segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Estudantes da Escola São Caetano relatam suas percepções sobre a Olimpíada de Filosofia

Equipe da Escola S. Caetano na Etapa Regional, na UCS, dia 18/09.
Passadas as atividades da Olimpíada de Filosofia do RS (dia 18/09 em Caxias do Sul, e dias 02 3 03/10 em Bento Gonçalves) fomos perguntar a alguns alunos e alunas que participaram as suas opiniões, sugestões e seus pareceres. Para alguns a resposta era um simples “foi bom”, mas para outros já havia uma reflexão e um posicionamento.
A aluna Vitória destacou que “o ambiente era ótimo, pois sentia que todos os alunos podiam colocar aquilo que pensavam”. Para Malena o que mais chamou a atenção foi o formato da Olimpíada que favorecia o debate e também que “tinha gente na sala com a mesma idade que a minha e falava como se tivesse vinte anos”.
Kennedy afirmou que os debates da VIII Olimpíada de Filosofia possibilitaram o conhecimento de novos pontos de vista. Segundo ele, a maioria dos participantes não tinha ainda uma opinião formada ao se posicionar diante de diversas questões. Elogiou a banca, dizendo que não previa respostas capazes de instigar tanto o público, o que pontuou como positivo.
Já para Vitor, aluno do primeiro ano, “o que surpreendeu foi o evento ter ocorrido num ambiente religioso e mesmo assim ter dado certo". Essa referência deve-se ao fato de que a OLIFRS aconteceu no Colégio Sagrado Coração de Jesus, que é mantido por uma congregação religiosa e teve a participação direta de irmãs na organização da Olimpíada. Vitor conhece um pouco sobre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Ele pensa em talvez cursar Filosofia e é motivado pelo pessoal do Pibid-UCS. Sugeriu ainda a seguinte pergunta para compor o tema da próxima Olimpíada: “Existe certo e errado?”
Equipe da Escola S. Caetano na OLIFRS, em Bento Gonçalves.
Para alguns surgiram mais dúvidas a partir do momento que tiravam as suas, mas o que não pareceu ser dúvida é que tanto a etapa regional e a estadual da Olimpíada de Filosofia foram a estes alunos prazerosa e inquietante.


                                                                       Texto criado pelos bolsistas do Pibid-UCS Patric Peres e Éverton Luiz*

Nenhum comentário:

Postar um comentário