quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Sobre a amizade...

Qual a importância de uma amizade autêntica? Essa pode ter sido uma dentre as várias perguntas que você já deve ter se feito em sua vida, inclusive se é necessário ter amigos, se é válido construir relações honestas com outras pessoas, se deve ser “bom” com o outro, uma vez que a possibilidade de haver frustrações na relação é constante. Em última instância por que ter amigos se o homo sapiens pode viver só, posto que cientificamente já se provou que podemos viver sozinhos, por exemplo? Já pensou nisso?                                                                
Muitos filósofos já se prestaram a debater sobre o tema da amizade, excepcionalmente os da antiguidade clássica, como Aristóteles, Sêneca, Epicuro, Epicteto. Em suas obras aparecem questões como os elementos que constituem a felicidade, sua natureza, sua validade, sua finalidade. Parece que a prática das virtudes torna o homem feliz, sendo que a amizade é uma virtude notável e tende a amplificar e dignificar o homem no seu cotidiano. Uma pessoa que não tem amigos, comumente tem cúmplices, os quais lhes são adeptos exclusivamente em momentos bons e oportunos, por sua vez, a figura muda de questão quando a amizade fidedigna entra em cena, dado que um amigo faz loucuras pelo outro. Não só porque o outro faria o mesmo, porém, substancialmente devido ao fato de este se sentir bem fazendo aquela ação, uma vez que tal tipologia de ação está nos seus princípios de vida, ainda, é parte integrante do seu caráter, da sua ética.                                                                  
 Para finalizar este pequeno ensaio sobre a felicidade, esperando ter aguçado sua curiosidade a respeito do tema, podemos afirmar que dentre as possíveis respostas e argumentações sobre a relevância de tal tema cremos que talvez a amizade ajude a suportar melhor os infortúnios da vida, ou quem sabe torne mais esplendorosa as vicissitudes da vida... Afinal, há poucas coisas tão boas como uma boa “fofoca” com um amigo autêntico, caso você não queira utilizar um argumento elaborado para defender o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário