quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Oficina a partir do filme "O senhor das armas"

SOMOS VERDADEIRAMENTE LIVRES?

Bolsistas responsáveis: Cecília Duranti, Márcia Andreolla e Patrícia Rodrigues




Relato de oficina desenvolvida pelos bolsistas do PIBID com as turmas de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual São Caetano nos dias 08 e 15/07/2014.

A todo momento somos submetidos a fazermos escolhas: se iremos levantar da cama para desempenhar nossas atividades diárias, com quais alimentos iremos fazer nossas refeições, qual estilo de roupa iremos vestir, qual caminho iremos escolher para ir à escola, faculdade ou trabalho, se iremos sair ou não com nossos amigos, etc. Temos a liberdade de escolha mediante poucas ou diversas possibilidades, mas também, temos que estar cientes das consequências futuras que nossas atitudes terão.

Durante a oficina “O senhor das armas”, os estudantes do ensino médio da escola São Caetano puderam refletir frente diversas questões sobre liberdade, mediante discussões e debates referentes ao filme com o mesmo título da oficina e situações fictícias, que tornaram a conversação mais provocativa e interessante.


A participação dos alunos foi de extrema importância, fazendo com que o tema filosófico abordado não passasse em branco, de maneira que as ideias discutidas dessem abertura a novas reflexões, mostrando que liberdade e a responsabilidade andam sempre lado a lado.

Um comentário: