quinta-feira, 1 de junho de 2017

Segunda-feira

Segunda-feira passada, na escola São Caetano, tivemos uma oficina filosófica diferente com a turma 301. Dando seguimento ao projeto Literatura e Filosofia do nosso grupo, o autor abordado em sala de aula foi o escritor russo Fiódor M. Dostoiévski. Como proposta, a obra "Memórias do Subsolo" relacionada com problemas contemporâneos. Afinal de contas, por que a opinião do outro exerce tanta importância sobre nosso agir? Diante do outro, as vezes parecemos nos mostrar de formas diferentes daquilo realmente somos. Já parou pra pensar?
Assistimos alguns trechos da série "13 Reasons Why", do serviço de streaming da Netflix, relacionados com a temática. Num deles uma personagem tem medo daquilo que os outros poderiam pensar sobre ela, e por isso acaba prejudicando quem está ao seu redor. A série estava na ponta da língua de muitos estudantes, o que favoreceu o grupo na hora da conceitualização. 
Tentamos relacionar a obra com a vertente filosófica do Existencialismo. O personagem anti-herói de Dostoiévski reflete sobre sua existência e a existência daqueles que estão ao seu redor. Sobre o mundo e a humanidade. Por que então decide ser recluso da sociedade? Na série a questão é outra. Todavia ela não distancia-se do problema do outro. O outro que é livre, que não sou eu, que vê tudo diferente.
A oficina foi a estréia da colega e nova bolsista Caroline Franchesca numa atividade do PIBID no São Caetano. Um início de semana cheio de novidades. E amanhã tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário