terça-feira, 11 de julho de 2023

XVI Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul Regional Caxias do Sul Edição 2023: “Desafios nas escolhas da vida: que formação queremos?”




 

A Olimpíada de Filosofia do RS consiste na realização de atividades didáticas de caráter  filosófico, a partir de um tema geral, definido a cada ano, e destina-se a professores e estudantes  do Ensino Médio e do Fundamental II, preferencialmente. A Olimpíada de Filosofia é cooperativa e  colaborativa, não competitiva. 

Tais atividades didáticas, inicialmente desenvolvidas nas escolas durante o ano letivo, são  coordenadas, livre e criativamente, a partir do tema e dos subtemas da Olimpíada, pelos  educadores inscritos, seja em turmas regulares, seja na modalidade de projetos ou, ainda, de  forma interdisciplinar. 

Tais ações pedagógicas nas escolas, denominadas atividades pré-olímpicas, são preparatórias para a realização da Olimpíada de Filosofia, a qual consiste em um evento único (dia 20 de Outubro) no qual os participantes poderão interagir e aprender juntos a partir  de atividades de cooperação investigativa

O Curso de Filosofia da UCS e a Olimpíada de Filosofia 

Ao lado de outras instituições de ensino superior, a UCS foi pioneira do movimento  Olimpíada de Filosofia no Brasil. A primeira edição foi promovida em 2008 e sediada na PUC-RS,  em Porto Alegre. A partir de 2010 passou-se a oferecer anualmente uma edição local da  Olimpíada de Filosofia em Caxias do Sul, sempre sediada na UCS e coordenada pelo Curso de  Filosofia, com a finalidade de atender escolas da região da serra gaúcha. 

Em 2020 e 2021, em razão da necessidade de se evitar aglomerações de pessoas, a  Olimpíada de Filosofia aconteceu de modo online. Na edição 2022, o evento retornou na forma  presencial com destacada participação das escolas da região de abrangência da UCS e, também,  com participação de escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Agora, em 2023,  continuaremos com o evento de modo presencial com atividades na parte da manhã e na parte da  tarde do dia 20 de Outubro. A organização está sob incumbência dos estudantes do Curso de  Licenciatura em Filosofia, com a coordenação dos professores Idalgo J. Sangalli e Vanderlei  Carbonara. 

“Desafios nas escolhas da vida: que formação queremos?”

A edição 2023 da Olimpíada de Filosofia propõe a reflexão sobre diferentes aspectos da  vida humana, especialmente nos desafios das escolhas formativas visando à preparação para a  vida individual e coletiva em uma sociedade cada vez mais desigual e complexa. 

O ponto de partida de nossa reflexão é a condição humana de termos que construir nossa  vida a partir das escolhas que fazemos, conscientemente ou não. Temos a oportunidade de  exercer nossa liberdade de escolhe, quando adequadamente compreendida e livre de forças  alienantes e manipuladoras das estruturas privadas e públicas de poder e, assim, alimentar nosso  desejo do que queremos ser enquanto humanos sujeitos de nosso próprio destino. Estarmos 

preparados para a vida adulta não se restringe ao domínio de competências e habilidades para as  atividades voltadas ao mercado do trabalho. Antes de qualquer atividade laboral, devemos ser  seres humanos que sabem viver e conviver socialmente e como cidadãos conscientes de seus  direitos e deveres. Ter informações confiáveis, principalmente, com certo nível de conhecimento, é  condição necessária para ativar nosso desejo e, assim, realizar as escolhas e decisões, presentes  e futuras, de modo a buscar e efetivar uma vida pessoal e profissional mais feliz. 

A temática desta edição nos possibilita refletirmos sobre questões bastante atuais. Uma  delas é o debate sobre a reformulação do Ensino Médio e as implicações das escolhas por  diferentes itinerários formativos. Outra questão importante a se pensar diz respeito às escolhas  profissionais às quais os jovens são desafiados a se posicionarem desde muito cedo. Além disso,  todas as ações no mundo derivam de escolhas e trazem consequências para a vida. Por isso  importa pensar sobre a formação que consideramos mais adequada para auxiliar os jovens a  fazerem suas escolhas para a vida. 

Os participantes da Olimpíada serão convidados, sob diferentes abordagens, a refletirem  sobre o momento atual que vivemos e expressarem modos de responderem aos desafios que nos  são apresentados. Com o modo próprio da investigação filosófica almeja-se esclarecer aspectos  sobre esse contexto social e construir condições mais favoráveis ao exercício da liberdade e da  cidadania. 

Programação do evento (presencial) do dia 20/10 

  • 8h30min – Acolhimento às escolas participantes. 
  • 9h – Atividades olímpicas (em preparação) 
  • 12h – Almoço no RU ou na praça de alimentação da UCS 
  • 13h30min – Atividades olímpicas (em preparação) 
  • 16h30 – Encerramento. 

Coordenação 

  • Prof. Dr. Idalgo José Sangalli 
  • Prof. Dr. Vanderlei Carbonara 

Contato para esclarecimentos e inscrições: ucsolimpfil@gmail.com 

Portal de divulgação da Olimpíada de Filosofia: filescola.blogspot.com  

Orientações para inscrições de escolas participantes:

  • As inscrições são gratuitas. 
  • A participação de estudantes na Olimpíada de Filosofia será sempre mediante inscrição institucional de escola de Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio. 
  • Poderão participar da Olimpíada da Filosofia estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (7º a 9º ano) e estudantes do Ensino Médio. 
  • Recomenda-se que sejam inscritos até 20 estudantes por escola. O critério de seleção de estudantes poderá ser definido por cada escola. 
  • Solicita-se que o responsável pedagógico (membro da equipe diretiva ou professor de filosofia) designado pela escola faça a inscrição de seus estudantes informando, pelo e mail ucsolimpfil@gmail.com a previsão de número de alunos e, posteriormente, lista  nominal de participantes. A coordenação da Olimpíada combinará com cada escola o fluxo  que será utilizado: ou lista organizada pela própria escola, ou preenchimento de formulário  pelos estudantes. 
  • Prazos: solicita-se que as escolas interessadas manifestem seu desejo de inscrever estudantes até o dia 10/10, com contato inicial por e-mail. A lista nominal de alunos será gerada posteriormente. 
  • Também poderão ser agendas oficinas preparatórias (em modalidade online) a serem ministradas pela equipe organizadora da Olimpíada de Filosofia, conforme disponibilidade. Também para essas oficinas preparatórias, o contato deverá ser feito pelo mesmo e-mail.


Nenhum comentário:

Postar um comentário