segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ENEM e o tema da Intolerância Religiosa

Ei, você, estudante que fez o ENEM 2016. O que achou da prova? Os conteúdos eram pertinentes? As perguntas eram claras? Poderia ser de outra forma? E, sobre a redação é possível dizer que o tema veio a calhar de acordo com o contexto que o Brasil vive? O tema da redação será refletido de forma breve aqui nesse texto visando analisar o que significa falar em Intolerância religiosa conceitual e históricamente.
Quando se apresenta a intolerância religiosa nas grandes mídias geralmente se parte do pressuposto que tal prática é errada, porém poucos, ou para não dizer nenhum, dos argumentos utilizados debate sobre a questão com mais cuidado no que tange os motivos que levam a negação de tal questão. No caso, qual o significado dos conceitos de intolerância, religião, moral, ética, de que maneira isso está ligado à natureza humana, ao ambiente de relações interpessoais. É preciso mais profundidade nos debates, pois, com efeito, os reducionismos são práticas que tendem a alienar e prender o sujeito em seu “mundinho” e não permitem uma análise mais ampla sobre a pluralidade cultural do mundo, sobre o respeito as diferenças, mas sobretudo, a crítica responsável quando necessária.
A intolerância por si só é algo que existe em vários níveis da sociedade ao longo do tempo, e talvez possamos afirmar que a questão religiosa é o pano de fundo para muitos ataques e preconceitos sociais. Nesse sentido a intolerância, aqui entendida como violência física e simbólica, tem ao menos duas possibilidades de enraizamento e desenvolvimento. Primeiro, ela pode estar ligada a uma natureza humana voltada ao egoísmo, à individualização e coisas do tipo. Segundo, ela pode ser uma atitude extremista do ser humano em virtude de um caos pelo qual sua sociedade está passando, assim um reflexo, de forma que em relação ao Brasil a justificativa é o ambiente político-partidário em descrédito. Tomemos dois exemplos históricos: verificamos essa intolerância na Idade Média por meio da Inquisição e a caça as bruxas e na segunda guerra mundial com as perseguições aos judeus.

Nesse sentido será que a intolerância está ligada a uma suposta natureza humana pré-dada ou por outra via está mais atrelada à própria constituição da sociedade? Os fatos que nos aparecem realmente são daquela forma, alguém os manipula, isto é, a intolerância religiosa ocorre mesmo em virtude da religião, ou é justificativa para outros tipos de violência que a massa não percebe? Fica o convite a mais uma reflexão sobre o tema! Aproveite os colegas e amigos que também fizeram a prova e tente perceber se ele seguiu uma destas duas linhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário