Abaixo transcrevo parcialmente o editorial:
"A Revista Educação, v. 40, n. 1, jan./abr. 2015, oferece aos seus leitores um Dossiê sobre Ensino de Filosofia: cenários contemporâneos, com sete artigos de pesquisadores nacionais e internacionais [..] Os textos que compõem o Dossiê – Ensino de Filosofia: cenários contemporâneos, e que temos a grata satisfação de apresentar foram produzidos por colegas que há muito vem se dedicando a investigar, problematizar e a atuar n
o campo do Ensino de Filosofia. Suas produções são referências fundamentais para estudantes em formação nos cursos de Filosofia, para mestrandos e doutorandos que se dedicam ao tema e, também, aos professores que atuam com a disciplina Filosofia na escola básica [...] É necessário destacar que cada um dos textos desse Dossiê considera importante o valor formativo da Filosofia para as novas gerações, mesmo que circunscrito ao âmbito escolar, que é permeado de contradições. Por conseguinte, problematizam e procuram apontar possíveis caminhos para o enfrentamento dos desafios de efetivar o exercício de pensamento filosófico no espaço da sala de aula".
Link de acesso direto à Revista e aos artigos: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/issue/view/836/showToc
SUMÁRIO DA REVISTA:
Educação, v. 40, n. 1, jan./abr. 2015
Sumário
Editorial
Editorial – Revista Educação | |
Elisete Medianeira Tomazetti, Doris Pires Vargas Bolzan, Celso Ilgo Henz | 9-14 |
Lo filosófico: la obsesiva e ineludible tensión presencia-ausencia | |
Marisa Berttolini | 15-26 |
Didáctica filosófica, didáctica aleatoria de la filosofía | |
Alejandro Cerletti | 27-36 |
Práticas de ensino e formação docente: notas sobre a experiência da Licenciatura em Filosofia da UFABC | |
Marinê de Souza Pereira, Patrícia Del Nero Velasco | 37-52 |
O Ensino de Filosofia como “questão clássica” na tradição do pensamento filosófico | |
Filipe Ceppas | 53-62 |
Autorreflexão e autonomia do pensar como pressupostos teóricos e metodológicos do Ensino de Filosofia: análise a partir da teoria crítica | |
Delcio Junkes, Geraldo Balduino Horn | 63-74 |
Da História da Filosofia ao Filosofar: alguns desafios no diálogo com o não filosófico | |
Elisete Medianeira Tomazetti, Cláudia Cisiane Benetti | 75-88 |
O ensino de Filosofia e discernimento no mundo contemporâneo: questões atuais | |
Alexandre Filordi de Carvalho | 89-100 |
Artigo Demanda Contínua
Estado de conhecimento e questões do campo científico | |
Marilia Costa Morosini | 101-116 |
Orientação de Estágio: uma experiência na formação de docentes | |
Karla Marques da Rocha, Ilse Abegg, Eliana Rela | 117-130 |
O impulso formativo do pensamento crítico: racionalidade, verdade e constelação. | |
Mauricio João Farinon | 131-142 |
Carneiro Leão: considerações acerca da sociologia educacional | |
Rosilene de Lima, Maria Cristina Gomes Machado | 143-154 |
A configuração da educação do campo em dois assentamentos rurais em Mato Grosso | |
Heloisa Salles Gentil, Ilma Ferreira Machado | 155-168 |
O método como conteúdo: o ensino de história com fontes patrimoniais | |
Evandro Cardoso do Nascimento | 169-182 |
Trabalho e educação na atualidade: mediações com a educação física brasileira | |
Hajime Takeuchi Nozaki | 183-200 |
Perfil do diretor da escola pública estadual paulista | |
Viviani Fernanda Hojas, Graziela Zambão Abdian | 201-214 |
Novas abordagens no ensino das Ciências Humanas: a premência de diversificar linguagens no labor docente com Geografia e História | |
Adriano Bittencourt Andrade, Nadja Conceição de Jesus Miranda, Dalila Flora Cardoso Varino | 215-228 |
Adesão de crianças ao valor justiça: comparação entre respostas espontâneas e respostas a um questionário fechado | |
Maria Suzana De Stefano Menin, Adriano Moro, Patricia Unger Raphael Bataglia | 229-240 |
A educação integral no mais educação: uma análise do programa | |
Camila Aparecida Pio, Eliane Cleide da Silva Czernisz |
Nenhum comentário:
Postar um comentário