domingo, 26 de março de 2017

Você conhece a Antropologia?

A antropologia surge como ciência em meados do século XVI com a expansão colonial européia. Rousseau e Hobbes mais tardiamente formularam duas percepções importantes sobre o ser humano. O primeiro vê o homem como bom e a sociedade o corrompe, já o segundo entende que o homem é naturalmente mal e a sociedade o “acerta” por meios deontológicos ou legais. Mas o que é Antropologia? É uma ciência que se caracteriza por fazer todo um inventário das culturas, dos povos, das etnias e sociedades que existem ou existiram. No sentido que busca igualmente elucidar as diferencias e peculiaridade de cada cultura, de modo a não buscar um “certo”, mas, sobretudo, registrar o que se percebe.                                  
A transmissão, o condicionamento, os padrões, a estrutura de relações sociais, a interdependência entre sujeitos e coletivos, a diferenciação entre natureza e cultura, são aspectos relevantes do trabalho antropológico. Em que medida uma raça pode ser considerada verdadeira ou é por outra via muito mais uma construção histórica é outra questão ligada a esse trabalho. Em última medida a antropologia não busca apenas o fato, o evento em si que os seres humanos estão envolvidos, porém, sobretudo, o que os fez estar ali, como e porque fizeram aquilo, se foi um fator cultural, biológico, social, étnico, intelectual. A diversidade humana pode não ser sinônimo de atraso, em que pese uma forma nova de viver.                        
O antropólogo possui três funções essenciais. Primeiro, sua maior ocupação é a etnografia quando efetua a descrição de um povo. Segundo, trabalha com e etnologia que se delimita a descrever e a comparar dois povos. E, por fim em terceiro lugar sua referência principal é a antropologia, a qual analisa vários povos a nível local e inventaria isso, formula questões reflexivas sobre tal experiência. Nesse âmbito, o ofício do antropólogo se da através de pesquisas indutivas, in loco (no local), para um nível mais geral. Em outra medida, ele se interessa por alguma problemática social e decide estudar as características daquilo. Para isso irá formular hipóteses, entrevistas, questionários, teorias e ajudar na escrita da história.                       
Um problema importante na antropologia é o etnocentrismo. O qual significa colocar uma cultura como centro de tudo, a mais notável e elevada. Historicamente isso se verificou com o arianismo de Hitler, por exemplo. Contudo, não é preciso tanta complexidade para entender tal questão, pois, com efeito, quando defendo que “o sul é meu pais”, também estou valorizando o etnocentrismo, uma vez que esta cultura sulista seria melhor que o restante do país “preguiçoso”. Isso se opõe ao multiculturalismo, visto que esse possui a diversidade cultural como valor. 
A antropologia possui relação com a filosofia no sentido que as duas não buscam apenas os fatos humanos, mas, uma explicação destes, suas justificativas. Com métodos de pesquisa bastante práticos a antropologia vai a campo observar os diversos grupos culturais existentes, isso depois de uma leitura teórica sobre o tema em questão. Dessa forma a filosofia por outra via pode dar esse suporte teórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário