quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Reflexões sobre a relação entre humanos e animais na Etapa Regional em Caxias do Sul da VIII OLIFRS

*Elaborado por Éverton Luiz e Viviana Furlan




Aconteceu a Etapa Regional da VIII Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e contou com a participação de 9 escolas da serra gaúcha. Os estudantes estiveram envolvidos em diversas oficinas, com temáticas diferentes de cunho filosófico, buscando dessa forma, construir algumas reflexões críticas, preparando o terreno para enriquecer a próxima etapa em Bento, onde seremos acolhidos pela Escola Sagrado Coração de Jesus para dar continuidade a esse momento de crescimento coletivo a partir do diálogo das diferenças que surge deste encontro com o outro, quando em mesma sintonia posta-se diante de nós em total abertura a participar desta construção conjunta.

Com foco no tema geral da Olimpíada “O cuidado com o outro: que diferença isso faz para nossas existências? ”, a oficina “Fala sério! Só porque nasci animal racional precisa carregar superioridade irracional? “, trouxe a seu público algumas ideias de grandes filósofos sobre a relação entre humanos e animais. 

Nessa oficina, foi aprofundado como referencial algumas perspectivas dos filósofos contemporâneos Peter Singer e Gilles Lipovetsky acerca do assunto. Após uma breve passagem pela história, apresentamos diferentes abordagens do que grandes filósofos escreveram sobre o papel dos animais para a existência humana. Com suporte nestas múltiplas perspectivas possíveis revisitadas, o  debate foi novamente trazido em pauta, a fim de repensarmos juntos sobre a importância e o lugar destes entre tantos outros seres contemplados na socialização de todos os temas abordados numa produção teatral feita por cada grupo participante. 

Partindo para esta etapa final, nossos estudantes foram convidados a compartilhar de suas reflexões e ideias mostrando um pouco do que a oficina os provocara ao trazer temas polêmicos sobre conceitos de especismo e hiperconsumismo, com direito a uma nova visão sobre a conceituação de 'pessoa', além da análise da influência destes sobre nosso agir humano, focos altamente debatidos pela galera. Assim, questionamentos, tanto intra como interpessoais não faltaram aqui neste espaço coletivo. E você, qual sua contribuição? o que o motiva a cuidar deste outro? Será que animais fazem parte de uma sociedade do espetáculo? A domesticação é um comércio ou fonte de status? Qual a diferença entre as raças e espécies? Diga-me você também, só porque somos animais racionais precisamos carregar uma superioridade irracional?


*Relato e oficina, ambos produzidos pelos bolsistas do projeto PIBID/UCS - Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário