quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Mito de Prometeu

A partir dos escritos deixados por Hesíodo foi dada a Prometeu e a seu irmão Epimeteu a tarefa de criar os homens e todos os animais. Epimeteu ficou encarregado da obra e Prometeu encarregou-se de supervisioná-la. Na obra, Epimeteu atribuiu a cada animal os dons variados de coragem, força, rapidez, sagacidade; asas a um garras a outro, uma carapaça protegendo um terceiro, etc. Porém, quando chegou a vez do homem, formou-o do barro. Mas como Epimeteu gastara todos os recursos nos outros animais, recorreu a seu irmão Prometeu. Este então roubou o fogo dos deuses e o deu aos homens. Isto assegurou a superioridade dos homens sobre os outros animais. Todavia o fogo era exclusivo dos deuses. Como castigo a Prometeu, Zeus ordenou Hefesto que o acorrentasse no cume do monte Cáucaso, onde todos uma Águia dilacerava seu fígado que todos os dias, regenerava-se. Esse castigo deveria durar 30 000 anos. 

 Prometeu foi liberado do seu sofrimento por Hércules que, havendo concluído os seus doze trabalhos dedicou-se a aventuras. No lugar de Prometeu, o centauro Quíron deixou-se acorrentar no Cáucaso, pois a substituição de Prometeu era um exigência para assegurar a sua libertação.

 Hesíodo foi um poeta grego da antiguidade geralmente tido como tendo estado em atividade entre 750 e 650 a.C. por volta do mesmo período que Homero outro grande poeta responsável por duas obras famosas: Ilíada e Odisseia.

 Tratando do mito de Prometeu outro poeta chamado Ésquilo que bebe das obras de Hesíodo e faz algumas alterações indagando, que além de ter roubado a chama dos deuses Prometeu ensinou aos homens as artes da civilização como a escrita, a matemática, a agricultura, a medicina e a ciência. O maior feito do Titã pela humanidade, no entanto, parece ter sido salvá-la da destruição completa.

 Na literatura moderna quando retomado o mito de Prometeu o colocam como figura que representa a vontade humana pelo conhecimento (mesmo tendo que passar por cima dos deuses). A captura do fogo é vista como a busca do conhecimento pela ciência. 

 Após explorar o mito de Prometeu analogamente pode se indagar a respeito dos limites da desobediência do Titã: Quais os efeitos do conhecimento para a humanidade neste momento? Quais os efeitos da tecnologia? A humanidade está mais feliz?
O mundo hoje é um lugar melhor graças a ciência e à tecnologia?

Fazemos compras e navegamos na internet mas, ao mesmo tempo nos sentimos mais vazios, mais sós e isolados uns dos outros do que em qualquer outra época. Tornamo-nos uma sociedade artificial.

 O trabalho é chato; as férias, estressantes.
Nos endividamos nos shoppings para comprar mais coisas e tentar preencher as lacunas em nossas vidas. Não admira estarmos desorientados.

Procuramos um significado... mas que significado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário