quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Revista Educação, da UFSM, apresenta "Dossiê sobre Ensino de Filosofia: cenários contemporâneos"

Prezados leitores do Filosofia na Escola, a fim de contribuir com a formação inicial e continuada do professor de Filosofia, segue o link do volume 40, número 1, da Revista Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, com um dossiê especial sobre Ensino de Filosofia.

Abaixo transcrevo parcialmente o editorial:

"A Revista Educação, v. 40, n. 1, jan./abr. 2015, oferece aos seus leitores um Dossiê sobre Ensino de Filosofia: cenários contemporâneos, com sete artigos de pesquisadores nacionais e internacionais [..] Os textos que compõem o Dossiê – Ensino de Filosofia: cenários contemporâneos, e que temos a grata satisfação de apresentar foram produzidos por colegas que há muito vem se dedicando a investigar, problematizar e a atuar n
o campo do Ensino de Filosofia. Suas produções são referências fundamentais para estudantes em formação nos cursos de Filosofia, para mestrandos e doutorandos que se dedicam ao tema e, também, aos professores que atuam com a disciplina Filosofia na escola básica [...] É necessário destacar que cada um dos textos desse Dossiê considera importante o valor formativo da Filosofia para as novas gerações, mesmo que circunscrito ao âmbito escolar, que é permeado de contradições. Por conseguinte, problematizam e procuram apontar possíveis caminhos para o enfrentamento dos desafios de efetivar o exercício de pensamento filosófico no espaço da sala de aula".

Link de acesso direto à Revista e aos artigos: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/issue/view/836/showToc


SUMÁRIO DA REVISTA:

Educação, v. 40, n. 1, jan./abr. 2015

Sumário

Editorial

Editorial – Revista EducaçãoPDF
Elisete Medianeira Tomazetti, Doris Pires Vargas Bolzan, Celso Ilgo Henz9-14
Lo filosófico: la obsesiva e ineludible tensión presencia-ausenciaPDF
Marisa Berttolini15-26
Didáctica filosófica, didáctica aleatoria de la filosofíaPDF
Alejandro Cerletti27-36
Práticas de ensino e formação docente: notas sobre a experiência da Licenciatura em Filosofia da UFABCPDF
Marinê de Souza Pereira, Patrícia Del Nero Velasco37-52
O Ensino de Filosofia como “questão clássica” na tradição do pensamento filosóficoPDF
Filipe Ceppas53-62
Autorreflexão e autonomia do pensar como pressupostos teóricos e metodológicos do Ensino de Filosofia: análise a partir da teoria críticaPDF
Delcio Junkes, Geraldo Balduino Horn63-74
Da História da Filosofia ao Filosofar: alguns desafios no diálogo com o não filosóficoPDF
Elisete Medianeira Tomazetti, Cláudia Cisiane Benetti75-88
O ensino de Filosofia e discernimento no mundo contemporâneo: questões atuaisPDF
Alexandre Filordi de Carvalho89-100

Artigo Demanda Contínua

Estado de conhecimento e questões do campo científicoPDF
Marilia Costa Morosini101-116
Orientação de Estágio: uma experiência na formação de docentesPDF
Karla Marques da Rocha, Ilse Abegg, Eliana Rela117-130
O impulso formativo do pensamento crítico: racionalidade, verdade e constelação.PDF
Mauricio João Farinon131-142
Carneiro Leão: considerações acerca da sociologia educacionalPDF
Rosilene de Lima, Maria Cristina Gomes Machado143-154
A configuração da educação do campo em dois assentamentos rurais em Mato GrossoPDF
Heloisa Salles Gentil, Ilma Ferreira Machado155-168
O método como conteúdo: o ensino de história com fontes patrimoniaisPDF
Evandro Cardoso do Nascimento169-182
Trabalho e educação na atualidade: mediações com a educação física brasileiraPDF
Hajime Takeuchi Nozaki183-200
Perfil do diretor da escola pública estadual paulistaPDF
Viviani Fernanda Hojas, Graziela Zambão Abdian201-214
Novas abordagens no ensino das Ciências Humanas: a premência de diversificar linguagens no labor docente com Geografia e HistóriaPDF
Adriano Bittencourt Andrade, Nadja Conceição de Jesus Miranda, Dalila Flora Cardoso Varino215-228
Adesão de crianças ao valor justiça: comparação entre respostas espontâneas e respostas a um questionário fechadoPDF
Maria Suzana De Stefano Menin, Adriano Moro, Patricia Unger Raphael Bataglia229-240
A educação integral no mais educação: uma análise do programaPDF
Camila Aparecida Pio, Eliane Cleide da Silva Czernisz

Nenhum comentário:

Postar um comentário