terça-feira, 1 de setembro de 2020

Olimpíada de Filosofia 2020: Que mundo queremos construir quando tudo isso passar?

Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul 

Etapa Regional de Caxias do Sul


Em 2020, devido aos efeitos da pandemia decorrente do novo coronavírus e do necessário isolamento social para conter seus efeitos, a Olimpíada de Filosofia será desenvolvida por canais digitais, com eventos online.


O tema proposto para a Olimpíada de Filosofia deste ano é: 

"Que mundo queremos construir quando tudo isso passar?"


Organização: Curso de Filosofia da Universidade de Caxias do Sul


Abrangência prioritária: escolas de Educação Básica da região atendida pela Universidade de Caxias do Sul.

Público participante: estudantes do Ensino Médio e estudantes do 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental.


As atividades olímpicas serão organizadas e conduzidas por estudantes do Curso de Licenciatura em Filosofia da UCS, em especial aqueles em período de estágio curricular, com a coordenação do Prof. Dr. Vanderlei Carbonara.

As atividades olímpicas serão constituídas de:

  1. Em datas a serem combinadas conjuntamente com as escolas, pretende-se realizar atividades online com pequenos grupos, valendo-se de ferramenta de videoconferência (Google Meet ou outro similar) para grupos de debate e oficinas. Esses encontros serão preparatórios para o encontro geral.
  2. Disponibilização aos professores de materiais que possam ser acessados de modo assíncrono com os estudantes (textos, vídeos e atividades online) como material preparatório ao encontro geral da Olimpíada (e, caso se julgue oportuno, poderá ser utilizado como material de apoio às aulas).
  3. Realização do encontro geral da Olimpíada de Filosofia de modo online, síncrono, em data a ser confirmada (ao longo de uma manhã). Nesse encontro teremos uma Live inicial (transmitida pelo Youtube), seguida de oficinas em pequenos grupos grupos realizadas por videoconferência (via Google Meet) e plenária final combinando sala de videoconferência e transmissão por streaming.

O detalhamento dessas etapas observará especificidades das diferentes realidades educacionais. Por isso é muito importante que as escolas que desejarem participar do movimento olímpico filosófico nos deem subsídios sobre os modos como estão conduzindo suas atividades (formas de contato com os estudantes, recursos que apresentam melhor retorno dos estudantes etc.).

Contato para sugestões e informações: Prof. Dr. Vanderlei Carbonara - vanderlei.carbonara@ucs.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário