terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

QUAL O VALOR DA VIDA BOA?

VIVER BEM E TER UMA VIDA BOA SÃO DOIS TEMAS IMPORTANTES NO QUE TANGE AS RELAÇÕES HUMANAS, SEJA CONSIGO MESMO OU EM RELAÇÃO À OUTREM, QUE REQUEREM UMA CERTA DISTINÇÃO. TER UMA VIDA BOA SIGNIFICA FALAR EM CONDIÇÕES PRÓS QUE TENDEM A AUMENTAR A QUALIDADE DA EXISTÊNCIA DO SUJEITO, POR SUA VEZ VIVER BEM SERIA UM ESTÁGIO EM QUE A PESSOA NÃO APENAS TEM CONDIÇÕES MATERIAIS, FÍSICAS, PSÍQUICAS, MAS, SOBRETUDO, AS UTILIZA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL DE ACORDO COM SUAS POTENCIALIDADES. ISSO SEM SE OLVIDAR DA ÉTICA E DA MORAL, DE TAL MODO QUE A ÉTICA SEJA UM REFERENCIAL PARA SEUS PRINCÍPIOS, ENQUANTO A MORAL A AUXILIE NA CONVIVÊNCIA COM A SOCIEDADE, OU PODEMOS CHAMAR DE AGIR MORAL.                                       
  ESSA VIDA DEVE SER BOA NO SENTIDO MAIS CRÍTICO, A QUAL O SUJEITO SE ORGULHE DE TER VIVIDO, RESSALTANDO O PERCURSO, A CAMINHADA, COMO FATOR DE DESTAQUE, E, NÃO SIMPLESMENTE UM ÊXITO FINAL. VIVER CADA MOMENTO COMO LHE FOR POSSÍVEL, EM QUE PESE UMA VIDA INTEIRAMENTE BEM VIVIDA SÓ SE CONSEGUE POR MEIO DE UMA TRAJETÓRIA. AINDA, DE ACORDO COM A RESPONSABILIDADE QUE DEVEMOS TER POR CADA SER HUMANO EM SUA PRÓPRIA PESSOA, NÃO SIMPLESMENTE PORQUE O OUTRO PODE SER UM EU NUMA PRÓXIMA SITUAÇÃO, NÃO OBSTANTE, DEVIDO AO FATO DE QUE AQUILO É O CERTO E AGINDO ASSIM ESTAREI FOMENTANDO UMA ÉTICA E MORAL DIGNA DE REVERÊNCIA E PASSÍVEL DE PRAZER.        
UMA REALIZAÇÃO NÃO RECONHECIDA CERTAMENTE NÃO TORNA UMA VIDA BOA RUIM, MESMO QUE UM OBJETIVO NÃO TENHA SIDO PROPRIAMENTE ALCANÇADO, VISTO QUE A PERFORMANCE DO SUJEITO FOI BOA, BASTA QUE ELE TENHA CIÊNCIA DISSO E VIVA SUA VIDA COMO UMA OBRA DE ARTE, E, PORTANTO, ABERTA A INÚMERAS POSSIBILIDADES. NESSE SENTIDO, SE PREOCUPAR EM TER A TODO PANO UMA VIDA BOA SEM QUE ISSO ESTEJA ALIADO AO VIVER BEM É UM ATO QUE NÃO LEVARÁ A CONTENTAÇÃO, VERIFICADO NUM MOMENTO DE REFLEXÃO FINAL NO SEXAGENÁRIO DA EXISTÊNCIA. MAS, FICA A PERGUNTA DE O PORQUÊ UMA VIDA BOA NÃO PODE SER COMPLETA NELA MESMA DE ACORDO COM A RESPONSABILIDADE POR MIM E PELO OUTRO NUM REGIME DE PRAZERES?  FUGINDO DA IDEIA DE UMA ETERNA FELICIDADE NUM MUNDO ALÉM.                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário