sábado, 3 de outubro de 2015

Uma manhã filosófica: veja como foi a etapa regional da VIII Olimpíada de Filosofia do RS na UCS



A manhã do dia 18 de Setembro foi de muita filosofia na UCS. Pois nesse dia deu-se início a VIII etapa regional de Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul. Escolas de diversas localidades de Caxias e de outras cidades, trouxeram seus alunos para uma manhã com O OUTRO. Apesar da manhã ser muito chuvosa, muitas pessoas não deixaram de prestigiar o evento, isso se deve principalmente ao tema das oficinas, os quais podem ser considerados bastante atuais.


Pois é gurizada. Foi uma manhã de festa filosófica, com direito a conhecer muita gente nova e com a possibilidade de debater assuntos polêmicos com essas pessoas. Infelizmente, os debates do dia 18 de Setembro não foram suficientes para a galera descobrir o motivo de Cuidar do Outro. Resta-nos agora esperar até o dia 02 de Outubro, com a etapa Estadual de Olimpíada de Filosofia em Bento Gonçalves, para especular Quem é o Outro que existe, além de mim? E por que se deve cuida-lo?



Em relação a oficina que orientei, "O OUTRO QUE NÃO É EU, É QUEM?", talvez seja interessante eu descrever um pouco como ela foi. Acredito que o público que é fã de Filosofia e não pode  participar da Olimpíada deve estar interessado em saber como ela ocorreu. 

A oficina toda ocorreu em forma de debate com os estudantes. As perguntas lançadas para o debate foi em detrimento de descoberta do Outro. Quem é esse Outro que existe e não é eu? Seriam esses Outros, pessoas? Fantasmas? Ovnis?


Utilizamos para o debate, alguns conceitos do filósofo Arthur Schopenhauer, como guia da busca do Outro. Se algo se concluiu na conversação com a turma, aposto que deve ter sido algo em torno de: O OUTRO NÃO EXISTE SEM O EU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário