunda edição do colóquio, em novembro de 2004, foi organizada sob o tema “O devir-mestre: entre Deleuze e a Educação”. A terceira edição do Colóquio fez homenagem ao filósofo francês Michel Foucault, nos 80 anos de seu nascimento. O IV Colóquio deixou de ter um filósofo como tema central e passou a ter uma temática. Nessa ocasião foi: “Filosofia, aprendizagem, experiência”. Este V Colóquio mantém a ênfase temática mas, como reconhecimento ao seu crescimento e extensão, passa a ser Internacional e não apenas Franco-Brasileiro. Assim a temática do V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO É “DEVIR-CRIANÇA DA FILOSOFIA: INFÂNCIA DA EDUCAÇÃO”.
Os principais objetivos do Colóquio são: a) Firmar o intercâmbio regular entre pessoas e instituições nacionais e estrangeiras com contribuições de relevância para a área de Educação, em torno a temas cruciais para a atualidade da filosofia da educação e, em particular, para a temática da infância; b) Propiciar uma interlocução entre a filosofia contemporânea e o campo educacional explicitando : 1) Sua continuidade frente às tradições clássicas da filosofia ; 2) Sua capacidade de consolidar e ao mesmo tempo recolocar os problemas da filosofia da educação através de problemáticas que lhe são específicas; 3) Suas ligações com reflexões feitas no campo da filosofia da educação no Brasil; c) Mostrar que a reflexão filosófica concernente à educação tem efeitos significativos sobre os modos de ensinar, educar e formar a infância; d) Contribuir para consolidar o campo dos estudos da infância e, a uma só vez, examinar e problematizar o conceito de infância que perpassa o discurso educacional; e) Fortalecer a formação de professores sensíveis à infância, o que tem aqui dois sentidos: um mais literal, ligado à primeira etapa da vida, o outro, diz respeito a uma figura sem idade, transformadora e criadora da experiência.

PROGRAMAÇÃO (CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZÁ-LA MELHOR)
















TEMAS:

01. Infância, arte e educação
02. Outras infâncias - devir-criança
03. Ensino de filosofia e infância
04- Devires do aprender e do ensinar
05. Infância: política? História? Geografia?


SESSÕES TEMÁTICAS:
a) Teóricas – apresentações de duas Comunicações dentro de um mesmo Tema e debate (60 minutos);
b) Práticas – apresentações individuais de Oficinas ou de Relatos de Experiência de forma interativa com os participantes e debate (60 minutos).

CHAMADA DE TRABALHOS:
As propostas para apresentação de trabalhos podem ser de dois tipos:
- comunicação – apresentação de pesquisa relacionada a um dos Temas e debate (30 minutos);
- oficina – atividade prática ou apresentação de experiências relacionadas a um dos Temas e debate (60 minutos).

Nos dois casos, as propostas devem incluir título, nome(s) do(s) autor(es), instituição de origem, e-mail para contato, resumo ampliado (entre 500 e 700 palavras) e um dos temas do evento. Cada proponente só pode apresentar um trabalho e ele pode conter até 03 autores. O envio das propostas deve ser feito por correio eletrônico, para o endereço infancia@filoeduc.org, em arquivo anexo tipo .doc ou .rtf, até o dia 12 de abril. O nome do arquivo deve conter: o nome do(a) autor(a); a inicial do sobrenome do(a) autor(a); as expressões “Ofic”,para Oficina e “Comu” para Comunicação. Exemplo: “BeatrizOComu.doc” A resposta às propostas será dada até o dia 12 de junho. O Comitê Acadêmico do Colóquio selecionará até 105 trabalhos entre comunicações e oficinas. O texto completo das propostas aceitas deve ser encaminhado ao Comitê até o dia 12 de agosto para publicação nos Anais em CD-Rom do Colóquio.

INSCRIÇÕES:

- até 12 de abril.
Valores: R$ 40,00 (estudantes); R$ 80,00 (professores).
- entre 13 de abril a 08 de setembro.
Valores: R$ 50,00 (estudantes); R$ 100,00 (professores).


Forma de pagamento:
Favorecido: Fernando Felipe Duarte;
Depósito Banco do Brasil;
Agência: 0087-6;
Conta Poupança: 28.013-5;
Variação: 01.

Enviar comprovante para Secretaria do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPed) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
a/c Walter Omar Kohan.
Endereço: Rua São Francisco Xavier, nº. 524, sala 12.037, bloco F, Maracanã. CEP: 20.9-900, Rio de Janeiro. RJ.

Um comentário:

  1. Expressivo e altamente intelectualizado este blog, estarei seguindo.
    wwwverdadespedagogicas.blogspot.com

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