terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Primeira oficina de enceramento do ano letivo de 2014 - Reflexão ética na vida cotidiana



REFLEXÃO ÉTICA NA VIDA COTIDIANA


O PIBID Filosofia da UCS está fechando as atividades escolares de 2014. 
Para finalizar o ano letivo no São Caetano, os alunos foram convidados a retomarem as discussões sobre alguns temas éticos em dois dias de muita reflexão, descontração e aprendizagem.
A oficina realizada no primeiro dia (11/12/2014) foi coordenada pela Viviana e pelo Rodrigo, com a participação direta do Lucas, da Cecília, do Patric, do Matheus. Os professores Tenisa e Vanderlei também acompanharam a atividade. 
O trabalhou começou com a organização dos estudantes do Ensino Médio em quatro grupos. Cada grupo foi acompanhado por um dos membros do PIBID, que os ajudara a montar uma peça teatral breve sobre o tema sorteado. Vale lembrar que a Oficina teve o tema "Reflexão ética na vida cotidiana" e visava retomar as atividades e os temas trabalhados ao longo da ano. Por isso os temas sorteados entre os grupos eram: o consumo excessivo, o cuidado de si, a justiça com as próprias mãos e a alienação no trabalho. Não é difícil imaginaram que boas discussões aconteceram ao longo da oficina.
 Assim que foram divididos os temas, as "cabeças filosofantes" pensavam em como resolver o desafio proposto: montar uma esquete teatral sobre o tema para depois ser interpretada pelos colegas espectadores. Como representar uma peça curta, usando todos os membros dos grupos e tratando de forma clara com o tema sorteado? Com ideias simples e boas atuações! Todos participaram. É claro que alguns estudantes participaram de forma mais tímida e outros com mais descontração. 
 Notava-se que os integrantes conheciam e sabiam argumentar bem. Aliás, esse foi um depoimento posterior de alguns estudantes: perceber a própria argumentação evoluindo.  Ao mesmo tempo em que o ambiente de convivência propiciava um clima descontraído, era mantida a atenção na atividade por parte dos alunos.
O tempo ficou curto para as discussões sobre os temas propostos. Curto também ficou para agradecer aos alunos que participaram e nos dão cada vez mais vontade desta aproximação que o PIBID possui coma escola. E isso tudo aumenta nossa responsabilidade







Nenhum comentário:

Postar um comentário